https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/issue/feed BiblioCanto 2023-07-06T18:20:42-03:00 Josiana Florêncio Vieira Régis / Everton Rodrigues Barbosa bibliocanto@bczm.ufrn.br Open Journal Systems <p style="margin: 0px; min-height: 50px; max-height: 125px; overflow: hidden; text-overflow: ellipsis;"><strong>Scope:</strong> A revista eletrônica Bibliocanto é uma publicação da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), portanto, um espaço aberto para divulgação de pesquisas científicas, artigo, ensaio, relato de experiência, resenha, resumo, resumo expandido, na área da Biblioteconomia, Ciência da Informação e afins.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>:Ciências Sociais Aplicadas <strong>Qualis/CAPES</strong>:- <strong>e-ISSN</strong>:2447-7842 <strong>Contato</strong>:<a title="E-mail" href="mailto:bibliocanto@bczm.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">bibliocanto@bczm.ufrn.br</a></p> https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/29835 Percepções de bibliotecários sobre indexação e políticas de indexação 2022-11-01T17:35:08-03:00 Adriana Klann aklann@ucs.br Flávia Brocchetto Ramos fbramos@ucs.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem por objetivo analisar percepções que bibliotecários entrevistados manifestaram acerca do processo de indexação na biblioteca em que atuam e da importância de formalizar uma política de indexação em bibliotecas. Assim, apresenta considerações de autores da Biblioteconomia e da Ciência da Informação sobre o processo de indexação e as funções e finalidades da política de indexação em bibliotecas, e, na sequência, um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualiquantitativa de dados obtidos por meio de entrevistas realizadas com 23 bibliotecários atuantes em bibliotecas escolares, públicas e universitárias no Brasil, em outubro de 2020, o qual evidenciou que, acerca do processo de indexação, os bibliotecários entrevistados consideram as necessidades de revocação e precisão dos usuários das bibliotecas em que atuam, e, também, a composição do acervo da biblioteca no que tange às suas áreas do conhecimento e à variedade de seus tipos documentais, mas mais da metade deles não têm suas decisões balizadas em uma política de indexação, o que inviabiliza a consistência nos níveis de exaustividade e especificidade e na linguagem utilizados no catálogo. Porém, ainda que a construção de uma política de indexação não prevaleça nas suas rotinas, visto que apenas 39,1% afirmaram ter uma política de indexação formalizada, um de uma biblioteca escolar, um de uma biblioteca pública e sete de bibliotecas universitárias, a exposição de suas percepções fornece detalhes de como ocorre o processo de indexação nesses tipos de bibliotecas, o que pode ser útil a profissionais que desejem construir diretrizes de indexação em bibliotecas.</span></p> 2023-07-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 BiblioCanto https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/30382 O comportamento informacional no desenvolvimento das competências profissionais no âmbito da biblioteconomia 2022-12-30T17:13:02-03:00 Sara Sunaria sarasunaria@gmail.com Luciana Moreira lucianamoreiraufrn@gmail.com <p>O artigo trata do comportamento informacional no desenvolvimento das competências profissionais no âmbito da Biblioteconomia, utilizando-se do estudo de caso no estágio supervisionado obrigatório da Biblioteca Central Zila Mamede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo geral deste artigo é analisar a influência do Comportamento Informacional para o desenvolvimento das competências profissionais dos alunos que fazem parte do estágio supervisionado obrigatório. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica acerca das competências profissionais, comportamento informacional e do estágio supervisionado obrigatório na área de Biblioteconomia; a análise das documentações relativas aos alunos que fazem parte do estágio supervisionado no período 2019.2 e aplicação do modelo de Carol Kuhlthau (1991) para discorrer sobre o comportamento informacional dos alunos do estágio supervisionado obrigatório. Percebe-se através das análises das documentações que houve desenvolvimento não só tecnicista como também da competência profissional dos alunos que, além do desenvolvimento das técnicas inerentes à profissão, foi percebida mudanças na forma de visualizar a biblioteca, dos seus processos, de seus comportamentos diante de situações inesperadas e na articulação das atividades dentro dos mais variados contextos em que o mesmo venha a estar inserido. Conclui-se que um fator que contribuiu para os resultados alcançados foi o papel preponderante que a Biblioteca Central Zila Mamede proporcionou para ampliar o campo relativo ao suprimento do preenchimento de lacunas informacionais tão imprescindíveis nessa etapa vivenciada pelos alunos, tornando-se assim, uma ponte entre a teoria e prática profissional dos estagiários.</p> 2023-07-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 BiblioCanto https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/32504 Sistemas de recomendação em bibliotecas 2023-06-27T20:19:34-03:00 Bruna Beatriz de Moura Vieira anurbvieira1993@gmail.com Ketry Gorete Farias dos Passos ketry.passos@udesc.br Vanessa Marie Salm vanessa.salm@udesc.br <p>Sistemas de recomendação são ferramentas de software que têm como objetivo gerar uma estimativa da utilidade que um item pode ter para um usuário, bem como analisar interações entre usuários e itens. São divididos entre sistemas de recomendação clássicos, que utilizam apenas um tipo de técnica de filtragem, e híbridos, que utilizam dois ou mais tipos de técnicas de filtragem aliados a uma técnica de recomendação híbrida. O objetivo deste artigo consiste em apresentar os sistemas de recomendação em bibliotecas e propor um modelo de recomendação híbrido teórico, adaptado ao contexto das bibliotecas. Para isto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica para explorar o tema de sistemas de recomendação e sua aplicação em bibliotecas como uma resposta às crescentes demandas informacionais dos usuários. Foi percebido que a maioria das iniciativas de sistemas de recomendação em uso atualmente são do modelo clássico, e utilizam apenas dois tipos de filtragem – por conteúdo e colaborativa. Portanto, é necessário que pesquisas futuras tentem entender o motivo por trás da adoção dos sistemas de recomendação do modelo clássico em detrimento dos sistemas de recomendação híbridos, e que é necessário um maior enfoque no desenvolvimento e aplicação de sistemas de recomendação híbridos em bibliotecas, dado às suas vantagens em relação ao modelo clássico. Também é sugerida a realização de estudos sobre as outras diferentes técnicas de filtragem, pelo fato de possuírem o potencial de gerar novos tipos de estratégias de recomendação em bibliotecas.</p> 2023-08-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 BiblioCanto