https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/feedRevista Educação em Questão2023-10-31T16:40:07-03:00Marta Maria de Araújoreduquestao@ce.ufrn.brOpen Journal Systems<p style="margin: 0px;"><strong>Scope:</strong> A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (<em>online</em>) de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação <strong>Qualis/CAPES</strong>: A1 <strong>e-ISSN</strong>:1981-1802 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:eduquestao@ce.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">reduquestao@ce.ufrn.br</a></p>https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33155Plano Nacional de Educação (2014-2024) e o seu acompanhamento pelo Tribunal de Contas Da União2023-07-11T19:23:27-03:00Alda Maria Duarte Araújo Castroaldacastro01@hotmail.comAntônio Cabral Netoacabraln@yahoo.com.brSuelaynne Lima da Pazsuelaynne.paz@ueg.br<p>A fiscalização dos recursos públicos tem se constituído em um dos eixos da política educacional brasileira. Esse entendimento vem norteando as ações do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação ao acompanhamento do Plano de Nacional de Educação PNE, 2014-2024) [PNE]. Este artigo objetiva abordar essa temática e se estrutura em três seções: a primeira discute a função do TCU como órgão de controle externo no acompanhamento do PNE; a segunda coloca em destaque a metodologia utilizada para acompanhar o PNE; a terceira apresenta resultados do 4° Relatório de Acompanhamento do PNE, produzido no âmbito do TCU. Utilizou-se como procedimento de pesquisa a análise documental e consulta à base de dados do TCU. A conclusão traz a lume a importância do monitoramento e da avaliação do PNE por órgãos de controle externo para os formuladores de políticas públicas como o TCU, tendo em vista a necessidade da sociedade acompanhar as ações desenvolvidas e os resultados alcançados pelo mencionado plano.</p>2023-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/32310Pesquisa contrastiva pela lente da dialética2023-08-04T11:32:38-03:00Augusto Cesar Rios Leirocesarleirocbce@gmail.comAdriana Pinheiro Santosadriana.santos@ifba.edu.brDaniela Santana Reisprof.danielareis@gmail.com<p>A permanente produção (e profusão) científica no âmbito das ciências sociais e da educação, em meio ao contexto macrossocial de grandes incertezas e mudanças que o mundo vivencia, requer reflexões e debates contínuos acerca de antigas e novas questões sobre o(s) método(s) de pesquisa nas ciências sociais em geral e na educação em particular. O presente artigo pretende evidenciar problematizações em torno de abordagens metodológicas tradicionais e apresentar delineamentos teórico-metodológicos da pesquisa contrastiva, concebida aqui pela lente de três categorias nucleares – a totalidade, a contradição e a mediação –, tomando como ponto de vista epistemológico e metodológico a perspectiva materialista e dialética. Em busca da finalidade supracitada, foi realizado um estudo das categorias teóricas em tela, bem como análise de delineamentos metodológicos, com vistas a proposição que singularize os estudos de natureza contrastiva. Como indiciam os fundamentos deste texto, o diálogo com o leitor é essencial para o <em>corpus</em> do estudo.</p>2023-10-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/32714Contribuições do exercício da imaginação sociológica para a construção do pensamento científico na formação de professores2023-08-01T15:00:15-03:00Aline Coêlho dos Santosalinecoelho@furb.brRoberta Andressa Pereirarapereira@furb.brRita Buzzi Rauschritabuzzirausch@gmail.com<p>Este estudo destaca o desenvolvimento do pensamento científico como um saber fundamental para a profissionalização docente, diretamente associado à capacidade de contextualizar e problematizar o contexto de atuação, habilidade necessária para a reflexão da prática, bem como para a construção de situações-problema que possam mobilizar o trabalho docente. Tem-se por objetivo conhecer as contribuições do exercício da imaginação sociológica para o desenvolvimento do pensamento científico na formação de professores. Trata-se de um estudo teórico de abordagem qualitativa, no qual utiliza-se o procedimento bibliográfico pautado principalmente nas obras que versam sobre a imaginação sociológica na perspectiva de Mills e Giddens. Nesse âmbito, este manuscrito apresenta o exercício da imaginação sociológica, proposto pelos sociólogos Charles Wright Mills e Anthony Giddens como procedimento possível para o desenvolvimento do pensamento científico nos professores, que pode, inclusive, fazer-se presente em processos de formação docente.</p>2023-10-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/32438Corporificações morais do futuro na escola2023-08-18T18:03:51-03:00Leonardo Henrique Brandão Monteiromonteiro.hb.leonardo@gmail.comAntonio Alvaro Soares Zuindazu@ufscar.br<p>O artigo discute concepções de futuro de estudantes projetadas por eles mesmos ou sobre eles por outros atores escolares e as suas vinculações a certas moralidades, no ambiente escolar. Para tal, empreende reflexões que permitem compreender as maneiras pelas quais o futuro se corporifica no cotidiano da instituição escolar. A metodologia utilizada teve um viés etnográfico (Geertz, 2008) e complementou-se com uma série de entrevistas semiestruturadas. Na escola analisada, encontrou-se um fundo normativo intersubjetivo, compartilhado em maior ou menor grau, por todos. Esse fundo se manifestava articulado e atravessado por diversas outras moralidades e construía certo horizonte simbólico. Identificamos quatro tipos ideais que forneceram uma grade de inteligibilidade para os modos como o futuro era acionado nas relações cotidianas. Estes irão guiar a reflexão, mas não funcionam como destinos dos alunos ou posicionamentos fixos dos estudantes nesse espaço social.