https://periodicos.ufrn.br/clincc/issue/feedCadernos do LINCC2018-07-12T08:40:03-03:00Alex Beiguialexbeigui@ufrnet.brOpen Journal SystemsPublicação semestral com o objetivo de incentivar e divulgar a produção resultante de pesquisas acadêmicas e artísticas.https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14836Do Lado de Dentro do Corpo das Palavras: Ou de como um Texto Atravessou a Carne e Virou Verso2018-07-12T08:40:01-03:00Isa Maria Faria Trigotrigo.isa@gmail.comEste artigo apresenta e discute a experiência de recriação do texto teatral “Do Lado de Dentro do Canto da Sereia” de autoria de Makários Maia elaborada pelo autor e pelos componentes do Grupo de Máscaras dirigido por Isa Maria Faria Trigo, a partir do contexto das ações e falas dos atores, com máscaras, e da recriação do texto em versos de cordel.Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14834Da Imagética Sonora Wagneriana: O Nascimento do Eterno Retorno no Espírito da Música2018-07-12T08:40:01-03:00Francisco Alexsandro Soares Alvesalexsandroalves@graffiti.netO objeto desse artigo é a análise do drama wagneriano <em>Der Ring des Nibelungen</em> (O Anel dos Nibelungos), composto por Wagner entre os anos de 1848 a 1874, a partir dos conceitos nietzschianos de <em>Apolo</em> e <em>Dionísio</em> e do conceito wagneriano de <em>Leitmotiv,</em> para finalmente discutir e compreender a idéia nieztscheana do “eterno retorno”<em>.</em>Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14845Bípedes sem Pelo: O Caso das Emoções2018-07-12T08:40:02-03:00Marcos Bragatomabragato@hotmail.comEste artigo revisa alguns aspectos concernentes às emoções, a partir de alguns estudos da moderna visão darwiniana que expõe a tese de que emoção e razão são instâncias interfacetadas, na contra posição da tese defensora de que uma somente funcionaria plenamente sem a outra e/ou uma estaria em flagrante confronto com a outra.Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14846Discussão sobre os Princípios do Teatro da Convenção Consciente2018-07-12T08:40:02-03:00Rebeka Caroça Seixasrebekacarozza@hotmail.comEste artigo discute o princípio da “Convenção Consciente” desenvolvido pelo encenador russo Vsevolod Meyerhold no período em que esteve à frente do Teatro-Estúdio, no sentido de contribuir para o entendimento do processo de organização dos princípios empregados pelo encenador na elaboração do seu revolucionário Teatro da Convenção Consciente e sua influência no teatro da atualidade.Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14847Alegorias de Resistência e Recepção em Xica da Silva2018-07-12T08:40:02-03:00Richard Gordongordon.397@osu.edu<p>Com <em>Xica da Silva</em> (1976), o diretor Carlos Diegues renova a maneira pela qual o cinema brasileiro costumava avaliar a identidade nacional através do passado colonial. Este artigo analisa o complexo e mutante tratamento cinematográfico da protagonista. Especificamente, enfoca o processo mediante o qual o diretor tenta definir simbolicamente Xica da Silva.</p>Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14848Molestando Mortos entre as Indeléveis Paisagens: Uma Breve Reflexão sobre o que É “Estar” Pós-dramático2018-07-12T08:40:03-03:00Rummenigge Medeiros de Araujorummenigge20@hotmail.comEste artigo visa examinar a construção de paisagens visuais no teatro contemporâneo, articulando os conceitos de pós-dramático (LEHMANN, 2007), apropriação (BEIGUI, 2006) e paisagem (BESSE, 2006). Pretende-se pensá-las como instrumento de compreensão do espaço teatral pós-dramático, em vez de entendê-lo como cenografia ou ambientação.Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14849Em cartaz: Boal, Augusto. A Estética do Oprimido2018-07-12T08:40:03-03:00Sandra Ericksonericksons@ufrnet.brResenha do livro <em>A Estética do Oprimido</em> de autoria de Augusto Boal na qual se discute o sistema teórico e metodológico-prático em que o autor centra sua proposta de que toda e qualquer pessoa só pode se tornar cidadã se puder criar um ente artístico, um ser arte.Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14850A Construção do Conceito de Identidade Urbanística como Contribuição ao Campo do Desenho Urbano2018-07-12T08:40:03-03:00Verônica Maria Fernandes de Limaverolima04@gmail.comEste artigo centra forças na discussão a respeito da abordagem interpretativa do conceito de cultura e do seu entendimento como base para discutir a respeito da apropriação, responsabilidade e identidade territorial no contexto da construção da identidade urbanística.Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14851Entrevista com Nadja Turenko sobre a Mímica Corporal Dramática e o seu Processo de Criação do Espetáculo “Clarices”2018-07-12T08:40:03-03:00Alex Beigui de Paiva Cavalcantealexbeigui@ufrnet.brA presente entrevista procurou conciliar a reflexão teórica sobre o fenômeno da “apropriação” de textos literários para o palco, tomando como ponto de partida a leitura cênica do texto <em>Um Sopro de Vida</em> (1978) de Clarice Lispector, conduzido à ribalta pela encenadora Nadja Turenko.Copyright (c)