https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/feedRevista Educação em Questão2024-02-15T00:00:00-03:00Marta Maria de Araújoreduquestao@ce.ufrn.brOpen Journal Systems<p style="margin: 0px;"><strong>Scope:</strong> A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (<em>online</em>) de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação <strong>Qualis/CAPES</strong>: A1 <strong>e-ISSN</strong>:1981-1802 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:eduquestao@ce.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">reduquestao@ce.ufrn.br</a></p>https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35058Educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX2024-01-09T14:27:50-03:00Tércia Maria Souza de Moura Marquestercia.marques@ufrn.brAna Luiza Pires de Medeiros Praxedesana.praxedes@ufrn.br<p>.</p>2024-02-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33958Elaboração e validação de um Plano Educacional Individualizado para alunos com autismo2023-12-19T15:16:46-03:00Débora Mara Pereiradeboramaraa@hotmail.comDébora Regina de Paula Nunesdeboranunesead@gmail.com<p>O objetivo do presente estudo foi elaborar e validar um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) a ser utilizado por professores que atendem alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O trabalho, delineado como uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, contou com a participação de gestores, professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN) e pesquisadores do campo da Educação Especial. Dados de entrevista conduzida com o grupo de gestores revelaram a inexistência de um modelo de PEI a ser utilizado nas escolas. Registros dos questionários respondidos por 23 docentes indicaram lacunas formativas no campo do TEA. Com base nas demandas evidenciadas, foi delineado um curso teórico-prático sobre o PEI ao grupo de docentes. Em seguida, os professores e pesquisadores elaboraram, de forma colaborativa, um modelo de PEI a ser inserido em plataforma eletrônica. Por fim, o instrumento foi validado por 5 juízes externos (pesquisadores) e 13 juízes internos (cursistas). O modelo proposto serviu de alicerce para a estrutura de PEI criada pelo sistema de gestão educacional do RN.</p>2024-02-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33521Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência nas narrativas de professores portugueses experientes2023-10-18T19:12:02-03:00Marilandi Maria Mascarello Vieiramarilandiv@gmail.comFernando Ilídio Ferreirafilidio@ie.uminho.pt<p>O desenvolvimento profissional docente é um processo que ocorre em ciclos contínuos ao longo da vida. Assim, o artigo sintetiza os resultados de investigação realizada num estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar como professores portugueses experientes narram seu processo de desenvolvimento profissional, identificando as fontes que lhes proporcionaram o conhecimento de professor. Quanto à abordagem, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de campo, realizada com cinco professores que atuam em duas instituições de ensino em cursos técnicos de educação profissional de nível técnico e superior por meio de narrativas biográficas. Concluiu-se que o ingresso na profissão ocorreu de forma circunstancial. As principais fontes de conhecimento são a experiência na área de formação e os professores referenciais e, em relação aos sentimentos sobre a carreira docente, expressam motivação com a profissão advinda das relações que estabelecem com os alunos e do reconhecimento pelo trabalho realizado.</p>2024-02-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/34147Crianças, tecnologias móveis e a mediação parental2023-11-27T09:20:19-03:00Célia Regina de Carvalhocelia.carvalho@ufms.br<p>Neste artigo, analisamos a mediação parental quanto às tecnologias móveis e a internet no período da pandemia de Covid-19. Foi desenvolvido um estudo descritivo-analítico amparado na pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com dezoito crianças e um membro de suas famílias. Os resultados apontam para a intensificação da utilização de tecnologias móveis (telefones celulares, <em>notebooks </em>e <em>tablets</em>) e da internet durante a pandemia de Covid-19, fato que representou um desafio para a mediação parental. As famílias adotaram diferentes estratégias para mediar as experiências em meios digitais das crianças, desde ações mais restritivas ou as mais ativas, pautadas na orientação e no diálogo, até o acompanhamento ou estar presente durante as atividades das crianças na internet. Por esse motivo, torna-se imprescindível a conscientização das famílias sobre os meios de orientação de seus filhos nas atividades <em>online</em> e da escola em promover a educação midiática das crianças.</p>2024-02-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35143Editorial2024-01-22T10:05:57-03:00Marta Maria Araujoeduquestao@ce.ufrn.br<p>.</p>2024-02-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão