https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/feedRevista Educação em Questão2025-05-20T07:44:21-03:00Marta Maria de Araújoreduquestao@ce.ufrn.brOpen Journal Systems<p style="margin: 0px;"><strong>Scope:</strong> A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (<em>online</em>) de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação <strong>Qualis/CAPES</strong>: A1 <strong>e-ISSN</strong>:1981-1802 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:eduquestao@ce.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">reduquestao@ce.ufrn.br</a></p>https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/37214Letramentos e Ensino: 2024-08-05T15:00:06-03:00Antonio Lisboa Santos Silva Júniorantonio_lisboa_jr@hotmail.comRosana Helena Nunesjanrosananunes03@gmail.com<p>A obra Letramentos e Ensino: reflexões a partir da Linguística Aplicada reúne capítulos que versam acerca dos letramentos; escrita; material didático e práticas de ensino. Traz reflexões de vinte professores pesquisadores, que estão envolvidos com pesquisas relacionadas às práticas de letramentos nos vieses da Linguística Aplicada.</p>2025-05-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/37390No limiar da escrita acadêmica2024-10-17T07:49:09-03:00Clara Urzedo Rocha Mottaclara.urm@gmail.comAndrea Vieira Zanellaavzanella@gmail.com<p>O delineamento deste artigo parte de uma reflexão acerca das vicissitudes da escrita acadêmica e seus pontos de confluência e divergência com a escrita de maneira geral. Dessa forma, o artigo tem como objetivo analisar as condições de possibilidade da escrita acadêmica se constituir em um lugar para a experiência, em seu sentido profundo de formação e transformação de si. Para tal, foram realizadas oficinas estéticas de escrita com estudantes de pós-graduação <em>stricto sensu</em>, caracterizadas como um espaço de experimentação com a palavra. A experiência do bloqueio da escrita e o conflito entre a autoria e a norma científica são nodos de discussão fundamentalmente lateralizados ao pensamento de Michel Foucault e Roland Barthes. Por conseguinte, destaca-se a importância de resgatar a dimensão processual da escrita e a intimidade com as palavras que parecem ficar obstruídas com o ingresso dos estudantes no ambiente universitário. A partir da experiência com as oficinas e da revisão bibliográfica, compõem-se argumentos para pensar a escrita da pesquisa como uma experiência limiar, permeada de negociações entre práticas criativas e exigências institucionais.</p>2025-05-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/39632A autonomia pedagógica nos sistemas educativos de Portugal e do Canadá2025-05-20T07:44:21-03:00Isabel Maria de Jesus Oliveiraisabelmjoliveira@gmail.comAntónio Gomes Ferreiraantonio@fpce.uc.pt<p>A autonomia escolar tem sido amplamente discutida na literatura, com muitos autores associando-a à estrutura centralizada ou descentralizada dos sistemas educativos. Em sistemas centralizados, como o de Portugal, a autonomia tende a ser limitada, já que é mais característica de sistemas descentralizados. A partir de entrevistas e análise de conteúdo, os investigadores compararam o grau de autonomia organizacional entre as escolas de um sistema centralizado (Portugal) e de um descentralizado (Canadá) com o objetivo de analisar e comparar o grau de autonomia pedagógica percecionado pelos gestores escolares. Em Portugal, embora haja alguma autonomia na tomada de decisões tanto coletivas quanto individuais dos professores, ela ainda está vinculada ao contexto coletivo. No Canadá, por sua vez, a autonomia é atribuída principalmente aos professores, em termos individuais, permitindo-lhes um grau considerável de liberdade pedagógica. Este contraste revela diferentes abordagens à autonomia escolar nos dois países, refletindo as especificidades de cada modelo educativo.</p>2025-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/40097Editorial2025-05-07T08:22:20-03:00Marta Maria Araujoeduquestao@ce.ufrn.br<p>.</p>2025-05-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Educação em Questão