https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/feedRevista Educação em Questão2024-07-05T10:48:40-03:00Marta Maria de Araújoreduquestao@ce.ufrn.brOpen Journal Systems<p style="margin: 0px;"><strong>Scope:</strong> A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (<em>online</em>) de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação <strong>Qualis/CAPES</strong>: A1 <strong>e-ISSN</strong>:1981-1802 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:eduquestao@ce.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">reduquestao@ce.ufrn.br</a></p>https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36032Bases para pensar a inteligência artificial e a aprendizagem escolar e organizacional2024-06-03T08:48:54-03:00Robson Suethprofessorsueth@ig.com.br<p>Este ensaio teve por objetivo evidenciar alertas e recomendações voltados para o emprego da inteligência artificial (IA) em processos educativos, educacionais e organizacionais, considerando seus impactos por meio de experiências e avaliações procedidas e divulgadas por estudos analisados por autores provenientes de instituições do Canadá, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Nova Zelândia, Rússia e Brasil. Está caracterizado como um ensaio descritivo bibliográfico, que se baseou, principalmente, no estudo de Chassignol, Khoroshavin, Klimova e Bilyatdinova (2018) e, entre outras pesquisas originais, na obra de Shah (2023), com foco nos impactos da IA na educação. Resta-nos aguardar como a aplicação da IA será admitida nos processos produtivos e educativos para se conhecerem as novas atribuições reservadas ao contingente humano, e sem esquecer que, mesmo com os benefícios impactantes oferecidos pela IA, a atuação humanizada do professor ainda não pode ser preterida do processo educativo.</p>2024-07-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35952Internacionalização como estratégia para promoção da permanência estudantil e sucesso acadêmico na educação superior2024-06-03T09:59:23-03:00Pricila Kohls-Santospricila.kohls@gmail.comMarília Costa Morosinimarilia.morosini@pucrs.br<p>O presente artigo aborda a temática da internacionalização como estratégia para a permanência estudantil e o sucesso acadêmico na educação superior em periódicos científicos, publicados nas bases Scopus e Lens, nos últimos cinco anos. É um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, fazendo uso de pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, para o mapeamento de análise das publicações científicas. Ademais, tem como caráter inovador o uso do ChatGPT, com validação humana, para a organização, categorização, análise e apresentação dos dados. Os resultados apontam para a confirmação dessa relação com destaque para as categorias Estresse e adaptação acadêmica; Impacto do estudo no exterior; Motivação e aprendizagem em contextos internacionais e Educação em contextos de refugiados. De uma forma geral, os artigos estudam não só fatores positivos, mas também desafios a serem resolvidos para que a internacionalização constitua-se em uma estratégia de permanência estudantil e sucesso acadêmico.</p>2024-07-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35917Educação linguística como espaço de luta, acolhimento e respeito2024-06-12T11:59:48-03:00Barbra Sabotabarbra.sabota@ueg.brHélvio Frankhelvio.oliveira@ueg.br<p>Neste artigo, consideramos a educação linguística crítica como espaço de luta, acolhimento e respeito para discutir nossas praxiologias docentes e de pesquisas em Licenciaturas em Letras e em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Apresentamos nossas corpolíticas em formato de vinhetas episódicas autoetnográficas (Ono, 2018), a fim de movimentar nossos saberes em prol da “redefinição e ressignificação da vida em condições de dignidade” (Mignolo; Walsh 2018, p. 2). De uma perspectiva pós-crítica, nos desafiamos a narrar quem somos, e a problematizar o que fazemos em nossos contextos, a partir de nossos corpos, dos lugares epistêmicos que ocupamos e das representações sociais que tudo isso evoca. Em nossa escrita, mantemos constante o questionamento sobre como nos vemos formadoras de professoras e que colonialidades nos esforçamos para romper. Por essas vinhetas, defendemos uma educação linguística crítica engajada, atenta às demandas locais e que interponha enfrentamentos às colonialidades do ser, do saber e do poder a partir de praxiologias outras.</p>2024-07-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36089Abordagens sobre Educação Inclusiva 2024-05-15T11:34:27-03:00Akira Aikyo Galvãoakira.aikyo@usp.brJuh Círicojuh.cirico@ufu.br<p>.</p>2024-07-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36805Editorial2024-07-01T08:43:32-03:00Marta Maria Araujoeduquestao@ce.ufrn.br<p>.</p>2024-07-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão