REFLEXÕES SOBRE A EXPRESSÃO DA MODALIDADE DEÔNTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2021v3n1ID24624

Palavras-chave:

Funcionalismo Linguístico. Modalidade Deôntica. Ensino de E/LE. Editorial.

Resumo

Sabendo-se que, para Hengeveld e Mackenzie (2008), a modalidade deôntica diz respeito às regras e às normas de conduta de âmbito legal, moral e social, pautamos nosso trabalho na descrição e análise desta categoria a partir do gênero jornalístico editorial, e sua contribuição para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Baseamo-nos, portanto, na descrição e análise dos modalizadores que o falante emprega para a modalização deôntica no gênero editorial e dos possíveis efeitos de sentido pretendidos para refletirmos sobre as contribuições da perspectiva funcionalista no ensino de língua espanhola. Enquanto o aparato teórico do funcionalismo holandês nos dá o suporte necessário para realizarmos a descrição e análise linguística da modalidade deôntica, a perspectiva funcionalista para o ensino de língua nos auxilia nas possíveis estratégias de caráter comunicativo pautadas no uso real. Por fim, ponderamos que seja profícua a relação entre a descrição e análise de uma dada língua e o ensino, uma vez que aquela fornece os subsídios necessários, no âmbito teórico, sobre a categoria linguística estudada e a construção discursiva no editorial, de forma a auxiliar professores e alunos no entendimento das expressões utilizadas pelo falante ao manifestar obrigações, permissões e proibições.

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Biografia do Autor

André Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduado em Letras Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Retórica e Argumentação pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC) e bolsista CAPES, atuando em pesquisas na linha de Descrição e Análise Linguística, especificamente em estudos voltados para a descrição e análise da língua espanhola desde uma perspectiva funcionalista. Integrante do Grupo de Estudos em Funcionalismo da Universidade Federal do Ceará (GEF/UFC). Atualmente, é Professor Assistente de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As últimas pesquisas têm-se focado em estudos sobre a categoria Modalidade na Gramática Discursivo-Funcional (GDF), Modalização Retórico-Argumentativa, Modalização Discursiva e Ensino de Língua Espanhola desde um viés Funcionalista.

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Publicado

30-07-2021

Como Citar

OLIVEIRA, A. S. REFLEXÕES SOBRE A EXPRESSÃO DA MODALIDADE DEÔNTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 21, 2021. DOI: 10.21680/2674-6131.2021v3n1ID24624. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/24624. Acesso em: 19 abr. 2024.