https://periodicos.ufrn.br/clincc/issue/feed Cadernos do LINCC 2018-07-12T08:40:03-03:00 Alex Beigui alexbeigui@ufrnet.br Open Journal Systems Publicação semestral com o objetivo de incentivar e divulgar a produção resultante de pesquisas acadêmicas e artísticas. https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14836 Do Lado de Dentro do Corpo das Palavras: Ou de como um Texto Atravessou a Carne e Virou Verso 2018-07-12T08:40:01-03:00 Isa Maria Faria Trigo trigo.isa@gmail.com Este artigo apresenta e discute a experi&ecirc;ncia de recria&ccedil;&atilde;o do texto teatral &ldquo;Do Lado de Dentro do Canto da Sereia&rdquo; de autoria de Mak&aacute;rios Maia elaborada pelo autor e pelos componentes do Grupo de M&aacute;scaras dirigido por Isa Maria Faria Trigo, a partir do contexto das a&ccedil;&otilde;es e falas dos atores, com m&aacute;scaras, e da recria&ccedil;&atilde;o do texto em versos de cordel. Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14834 Da Imagética Sonora Wagneriana: O Nascimento do Eterno Retorno no Espírito da Música 2018-07-12T08:40:01-03:00 Francisco Alexsandro Soares Alves alexsandroalves@graffiti.net O objeto desse artigo &eacute; a an&aacute;lise do drama wagneriano <em>Der Ring des Nibelungen</em> (O Anel dos Nibelungos), composto por Wagner entre os anos de 1848 a 1874, a partir dos conceitos nietzschianos de <em>Apolo</em> e <em>Dion&iacute;sio</em> e do conceito wagneriano de <em>Leitmotiv,</em> para finalmente discutir e compreender a id&eacute;ia nieztscheana do &ldquo;eterno retorno&rdquo;<em>.</em> Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14845 Bípedes sem Pelo: O Caso das Emoções 2018-07-12T08:40:02-03:00 Marcos Bragato mabragato@hotmail.com Este artigo revisa alguns aspectos concernentes &agrave;s emo&ccedil;&otilde;es, a partir de alguns estudos da moderna vis&atilde;o darwiniana que exp&otilde;e a tese de que emo&ccedil;&atilde;o e raz&atilde;o s&atilde;o inst&acirc;ncias interfacetadas, na contra posi&ccedil;&atilde;o da tese defensora de que uma somente funcionaria plenamente sem a outra e/ou uma estaria em flagrante confronto com a outra. Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14846 Discussão sobre os Princípios do Teatro da Convenção Consciente 2018-07-12T08:40:02-03:00 Rebeka Caroça Seixas rebekacarozza@hotmail.com Este artigo discute o princ&iacute;pio da &ldquo;Conven&ccedil;&atilde;o Consciente&rdquo; desenvolvido pelo encenador russo Vsevolod Meyerhold no per&iacute;odo em que esteve &agrave; frente do Teatro-Est&uacute;dio, no sentido de contribuir para o entendimento do processo de organiza&ccedil;&atilde;o dos princ&iacute;pios empregados pelo encenador na elabora&ccedil;&atilde;o do seu revolucion&aacute;rio Teatro da Conven&ccedil;&atilde;o Consciente e sua influ&ecirc;ncia no teatro da atualidade. Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14847 Alegorias de Resistência e Recepção em Xica da Silva 2018-07-12T08:40:02-03:00 Richard Gordon gordon.397@osu.edu <p>Com <em>Xica da Silva</em> (1976), o diretor Carlos Diegues renova a maneira pela qual o cinema brasileiro costumava avaliar a identidade nacional atrav&eacute;s do passado colonial. Este artigo analisa o complexo e mutante tratamento cinematogr&aacute;fico da protagonista. Especificamente, enfoca o processo mediante o qual o diretor tenta definir simbolicamente Xica da Silva.</p> Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14848 Molestando Mortos entre as Indeléveis Paisagens: Uma Breve Reflexão sobre o que É “Estar” Pós-dramático 2018-07-12T08:40:03-03:00 Rummenigge Medeiros de Araujo rummenigge20@hotmail.com Este artigo visa examinar a constru&ccedil;&atilde;o de paisagens visuais no teatro contempor&acirc;neo, articulando os conceitos de p&oacute;s-dram&aacute;tico (LEHMANN, 2007), apropria&ccedil;&atilde;o (BEIGUI, 2006) e paisagem (BESSE, 2006). Pretende-se pens&aacute;-las como instrumento de compreens&atilde;o do espa&ccedil;o teatral p&oacute;s-dram&aacute;tico, em vez de entend&ecirc;-lo como cenografia ou ambienta&ccedil;&atilde;o. Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14849 Em cartaz: Boal, Augusto. A Estética do Oprimido 2018-07-12T08:40:03-03:00 Sandra Erickson ericksons@ufrnet.br Resenha do livro <em>A Est&eacute;tica do Oprimido</em> de autoria de Augusto Boal na qual se discute o sistema te&oacute;rico e metodol&oacute;gico-pr&aacute;tico em que o autor centra sua proposta de que toda e qualquer pessoa s&oacute; pode se tornar cidad&atilde; se puder criar um ente art&iacute;stico, um ser arte. Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14850 A Construção do Conceito de Identidade Urbanística como Contribuição ao Campo do Desenho Urbano 2018-07-12T08:40:03-03:00 Verônica Maria Fernandes de Lima verolima04@gmail.com Este artigo centra for&ccedil;as na discuss&atilde;o a respeito da abordagem interpretativa do conceito de cultura e do seu entendimento como base para discutir a respeito da apropria&ccedil;&atilde;o, responsabilidade e identidade territorial no contexto da constru&ccedil;&atilde;o da identidade urban&iacute;stica. Copyright (c) https://periodicos.ufrn.br/clincc/article/view/14851 Entrevista com Nadja Turenko sobre a Mímica Corporal Dramática e o seu Processo de Criação do Espetáculo “Clarices” 2018-07-12T08:40:03-03:00 Alex Beigui de Paiva Cavalcante alexbeigui@ufrnet.br A presente entrevista procurou conciliar a reflex&atilde;o te&oacute;rica sobre o fen&ocirc;meno da &ldquo;apropria&ccedil;&atilde;o&rdquo; de textos liter&aacute;rios para o palco, tomando como ponto de partida a leitura c&ecirc;nica do texto <em>Um Sopro de Vida</em> (1978) de Clarice Lispector, conduzido &agrave; ribalta pela encenadora Nadja Turenko. Copyright (c)