https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/issue/feed Revista Brasileira de Estudos da Mídia 2024-12-28T00:18:00-03:00 Valquíria Aparecida Passos Kneipp revistadeestudosdamidia@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Brasileira de Estudos da Mídia - INICIAÇÃO CIENTÍFICA</strong> é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Gemini – Grupo de Estudos de Mídias e Análises e Pesquisa em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos (UFRN), que tem como foco as mais diversas formas de mídia no campo das práticas sociais comunicacionais. Articulando pesquisas em práticas sociais mediadas, processos de circulação e de produção de sentido; englobando os estudos socioculturais de comunicação, pesquisas sobre cultura tecnológica, jornalismo e política. As várias possibilidades midiáticas como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na ampla definição de mídia. Com isso, <strong>Revista Brasileira de Estudos da Mídia – INICIAÇÃO CIENTÍFICA</strong> convida o leitor a pensar sobre a viabilidade da mídia e sobre a comunicação para todos os segmentos da sociedade.</p> https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/36658 MAPEANDO OS DESERTOS DE NOTÍCIAS E JORNALISMO LOCAL NA REGIÃO AZONASUL 2024-06-15T20:30:32-03:00 Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira cajazeirap@gmail.com <p>Esta pesquisa tem por objetivo analisar a presença do fenômeno “desertos de notícias” nos 23 municípios que compõem a Azonasul - Associação dos Municípios da Zona Sul, no sul do Rio Grande do Sul, e compreender a importância do jornalismo local dentro da realidade destas cidades para, a partir disso, entender como se dá a relação da produção jornalística na região. Busca-se analisar tais relações de pertencimento e identificação com a notícia como um dos fatores que tornam a presença de produção de jornalismo local fundamental em uma cidade e região. A metodologia aplicada consiste em uma pesquisa documental e exploratória, de cunho quantiqualitativa, com o uso de revisão bibliográfica. Assim, por meio da metodologia aplicada, busca-se comprovar as hipóteses sobre o impacto da ausência de jornalismo local nestas comunidades da Azonasul</p> 2024-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Mídia https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37138 EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL 2024-11-24T15:21:55-03:00 Ismar de Oliveira Soares ismarolive@yahoo.com Valquíria Carnaúba de Olivo valquiria.carnauba@unifesp.br <p>Este <em>paper </em>traz algumas reflexões sobre uma oportunidade de mediação educomunicativa, na interceptação de discursos midiáticos, em uma dinâmica realizada com estudantes de 6 a 10 anos no escopo do projeto de extensão Rádio Paulistinha. Por meio da observação participante, foi possível verificar que essas crianças, expostas a notícias sensacionalistas sobre a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul em maio de 2024, não associaram os fatos às mudanças climáticas. A partir do caso, reflete-se sobre a educação midiática como estratégia formativa para a construção do pensamento crítico no âmbito da educomunicação socioambiental.&nbsp;</p> 2024-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Mídia https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/36704 ATIVISMO ON-LINE DO GREENPEACE 2024-08-12T09:34:41-03:00 Deivid Mota Santana deividmota@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">As diversas formas de ativismo e resistência refletem muitas ações e cenas políticas para o público. A participação do sujeito político suscitou discussões sobre as possibilidades e alternativas para o fortalecimento dos processos democráticos. Isto dito, o presente trabalho objetiva analisar as atividades da organização não governamental Greenpeace, atuante no campo das causas ambientais. Para tanto, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, discute-se a relação entre a mídia e a atuação da ONG na rede virtual por meio do ciberativismo. Desse modo, chegou-se à conclusão de que o </span><em><span style="font-weight: 400;">Greenpeace </span></em><span style="font-weight: 400;">se configura como um importante instrumento de subjetividade política no campo das lutas ambientais à medida em que atrai colaboradores e seguidores por meio de atividades e ações e, portanto, participa ativamente na formação da opinião pública dos usuários das redes sociais.&nbsp;</span></p> 2024-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Mídia https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/36926 USOS DAS MÍDIAS SOCIAIS PELOS ADOLESCENTES SERGIPANOS 2024-07-10T09:16:25-03:00 Vitor Braga vitor.braga@ichca.ufal.br Mercia Pimentel mercia.pimentel@ichca.ufal.br Vinícius dos Santos pedro.moreira@fsso.ufal.br Michaelle Pereira michaelle.pereira@ichca.ufal.br Kamilla Abely kamillaabely@academico.ufs.br <p>Com o novo modo de vida transmidiático, o uso dos dispositivos móveis e das plataformas sociais pelas pessoas, sobretudo as mais jovens, tornou-se naturalizado no cotidiano. O objetivo deste artigo é analisar o uso das mídias sociais por adolescentes, utilizando como campo de pesquisa uma escola pública no estado de Sergipe, e como esse uso afeta alguns âmbitos da vida destes indivíduos, como seus relacionamentos e autoestima.</p> 2024-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Mídia https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37142 TELEVISÃO EM CENÁRIO DE TRANSMIDIAÇÃO 2024-11-24T14:55:38-03:00 Rodrigo Martins Aragão rodrigo.martins@academico.ufpb.br Thayanne Tavares thayanne.tavares@academico.ufpb.br <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os perfis nas plataformas de redes sociais digitais contribuem para a construção do ethos dos apresentadores de televisão de João Pessoa e como eles podem se alinhar às estratégias de um modelo de produção transmídia empregado pelas emissoras. No estudo exploratório, foram observadas as páginas e formas de apresentação e descrição de 28 apresentadores. A análise identificou elementos que&nbsp; evidenciam as atuações profissionais e conectam os sujeitos aos produtos em que atuam, além de traços e características pessoais. Revela-se uma convergência entre as imagens públicas e privadas dos apresentadores de televisão de João Pessoa, o que pode contribuir para fortalecer o engajamento do público com as produções.</span></p> 2024-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Mídia https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37148 A POTÊNCIA TESTEMUNHAL DO CORPO DE NEY MATOGROSSO E AS CORPORALIDADES QUEER EM NARRATIVAS BIOGRÁFICAS 2024-07-30T23:52:53-03:00 Carlos Augusto Pereira dos Santos Júnior augustojunior@id.uff.br <p style="font-weight: 400;">Este artigo intenta analisar os efeitos da representação midiática dos corpos queer, com foco na escrita biográfica sobre Ney Matogrosso (Maria, 2021). Questionam-se os significados e tensões envolvidos nesse processo, destacando a predominância de padrões de sexualidade na mídia, que marginalizam corpos dissidentes e reforçam invisibilidades. Embasado nos estudos de Veiga da Silva (2019) e Moraes (2019), utiliza-se como método a análise narrativa (Resende, 2012), e operadores de testemunhos midiáticos (Seligmann-Silva, 2008; Frosh, 2014; Peres, 2017) e da teoria queer (Butler, 2017, 2023; Louro, 2008; Lauretis, 1991). Os resultados revelam que a biografia de Ney permanece atada a binarismos e ao jornalismo tradicional, evidenciando a necessidade de abordagens mais inclusivas e reflexivas.</p> 2024-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Mídia https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37097 CONSTRUINDO UMA PRESENÇA ATENTA 2024-11-24T14:31:40-03:00 Rejane de Mattos Moreira remoreira@ufrrj.br Giovana Barbieri Marostegan giovanabmarostegan29@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O artigo apresenta reflexões acerca da produção de diários de campo na elaboração e ministração de oficinas de leituras críticas de mídia, desenvolvidas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, como projeto de Iniciação Científica. A partir de uma analítica dos diários de campo pudemos discutir a ferramenta metodológica de registro e suas possibilidades de contribuir para a formação de olhares críticos dentro da proposição da educação midiática. Os diários de campo promovem uma presença atenta do pesquisador na produção de apontamentos que indicam as possíveis leituras críticas compartilhadas pelos grupos nas oficinas. Propomos no artigo apresentar os diários e sua função de suspensão de julgamentos e constituidor de modos de observação crítico.</span></p> 2024-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Mídia https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37132 DICIONÁRIO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 2024-11-24T15:24:20-03:00 Juliana Bulhões julianabulhoes.ad@gmail.com Gustavo Leite Sobral gustavosobral1041@gmail.com <p>Apresentamos aqui a resenha do Dicionário de Comunicação Organizacional (2024). Organizado pelo pesquisador e professor Adriano Cruz, com prefácio de Edwin dos Santos Carvalho, publicação da Editora Biblioteca do Ocidente, ano de 2024, o dicionário é destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais da área da comunicação organizacional. Identificamos que ele preenche uma lacuna. Obra de consulta, atende pelo que se propõe, ultrapassando, inclusive, a própria subárea da Comunicação Organizacional, se lançando também como um dicionário de comunicação necessário, útil, diversificado e atualizado.</p> 2024-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Mídia https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/38718 EDITORIAL 2024-12-28T00:18:00-03:00 Valquiria Aparecida Passos Kneipp valquiria.kneipp@ufrn.br Marcelo Bolshaw marcelobolshaw@gmail.com <p>Resta apenas agradecer a todos contribuíram e contribuem com nossa iniciativa de publicar textos e pesquisas na área de Estudos da Mídia, apesar de todas as dificuldades sociais, pessoais, mas também epistêmicas, em um contexto que as mídias evaporam os objetos e conceitos, em que a comunicação liquefaz seus sujeitos e métodos.</p> 2024-12-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Mídia