https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/feedRevista Educação em Questão2023-05-26T12:56:08-03:00Marta Maria de Araújoeduquestao@ce.ufrn.brOpen Journal Systems<p style="margin: 0px;"><strong>Scope:</strong> A Revista <em>Educação em Questão</em> é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (<em>on</em>-<em>line</em>), de fluxo contínuo e de acesso aberto, publicado em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos de Educação, resultantes de pesquisa cientifica, além de resenhas de livros e documentos históricos.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação <strong>Qualis/CAPES</strong>: A1 <strong>e-ISSN</strong>:1981-1802 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:eduquestao@ce.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">eduquestao@ce.ufrn.br</a></p>https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31085Diálogos sobre a diversidade sexual e de gênero no contexto da Rede Nordeste de Ensino de Pós-Graduação em Educação (RENOEN)2023-01-04T18:14:53-03:00Alfrancio Ferreira Diasdiasalfrancio@academico.ufs.brIvanderson Pereira da Silvaivanderson.silva@arapiraca.ufal.brVíctor Amarvictor.amar@uca.esJosé Paulo Gomes Brazãojbrazao@staff.uma.pt<p>Este ensaio descreve alternativas apontadas para a superação das desigualdades de gênero no ensino e na Educação para as diversas expressões do machismo na sociedade contemporânea, bem como para as expressões do sexismo nos currículos dos cursos de formação de professores. Socializa apontamentos teórico-metodológicos fluentes desses intercâmbios entre pesquisadoras(es) engajadas(os) com a construção de uma sociedade igualitária pela via do ensino e da Educação. Num primeiro momento, foram apresentados tensionamentos para as opressões estruturais da sociedade, dentre as quais, destacamos as desigualdades de gênero e suas formas de reprodução pelas vias do ensino e da Educação. Num segundo momento, discutimos formas sofisticadas de expressão do machismo na atualidade, bem como alternativas para a construção de um horizonte livre de hierarquizações dos corpos. Por fim, foram avaliadas diferentes formas de reprodução do sexismo nos currículos dos cursos de formação docente.</p>2023-03-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31627Por que liam as santas de Zurbarán? 2023-03-01T18:51:13-03:00Maria Celi Chaves Vasconcelosmaria2.celi@gmail.comPablo Álvarez Domínguezpabloalvarez@us.es<p>O artigo analisa a iconografia relativa a cinco santas que portam livros em suas imagens, tratadas como “santas leitoras”, que fazem parte da coleção de quadros de oito virgens mártires existentes no Museu de Belas Artes de Sevilha. Em um plano específico problematiza-se a representação das santas com um livro nas mãos, o que difere da imagem iconográfica original, da narrativa da vida e dos milagres de cada uma. Os procedimentos metodológicos remetem a uma pesquisa documental, cujas fontes principais concentram-se nas cinco telas da coleção, elaboradas no ateliê do pintor Francisco de Zurbarán, e no diálogo com autores que escrevem sobre a temática. Conclui-se com a hipótese de que ao pintar a imagem das virgens mártires portando um livro, Zurbarán pretendia passar uma mensagem às mulheres de estímulo a uma vida como a das santas, mas também advertindo para a possibilidade de lerem a bíblia, a hagiologia e as leituras permitidas, ou seja, sobretudo, incitando a ideia de que fossem leitoras.</p>2023-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31741Identidade(s) e letramento (s) de reexistência através da negociação de narrativas de resistência 2023-05-26T12:56:08-03:00Edison Ferney Castrillón Ángeledison.castrillonan@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de identidade(s) e letramento(s) de reexistência por meio da compreensão, negociação e criação de narrativas de resistência entre professores de inglês em formação. Este é um estudo reflexivo que oferece cinco pressupostos teóricos: a) A globalização afeta o desenvolvimento da identidade (BAUMAN, 2004; JENKINS, 2014); b) O desenvolvimento da identidade, o letramento e a reexistência são práticas socioculturais sempre negociadas (HEATH, 1983; FREIRE, 1985); c) A resistência é uma prática libertadora das sociedades oprimidas (GIROUX, 1983; FOUCAULT, 1999); d) As narrativas de resistência surgem para reexistir (SILVA- SOUZA, 2009; ALBÁN-ACHINTE, 2013); e e) Os letramentos de reexistência são práticas socioculturais (CUPELLI, 2008; SILVA-SOUZA, 2011). Esses pressupostos e os teóricos que os sustentam tornam-se caminhos para fazer da questão um cenário de negociação, desenvolvimento de identidade e reexistência. Por fim, o texto mostra a importância da compreensão desses pressupostos como uma tarefa socio pedagógica para a compreensão de um mundo mais justo e igualitário.</p>2023-06-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31410A Psicologia Educacional no âmbito da pós-graduação em Educação2023-03-02T23:07:07-03:00Cynara Teixeira Ribeirocynara_ribeiro@yahoo.com.brErika dos Reis Gusmão Andradeergandrade@gmail.com<p>O debate acerca da inserção social e internacionalização justifica-se pelo fato de que estes são indicadores adotados pela CAPES para a avaliação dos programas de pós-graduação. Nosso objetivo é analisar em que medida os trabalhos apresentados pelo GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd (2011 a 2020) permitem evidenciar o compromisso com a inserção social e a internacionalização na produção de conhecimento nesta área. Foram consideradas quatro dimensões de análise apontadas pela literatura para cada indicador. Consideramos sessenta trabalhos, dos quais só 6,66% explicitam o atendimento a demandas sociais circunstanciadas. A maioria dialoga com a produção internacional, havendo, no entanto, pouca parceria entre autores que visam à construção de redes de conhecimento, além da prevalência de autores da Região Sudeste. A alta incidência de trabalhos publicados posteriormente, como artigos em periódicos, contraria a afirmação de que as publicações da área se concentram em livros.</p>2023-05-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31022O recreio no ensino primário e a educação dos corpos na infância (PARÁ, 1890-1918) 2022-12-07T15:39:53-03:00Welington da Costa Pinheiro welingtoncpinheiro@hotmail.comLucília da Silva Matosluciliasmatos@gmail.comRoseane do Socorro da Silva Matos Fernandesroseanereis@ufpa.br<p>O artigo objetiva investigar o recreio e a educação do corpo infantil no ensino primário do estado do Pará, no período de 1890 a 1918, identificando o tempo, os espaços e as atividades presentes na legislação educacional paraense. O estudo se caracteriza como histórico e documental. As fontes centrais utilizadas foram os regulamentos do ensino primário dos anos de 1890, 1903, 1910, 1918 e o regimento interno dos grupos escolares e das escolas isoladas de 1904. Essa documentação foi analisada em diálogo com impressos educacionais do período em tela e autores do campo da história da educação e da infância. A partir da análise das fontes, foi possível identificar que o tempo, o espaço e as atividades do recreio buscavam educar o corpo infantil, a partir da disciplina e formação do físico com a intenção de formar o futuro cidadão republicano, que deveria ser disciplinado, forte e saudável.</p>2023-03-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/32061Gestão da escola pública: a distância entre o discurso e a ação 2023-04-05T17:20:38-03:00Juliana Kussemjkussem@ufpr.brÂngelo Ricardo de Souzaangelo@ufpr.br<p>Este texto tem como objetivo ampliar o arcabouço metodológico dos estudos que analisam o cotidiano da gestão das escolas públicas. O recorte proposto utiliza dados de uma pesquisa realizada e investiga o descompasso entre o discurso e a ação acerca da gestão democrática de diretores de três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba. A partir de um questionário, do <em>shadowing, </em>de entrevistas e de observação, construiu-se uma tipologia com quatro categorias: Gestão Democrática; Gestão democrática’; Gestão Tradicional’; Gestão Tradicional. Essas categorias permitiram o cotejamento com a realidade empírica, com a teoria (LIMA, 1998; PARO, 2012, 2016; SOUZA, 2009; WEBER, 2000) e entre os casos de gestão dos três diretores de escolas. Os resultados obtidos indicam que os três casos observados apresentaram um discurso democrático semelhante, denunciando a influência da formação inicial e continuada desses profissionais. Dentre outros aspectos, a ação apresentou-se diferenciada em cada um dos casos. O artigo conclui que as contribuições de cada uma das técnicas de pesquisa foram fundamentais na produção dos resultados.</p>2023-05-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31640Novos Shakespeares na sala de aula2023-03-01T19:16:17-03:00Laura Ribeiro Araújolauraribaraujo@gmail.com2023-03-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31850Editorial2023-03-22T09:39:41-03:00Marta Maria de Araújo eduquestao@ce.ufrn.br<p>.</p>2023-03-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão