https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/issue/feed ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes 2023-11-22T13:24:30-03:00 Prof. Dr. Paulo Silveira paulo.silveira@ufrgs.br Open Journal Systems <p><strong>Escopo:</strong> Revista semestral de pesquisa em Artes, publicada conjuntamente pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (<a href="http://portalabrace.org/1/index.php/inicio">ABRACE</a>), Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (<a href="http://www.anpap.org.br/">ANPAP</a>), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (<a href="http://www.anppom.com.br/">ANPPOM</a>) e Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (<a href="http://www.portalanda.org.br/">ANDA</a>), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (<a href="http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/">UFRN</a>)<br /><br /><strong>Área do conhecimento</strong>: Linguística, Letras e Artes <br /><strong>Qualis /CAPES</strong>: A1<strong><br /></strong><strong>e-ISSN</strong>: 2357-9978 <br /><strong>Contato</strong>: <a href="mailto:paulo.silveira@ufrgs.br">paulo.silveira@ufrgs.br</a><br /><br />Portal de Periódicos Eletrônicos<br />Universidade Federal do Rio Grande do Norte<br />Natal, RN, Brasil</p> https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/34640 Expediente: ARJ, v. 10, n. 2, 2023 2023-11-19T10:14:39-03:00 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28382 What we talk about when we talk about play in artistic research 2023-01-11T17:46:39-03:00 Ivan Postiga ivanpostiga88fbaup@gmail.com Domingos Loureiro loureiro.domingos@gmail.com <p>O presente artigo ensaia a noção de “jogo” nos territórios do pensamento e das práticas artísticas contemporâneas, como um “dispositivo” ou “contra-dispositivo” representacional. Para tal, analisa o modo como a sua aparente paradoxalidade – dada pela sua indefinibilidade – lhe permitem não só operar como condição aporética de toda a obra de arte e da sua irredutibilidade no plano da interpretação, mas, simultaneamente, assumir-se como “literalidade” ao nível das suas táticas, atitudes, estratégias e processos criativos, onde a noção – “jogo” – se transforma não só em termos estéticos e poéticos no mote para uma “apropriação” e transfiguração de práticas, contextos, objetos e comportamentos, como os seus resultados ampliam e “re-significam” o seu próprio conceito e definição.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Ivan Postiga, Domingos Loureiro (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28417 "Territórios impossíveis": experimentos em torno das noções de “natureza” e “artifício” nas práticas artísticas contemporâneas 2022-10-18T21:25:31-03:00 Maria Regina Ramos maregira@hotmail.com Teresa Almeida talmeida.fbaup@gmail.com Domingos Loureiro loureiro.domingos@gmail.com <p class="Corpo">O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir dos conceitos de <em>território</em>, <em>desterritorialização</em> e <em>reterritorialização</em> dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, as conceções de <em>natureza</em> e <em>artifício</em> na sua possível relação com os domínios do pensamento e das práticas artísticas atuais. Em diálogo com estas, procurar-se-á entender o modo como as esferas de produção e <em>artealização</em> da arte existem mergulhadas num continuum de fluxos, permutas, contaminações e interferências entre ambos os territórios – o <em>natural</em> e o <em>artificial</em> –, tornando-se, simbólica e conceptualmente, numa alternativa(s) a essa histórica polarização entre os termos ou, como diria o filósofo francês Clément Rosset, – uma forma de naturalização do homem através da desnaturalização da ideia de natureza.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maria Regina Ramos, Teresa Almeida, Domingos Loureiro (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/29739 A cartografia como método para a Pesquisa Artística: uma proposição teórico-conceitual 2023-02-22T16:42:25-03:00 Bibiana Maria Bragagnolo bibi_bragagnolo@hotmail.com <p>Este artigo tem como objetivo principal expor a cartografia enquanto potencial método para a Pesquisa Artística e em confluência com o conceito de desclassificação, a partir de uma reflexão sobre os métodos na área e suas implicações. Tendo como base as críticas empreendidas às metodologias mais frequentemente utilizadas, vê-se a necessidade de proposições metodológicas para a Pesquisa Artística que contemplem as características primordiais que justificam a sua existência. Assim, três questões se mostram como potencialmente relevantes ao propor a cartografia como possível método para a Pesquisa Artística: 1) A sua característica processual e não representacional; 2) A dissolução entre as linhas duras que separam sujeito e objeto, objetividade e subjetividade e teoria e prática; e 3) O entendimento de pesquisa enquanto intervenção na realidade. A partir desses três pontos fulcrais, o método da cartografia é apresentado como possibilidade de caminho para a Pesquisa Artística. &nbsp;&nbsp;</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Bibiana Bragagnolo (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/27524 Síntese sobre o talento musical: revisão integrativa com meta-análise e discussões complementares 2022-07-07T16:00:22-03:00 Fabiana Oliveira Koga fabianapsicopedagogiamusical@gmail.com Rosemeire de Araújo Rangni rose.rangni@ufscar.com <p>Os estudantes talentosos estão nas mais diversas áreas e são público da Educação Especial. O objetivo foi conhecer quais eram as produções sobre o talento musical. Uma revisão integrativa com meta-análise e discussão qualitativa foram delineadas. O recorte temporal foi de 2019 a 2021 em 14 bancos de dados com uso de nove descritores e oito palavras-chave. Os resultados evidenciaram que aptidão, talento e <em>expertise </em>são os termos mais empreendidos. Procedimentos padronizados ou qualitativos não diferiram (p&lt;0,05) em preferência. Verificou-se, que as produções tiveram muitos participantes, e, não houve diferenças significantes na musicalidade ou treinamento entre eles. Dessa forma, 78 autores consideram positivo identificar e atuar no processo educativo de talentosos. Também, o Brasil ficou em segundo lugar no<em>&nbsp;ranking</em>&nbsp;das produções,&nbsp;atrás dos Estados Unidos, sendo 2020 o ano mais profícuo. Conclui-se, que há benefícios educacionais na designação do talento musical, sobretudo, são necessárias redes colaborativas e mais pesquisas.</p> 2023-11-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Fabiana Oliveira Koga, Rosemeire de Araújo Rangni (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/31318 Platinidades, literatura e diálogos no processo criativo da canção "Gaucho" de Mateus Porto e Juliano Guerra 2023-06-28T14:54:12-03:00 Paulo José de Siqueira Tiné tine@unicamp.br Mateus Porto Moraes mateusportom@gmail.com <p>O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo criativo da canção <em>Gaucho</em> de Juliano Guerra e Mateus Porto. Acreditando nas potencialidades e possibilidades de se fazer pesquisa do ponto de vista da criação artística adotou-se uma metodologia afim com a pesquisa artística. Discutiram-se questões que surgem a partir dos movimentos que deram origem à canção citada, assim como pontos disparadores dessa criação. Assim, foi possível pensar sobre uma filiação entre o objeto de pesquisa e as músicas dos países vizinhos Argentina e Uruguai, ou seja, a presença de elementos de uma sonoridade platina. Em um segundo momento, explorou-se o diálogo da canção com o poema <em>Martin Fierro</em> de José Hernández, pensando, a partir disso, nas relações da canção popular brasileira com a literatura. Ao final apresentaram-se resultados condizentes com a metodologia adotada, relacionando a canção com elementos violonísticos e a presença de uma literatura platina na composição discutida.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Mateus Porto, Paulo Tiné (Autor)