Escopo, Área do Conhecimento, Qualis/Capes, ISSN e Contato

A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (on-line), de fluxo contínuo e de acesso aberto, publicado em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos de Educação, resultantes de pesquisa cientifica, além de resenhas de livros e documentos históricos.

Área do conhecimento: EducaçãoQualis/CAPES:A2 e-ISSN:1981-1802 Contato: eduquestao@ce.ufrn.br

 
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação do artigo do tipo duplo-cega ficará a cargo de dois (2) pareceristas consiste na consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados); na consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, ao referencial teórico e/ou procedimento metodológico e aos resultados); na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, às evidências ou provas das afirmações apresentadas e às ideias conclusivo-analíticas); na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à estruturação e à articulação das partes do artigo); na pertinência da conclusão do trabalho (referente ao objetivo e ao referencial teórico e/ou procedimento metodológico e ideias às conclusivo-analíticas); na pertinência da argumentação e da coerência textual; na adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa; na relevância acadêmica e científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica) e na originalidade do artigo para a área de Educação.
 

Periodicidade

A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (on-line), de fluxo contínuo e de acesso aberto, publicado em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos de Educação, resultantes de pesquisa cientifica, além de resenhas de livros e documentos históricos.

 

Política de Acesso Livre

A Revista é um periódico (on-line) de acesso aberto e imediato  ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 



Sponsors

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

 

Histórico do periódico

A Revista Educação em Questão, periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi criada em reunião plenária dos professores do Departamento de Educação, realizada em 18 de abril de 1986. No dia 28 de agosto de 1987, foi lançada a sua versão impressa em sessão solene, quando o Mestrado em Educação instalado em 1978, completava nove anos, com áreas de concentração em Pré-Escolar e em Tecnologia Educacional. No horizonte de uma política acadêmica de crescimento da Pós-Graduação em Educação (com seus níveis de mestrado e doutorado) e de divulgação de um conhecimento científico sistematizado mediante a interlocução de domínio de repertórios interdisciplinares, aberta às diversas correntes de pensamento da comunidade educacional brasileira e estrangeira, aqueles professores não mediram esforços para materializar o projeto editorial da Revista Educação em Questão, em substituição ao Boletim de Educação criado 1981, mas de circulação basicamente restrita às universidades federais da Região Nordeste. Em 1987, existiam vinte e três (23) Revistas de Educação editadas por instituições universitárias, sendo dez (10) de universidades da Região Sudeste; 7 (sete) de universidades da Região Sul; quatro (4) de universidades da Região Nordeste e duas (2) de universidades da Região Centro-Oeste. Dentre os grandes eventos nacionais, a Revista Educação em Questão assistiu à instalação da Assembleia Constituinte (fevereiro de 1987), à promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988), ao movimento em torno da “Educação em Constituinte”, às primeiras discussões do Plano Decenal de Educação para Todos (1990) e, ainda, à promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Com vinte e sete anos, a Revista Educação em Questão passou por várias mudanças institucionais. No dia 15 de fevereiro de 2006, em reunião plenária dos professores do Departamento de Educação, foi oficializada a sua versão eletrônica, universalmente, fazendo com que professores e pesquisadores se aproximem numa corrente crescente de interações acadêmicas e científicas num continuum de permanências e mutações híbridas. Nesse transcurso de trinta e dois anos de ininterrupta de circulação, aprimorou-se sua qualidade gráfica, à regularidade,  à gestão editorial e à indexação em bases de dados nacionais e internacionaise, sendo classificada no Qualis/CAPES de A2. Em 2013, a Revista implantou o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) integrando ao Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, da Capes,  de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASISBR) e da Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB). Em 2018,  a Revista tornou-se um periódico (on-line), de fluxo contínuo e de acesso aberto, publicado em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos de Educação, resultantes de pesquisa cientifica, além de resenhas de livros e documentos históricos. A publicação contínua das quatro edições da Revista Educação em Questão é viabilizada pelo Portal Eletrônico da UFRN, com a versão atualizada do Open Journal Systems (OJS 3.1.1.2).