https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/issue/feed ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes 2024-06-30T16:35:11-03:00 Paulo Silveira paulo.silveira@ufrgs.br Open Journal Systems <p><strong>Escopo:</strong> Revista semestral de pesquisa em Artes, publicada conjuntamente pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (<a href="http://portalabrace.org/1/index.php/inicio">ABRACE</a>), Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (<a href="http://www.anpap.org.br/">ANPAP</a>), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (<a href="http://www.anppom.com.br/">ANPPOM</a>) e Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (<a href="http://www.portalanda.org.br/">ANDA</a>), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (<a href="http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/">UFRN</a>)<br /><br /><strong>Área do conhecimento</strong>: Linguística, Letras e Artes <br /><strong>Qualis /CAPES</strong>: A1<strong><br /></strong><strong>e-ISSN</strong>: 2357-9978 <br /><strong>Contato</strong>: <a href="mailto:paulo.silveira@ufrgs.br">paulo.silveira@ufrgs.br</a><br /><br />Portal de Periódicos Eletrônicos<br />Universidade Federal do Rio Grande do Norte<br />Natal, RN, Brasil</p> https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28380 Museu das Origens: um projeto para pensar a arte brasileira 2022-10-18T20:59:10-03:00 Ana Cecília Araújo Soares de Souza anacicasoares@gmail.com Yacy-Ara Froner yacyara.froner@gmail.com <p>Este artigo busca analisar o projeto do <em>Museu das Origens</em> de Mário Pedrosa, como solução para o incêndio sofrido pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1978. Estabelecendo como fio condutor o conceito de <em>origens</em>, que une a primeira instituição museológica brasileira – o Museu Real (1818) – ao projeto de Pedrosa, procuramos compreender os limites e os alcances dos sistemas estruturantes em torno do reconhecimento de identidades nesses espaços. O <em>Museu das Origens</em>, portanto, não só atendia as novas demandas geradas pelo circuito artístico internacional do final do século XX, como também criava outras questões, ao colocar no mesmo cenário, em pé de igualdade, produções advindas de distintas procedências. Mário Pedrosa foi um dos primeiros autores a produzir uma crítica à dominação colonial nas esferas política, econômica e artística, significativa para a fundamentação de seu pensamento autônomo e distante dos centros hegemônicos do poder.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ana de Souza, Yacy-Ara Froner (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33840 Ações transcritivas: proposta de análise sistemática de transcrições musicais 2023-12-21T12:23:22-03:00 Felipe Vasconcelos felipemendes21@gmail.com Igor Maia imaia@ufmg.br Oiliam Lanna oiliamlanna@gmail.com <p>Neste artigo, introduzimos o conceito de ações transcritivas como alicerce para uma análise sistemática de obras musicais ou trechos específicos que passaram por um processo de transcrição. Diante das diversas acepções que o termo transcrição permite, nos concentramos na noção de tomar uma obra preexistente para lhe dar um novo corpo, o que engloba ideias como arranjo, adaptação, releitura, reescrita, entre outras. Apresentamos as finalidades e possibilidades da transcrição musical que, dentre nossas propostas, emerge como uma ferramenta que explora diversas perspectivas e que, nesse sentido, pode desempenhar um papel na análise e no aprimoramento da compreensão das obras transcritas. Finalmente, definimos e categorizamos as ações transcritivas em três classes – a saber, adaptação, paralelismo e recomposição –, favorecendo conexões entre os domínios da composição, análise, orquestração, instrumentação e arranjo.</p> 2024-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Felipe Vasconcelos, Igor Maia, Oiliam Lanna (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33803 La dimensión afectiva en la dirección teatral y sus efectos en la conformación de grupalidades 2024-06-10T16:44:46-03:00 Fwala-lo Marin fwalalo.marin@unc.edu.ar <p>Este trabajo estudia la dimensión afectiva en los procesos grupales de creación artística centrándose en grupos de teatro independiente en Córdoba, Argentina y se pregunta por el modo en que se conforman las grupalidades y el rol que juega la dirección en ellas. Se encuadra en una investigación más amplia sobre la dirección en este contexto. A través de entrevistas etnográficas y análisis de discurso, se reconoció la importancia de la grupalidad en la definición de la dirección teatral. El objetivo de este escrito es comprender cómo los afectos contribuyen a la conformación de grupos con propósitos de creación artística. Para ello recupero, la conceptualización desarrollada, aportes de Sara Ahmed, Cecilia Macón y Adrián Scribano, entre otros, para complejizar las relaciones entre grupos y afectos. Sistematizo dimensiones afectivas de la dirección en su conformación para concluir en el valor de la dimensión emocional como potencia al trabajo artístico en sí.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fwala-lo Marin (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/34553 Marco Giannotti: a fotografia como clandestina na pintura 2024-01-06T20:05:24-03:00 Niura Aparecida Legramante Ribeiro niura.legramante@gmail.com <p>O artigo trata sobre as relações entre a fotografia e a pintura na obra do artista Marco Giannotti, procurando analisar de que forma o seu imaginário pictórico pode ter sido fomentado, a partir de imagens de seus arquivos de fotografias em preto e branco. Esta abordagem comporta dois eixos: algumas de suas produções em pinturas, que aludem a fotografias como referenciais, porém, de forma clandestina, isto é, que não deixam rastros gráficos nas composições pictóricas; e a sua produção fotográfica enquanto obra, que evidencia enquadramentos de platitudes estruturais que reportam formalmente as suas pinturas.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Niura Aparecida Legramante Ribeiro (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/32170 O vídeo como prática cultural e a performatividade videográfica na obra "Janelas Afetivas" do Coletivo COM.6 2023-11-24T07:10:38-03:00 Regilene Aparecida Sarzi-Ribeiro regilene.sarzi@unesp.br <p>O artigo trata do vídeo como prática cultural e tecnológica e propõe um estudo da performatividade videográfica. Para tanto analisa a obra <em>Janelas Afetivas</em>, de 2020, do Coletivo artístico COM.6, composta por uma videochamada, exibida ao vivo pelo Youtube. O objetivo é descrever as estruturas relacionais e os aspectos estéticos do vídeo a partir de uma aproximação com os fundamentos teóricos de Andrew Feenberg e Don Ihde. A metodologia partiu de um mapeamento de vídeos produzidos no espaço em rede, <em>on-line</em>, durante os anos 2020 e 2021 e da escolha de obras para análise, dentre elas <em>Janelas Afetivas</em>. Os resultados apontam para uma ocupação do espaço <em>on-line</em> por distintas manifestações em vídeo ao vivo que exploram uma forma contaminada da linguagem audiovisual, que atua constantemente no campo social e cultural para se perpetuar como linguagem e comportamento tecnológico, e disso resulta a competência e a performatividade videográfica.</p> 2024-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Regilene Aparecida Sarzi-Ribeiro (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/32036 Aby Warburg e a dimensão comunicativa da imagem: ensaios críticos e três inéditos 2024-04-15T20:54:35-03:00 Serzenando Alves Vieira Neto savieiraneto@yahoo.com.br <p><em>A fórmula da paixão</em>, livro organizado por Leão Serva e Norval Baitello Júnior, apresenta ao público brasileiro três fontes inéditas de Aby Warburg juntamente com seis estudos críticos. Enfatizando temas como a “fórmula de pathos”, a dimensão comunicativa da imagem e seu uso político-ideológico, a obra se apresenta como uma relevante contribuição para o debate sobre Warburg em nosso país.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Serzenando Alves Vieira Neto (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/32076 Choque entre formas: em busca de uma didática interartes 2024-03-11T13:15:42-03:00 Alexandre Siqueira de Freitas alexandre_sfreitas@yahoo.com.br <p>Busca-se, neste texto, lançar luzes à discussão sobre docência de Arte, no que tange possíveis diálogos entre modalidades artísticas, particularmente, música e pintura. A partir do contato com teóricos de diferentes espectros do estudo da arte, da educação e de suas interfaces (Souriau, Pareyson, Barbosa, Swanwick e Didi-Hubermann, entre outros), propõe-se a descrição metodológica de uma didática interartes, em três tempos, visando a extrair possibilidades de conhecimento e de criação do/no contato entre música e pintura. No decorrer do texto, elabora-se reflexões sobre a docência de Arte por parte de licenciados em Música e de licenciados em Artes Visuais e o desafio de cruzar consistentemente fronteiras disciplinares. Espera-se que este percurso teórico (com pretensões práticas) fomente possibilidades fecundas de diálogos interdisciplinares em Arte, entendida tanto em sua inserção como disciplina da Educação Básica, quanto em um espectro mais amplo que contemple as diferentes modalidades artísticas exercidas na contemporaneidade.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Alexandre Siqueira de Freitas (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33192 Iconografia incorporada: um estudo de caso sobre métodos para recuperação do contexto musical em imagens da capoeira 2023-12-04T10:05:34-03:00 Luiz Alberto Bavaresco de Naveda luiznaveda@gmail.com Loque Arcanjo Junior loque.arcanjo@uemg.br <p>Este artigo explora uma abordagem interdisciplinar que integra historiografia, musicologia, iconografia e computação de movimento para investigar as interações entre música, corpo e representação visual. Introduz o conceito de “iconografia incorporada”, que busca interpretar imagens históricas não apenas como documentos visuais, mas como vestígios das dinâmicas corporais e musicais dos contextos em que foram criadas. A partir da análise de posturas corporais em representações iconográficas do século XIX relacionadas à capoeira e sua comparação com gravações de movimento contemporâneas, o estudo revela como os corpos representados nas imagens podem refletir práticas musicais e coreográficas complexas, exibindo as distorções do discurso colonial. Ao relacionar dados históricos e tecnológicos, o estudo destaca a importância dos estudos sobre a corporeidade na reconstrução de contextos culturais e contribui para a descolonização dos estudos historiográficos e musicológicos, oferecendo novas perspectivas sobre as práticas culturais afro-brasileiras.</p> 2024-10-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luiz Naveda, Loque Arcanjo (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33171 Arquivos de dança no Brasil e a performatividade do passado 2023-11-05T10:13:33-03:00 Rafael Guarato dos Santos rafaelguarato@ufg.br <p>Este artigo consiste em numa revisão bibliográfica acerca do debate sobre arquivos de dança, entrecruzando-os com reflexões que atravessaram minha própria formação e trajetória como historiador da dança que realiza pesquisas a partir de um local específico, o Brasil. Os arquivos de dança no Brasil [sempre no plural] apresentam características e <em>modus operandi</em> consideravelmente diferentes uns dos outros, tornando bastante peculiar toda relação entre artistas e documentos e/ou entre pesquisadores acadêmicos e documentos. Embora a proposta possa parecer localizada, penso que há um potencial de generalização dos debates aqui propostos, uma vez que eles reconhecem algo que frequentemente atravessa textos históricos, opiniões de artistas e artigos sobre estudos de dança, tanto no Brasil quanto internacionalmente, que consiste em lidar com o próprio arquivo como um referente para um discurso que pode aspirar à verdade e fornece um vínculo material com o passado.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Rafael Guarato (Autor) https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/36786 Expediente: ARJ, v. 11, n. 1, 2024 2024-06-30T00:34:01-03:00 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira