Sobre a Revista

Escopo e Foco

 

É uma publicação eletrônica vinculada à Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O espaço é aberto para divulgação de trabalhos originais e inéditos de pesquisas científicas, tais como, artigos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência, resenhas, resumos expandidos. Monteiro (1995, p. 2), considera este meio como “um espaço aberto para a informação. É a louvação à Biblioteca e à Biblioteconomia. É o veículo (no jornalismo) para divulgação de artigos de alunos, professores e funcionários da universidade e de intelectuais deste e de outros Estados”. Tem como missão, a publicação do conhecimento científico na área de Ciências Sociais Aplicadas, especificamente, nos campos da Ciência da informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e disciplinas correlatas.

 

Histórico do periódico

 

O periódico BiblioCanto foi lançado, inicialmente no formato de jornal impresso em outubro de 1994, durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (gestão da diretora Rejane Lordão Monteiro). O título deste jornal foi sugerido pela bibliotecária Gildete Moura de Figueiredo.

O periódico circulou durante o ano de 1995 com periodicidade semestral, sob a edição do escritor e jornalista Paulo Augusto. No entanto, teve uma interrupção no período compreendido entre 1996 e 1999. A reativação ocorreu em maio de 1999 (gestão da diretora Rildeci Medeiros), durante as comemorações do 40º aniversário da Biblioteca Central Zila Mamede, realizando um dos objetivos da bibliotecária Zila Mamede (fundadora da BCZM) em transformar a biblioteca em um espaço cultural.

Em 2001, passou novamente por uma interrupção, voltando a circular no ano de 2008 em formato digital, sob a editoração da bibliotecária Nádia Aurora Vanti Vitullo. Em 2009, tivemos uma pausa, devido às mudanças na equipe editorial.

A partir de 2015, o periódico BiblioCanto entrou para o formato de revista eletrônica, por meio do Open Journal System (OJS), reafirmando o seu escopo de contribuir com a disseminação dos resultados das pesquisas científicas produzidas no Brasil e no exterior.