Diálogos Sonoros https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros pt-BR <p>A revista está licenciada sob a licença Creative Commons<a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/"> Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)</a> que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores. </p> tiago.carvalho@ufrn.br (Tiago de Quadros Maia Carvalho) everton.rodrigues@ufrn.br (Everton Rodrigues Barbosa) Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Análise do ENADE 2011/2014 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/31099 <p>Este estudo tem como objetivo discutir os resultados das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, ENADE, na área de Licenciatura em Música com base nos relatórios de 2011 e 2014. Através da descrição dos processos, levantamento de dados e da análise dos principais dados identificados dos relatórios, foi possível identificar o ENADE como uma ferramenta útil para que se realizem reflexões acerca da formação dos licenciandos em música nas instituições de ensino superior, e verificar sua importância como referencial para o ensino das licenciaturas pelo Brasil. Recomenda-se que estudos como este continuem a ser realizados.</p> Edilson Assunção Rocha, Bruno Mangueira, Flavia Candusso, Jane Borges, Marli Batista Ávila, Teresa Mateiro, Vanildo Mousinho Marinho Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/31099 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300 Macunaíma fervendo no Buraco do Mar https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/32767 <p>A música é uma das expressões mais diversas da cultura brasileira. As matrizes que a fundamentam estão especialmente na cultura popular. No Brasil, ela é frequentemente relacionada a questões de criação de identidade. Nesse aspecto, destacam-se as culturas africana e afro-brasileira, assim como o apontamento para as culturas musicais do Nordeste do Brasil como o berço da cultura autenticamente brasileira. Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre música brasileira a partir do frevo. A metodologia está baseada principalmente na pesquisa bibliográfica sobre o frevo e sobre música brasileira. Esta última com base no trabalho de Mário de Andrade e na constituição de um pensamento modernista e <em>nacional</em>. A pesquisa também apresenta dados etnográficos, a partir de dois momentos principais: o carnaval de Pernambuco (janeiro e fevereiro de 2023), e o espetáculo em homenagem ao escritor Mário de Andrade, a <em>Lira Nordestina</em> (janeiro de 2023). Essas práticas etnográficas envolveram vivência pessoal e conversas com músicos que tocam frevo, com passistas (dançarinos do frevo), com brincantes e com foliões. A definição do que é música brasileira ainda está influenciada por um <em>ethos moderno</em> fundamentado no início do século XX. E isso tem influenciado as práticas performáticas musicais atuais, como a do frevo, que contribui para a continuidade desse pensamento.</p> <p> </p> Marília Santos Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/32767 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300 Resenha do livro “Negritude Potiguar vol. III, cultura popular negra” de Geraldo Barboza de Oliveira Junior https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/31469 <p>O objetivo desta resenha é apresentar ao leitor o terceiro volume da série intitulada Negritude Potiguar (OLIVEIRA JUNIOR, 2021). O livro traz aspectos da cultura e da música afro-ameríndia norte-rio-grandense que são importantes não apenas como elementos constitutivos de uma identidade singular do povo potiguar, como também se tornam mecanismos de atuação política, da luta e da resistência que têm na música o seu viés de atuação. Como metodologia foi utilizada a descrição analítica do contexto da obra, através das reminiscências de um fazer acadêmico vinculado a obra de Câmara Cascudo (1955), suas influências no fazer social e na construção da história oficial do povo potiguar. Como resultados, inferimos a necessidade da presença dos trabalhos que versam sobre as músicas afro-ameríndias não apenas nos espaços de pesquisa, como também nos espaços de aprendizagem musical nos seus mais diferentes níveis.</p> Andersonn Henrique Araújo Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/31469 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300 Expediente https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/33605 Tiago Carvalho; Everton Rodrigues Barbosa Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/33605 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300 Editorial https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/33606 Tiago Carvalho; Everton Rodrigues Barbosa Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/33606 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300 Apresentação do Dossiê https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/33608 <p>Apresentação do Dossiê</p> Patrícia Lima Martins Pederiva Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/33608 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300 Musicografia Braille https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/32191 <p>A musicografia Braille é um sistema de escrita tátil para representar as notas musicais, as durações, as dinâmicas e outros símbolos musicais, inventado por Louis Braille em 1829. Este artigo apresenta uma breve revisão que discute a história da musicografia Braille, os esforços internacionais para sua consolidação, sua produção através da informática, o surgimento do OCR musical, entre outras técnicas. Descreve também o Projeto Musibraille, destinado a revitalizar a escrita musical para cegos com uso de tecnologia computacional, mostrando seus principais detalhes operacionais, incluindo a possibilidade de reprodução sonora da partitura em braille e a transcrição automática entre música em tinta e braille, além de outros aspectos operacionais relevantes. Destaca também os cursos responsáveis pela grande disseminação da musicografia Braille no Brasil. O artigo conclui mostrando o impacto causado por este projeto que tem o potencial de tornar o ensino e o desenvolvimento da música muito mais acessível para as pessoas cegas no nosso país.</p> José Antonio Borges, Dolores Tomé Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/32191 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300 Me ensina a assoviar? https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30843 <p>O presente artigo faz parte da tese intitulada “A musicalidade da criança surda: educação e desenvolvimento” e tem como objetivo trazer reflexões a respeito da organização de processos educativos voltados para o desenvolvimento da musicalidade da criança surda. Dado que esse desenvolvimento é constituído por suas vivências e experiências educativas na cultura, é possível organizar processos educativos voltados para o desenvolvimento da musicalidade da criança surda. O pressuposto teórico que norteia a investigação é a Teoria Histórico-Cultural que compreende que o desenvolvimento humano, na cultura, extrapola os impedimentos orgânicos existentes. Este desenvolvimento engloba a dialética do impedimento orgânico (biológico) com o cultural, e por isso está vinculado às experiências e relações com o outro na cultura. O método utilizado foi a pedologia, ciência do desenvolvimento da criança, assim denominada por Vigotski na Rússia soviética.&nbsp; A partir desta ótica percebe-se que o desenvolvimento infantil acontece de forma cíclica; possui uma desproporcionalidade e há a existência de mudanças qualitativas neste processo. Assim, este estudo nos possibilita trazer reflexões que fogem às padronizações dos estereótipos dentro da prática em educação musical, dos processos educativos voltados para o desenvolvimento da musicalidade da pessoa surda. Considerando essas ideias, os processos educativos devem respeitar as experiências e vivências musicais trazidas pela criança surda e, dessa forma, alimentar sua autonomia, sua reflexão em torno do seu saber, do seu aprender e do seu ensinar.</p> Tatiane Ribeiro Morais de Paula, Patr´ícia Lima Martins Pederiva Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30843 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300 Capacitismo e Psicofobia no ensino musical https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30714 <p>A sociedade brasileira é fruto do colonialismo e mantém certas estruturas atitudinais que hoje estão, cada vez mais, sendo evidenciadas e levadas à discussões e reformulações. Somos uma sociedade patriarcal, machista, heteronormativa, racista, capacitista e psicofóbica. No entando, o capacitismo e a psicofobia (atitudes que demonstram preconceito às pessoas com deficiências e transtornos psiquiátricos/mentais) ainda são conceitos poucos discutidos em muitos âmbitos sociais, dentre eles, na área musical. Falar em inclusão na educação musical é uma coisa, falar em uma educação musical inclusiva anticapacitista e antipsicofóbica, é outra bem diferente. Portanto, o objetivo desse artigo é promover uma reflexão sobre como o capacitismo e a psicofobia se refletem no campo do ensino da música. A metodologia utilizada é um ensaio, que consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, em diálogo com a bibliografia vigente. Com esse artigo, espera-se contribuir para a expansão das discussões sobre o tema em questão, bem como ajudar a incentivar a criação de propostas inovadoras que ajudem a construir novos caminhos musicais sob a perspectiva anticapacista e antipsicofóbica.&nbsp;</p> Viviane Louro Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30714 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 -0300