</p>2023-10-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/32431Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente2023-09-11T15:39:53-03:00Lucenir da Silva Frazãoniko.frazao@gmail.comLuciana Passos Sáluciana.sa@ufsc.br<p>Neste ensaio, buscamos estabelecer uma ponte teórica entre pressupostos teóricos decoloniais e desenvolvimento profissional docente. Nesse âmbito, levantamos discussões sobre discursos e práticas hegemônicas – empreendidos de forma acrítica − que naturalizam o legado colonial e eurocêntrico que subalternizou outras formas de ser e de existir no mundo. Discutimos o desenvolvimento profissional de sujeitos epistêmicos, construtores de conhecimento a partir da reflexão sobre a própria prática, em oposição à mera reprodução de prescrições curriculares e institucionais, ainda muito influenciada pela lógica da colonialidade. Apontamos ainda possíveis caminhos para fomentar um desenvolvimento profissional pautado na reflexão crítica sobre as desigualdades e injustiças sociais que permeiam o contexto educacional, assim como para a adoção de discursos e práticas pedagógicas mais justas, integradoras e emancipatórias no ensino de ciências.</p>2023-10-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33592O Projeto de Vida no Novo Ensino Médio Baiano2023-08-18T20:54:40-03:00Eliana Povoas Pereira Estrela Britoeliana.povoasbrito@gmail.com<p>Este artigo analisa o Projeto de Vida como um dispositivo de sujeição/subjetivação que faz parte do currículo do Novo Ensino Médio na Bahia. O objetivo é acompanhar seus efeitos na formação dos estudantes. Trabalha com um campo discursivo constituído por um conjunto de materiais produzidos pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, documentos normativos, além de materiais de campanhas publicitárias, discursos governamentais, entre outros. Identifica que os currículos, ao produzirem a juventude como um estilo de vida, provocam atualizações no dispositivo Projeto de Vida no qual o sujeito de direito dá lugar ao sujeito empreendedor de si mesmo.</p>2023-11-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33265Contexto de trabalho docente e o desempenho no ENEM, em escolas públicas e privadas2023-10-24T11:36:17-03:00Priscila Portela de Azevedopriscilaportelaazevedo@gmail.comAna Cristina Batista dos Santosana.batista@uece.brJorge Luiz de Souza Evaristojorge.evaristo@aluno.uece.br<p>Este artigo tem como objetivo compreender o trabalho docente, em escolas públicas e privadas, em sede do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa se deu à luz da Psicodinâmica do Trabalho, teoria que orientou a análise dos dados. A coleta de dados qualitativos ocorreu por meio de 19 entrevistas com docentes de escolas públicas e privadas. Os resultados foram analisados com base na técnica de análise dos núcleos de sentido, com o auxílio do <em>software </em>Atlas.ti. A análise e discussão dos resultados possibilitou descrever o trabalho dos docentes, no contexto de preparação dos alunos para o ENEM, bem como identificar que esse contexto de avaliações externas pode ser, por vezes, propenso a sofrimento e adoecimento, principalmente no âmbito privado. A partir das categorias organização de trabalho, condições de trabalho e relações de trabalho, foi possível apreender convergências e divergências entre as escolas públicas e privadas.</p>2023-11-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33612Esportes coletivos e formação docente2023-08-18T21:21:36-03:00Myllena Camargo de Oliveiramyllenacamargo22@gmail.comAngelita Alice Jaegerangelita@ufsm.br<p>Objetivamos analisar as relações de gênero e, em especial, os exercícios de poder e as resistências que emergem entre estudantes nas disciplinas de esportes coletivos em um curso de formação docente em Educação Física. A pesquisa é de inspiração etnográfica e contou com a participação de 86 discentes. As fontes de pesquisa foram produzidas pelas observações das aulas na formação docente em Educação Física – licenciatura, registradas em diário de campo, através de grupos focais e entrevistas, ambos gravados em um dispositivo digital e transcritos na íntegra. As análises, realizadas com o auxílio do <em>software</em> Nvivo 12, foram ancoradas nos estudos foucaultianos, de gênero e feministas, e apontam que os/as estudantes reproduzem um cânone esportivo em que a maioria dos homens ocupam posições privilegiadas, enquanto as mulheres são secundarizadas. Entretanto, muitas mulheres e alguns homens produzem resistências para acessar, permanecer e transformar o contexto das aulas, exigindo que professores utilizem estratégias pedagógicas inclusivas e oportunizem vivências equitativas na formação docente.</p>2023-11-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33196Entre o olhar e a leitura2023-10-31T16:40:07-03:00Ludmila Magalhães Navesludnaves@gmail.comIlsa do Carmo Vieira Goulartilsa.goulart@ufla.br<p style="font-weight: 400;">Este texto considera que a imagem presente nos livros de literatura infantil são textos capazes de conduzir o pequeno leitor a um movimento de diálogo e produção de sentidos. Objetiva analisar três diferentes obras da literatura infantil que trazem a fotografia como arte que compõe a ilustração, de modo a refletir sobre as dimensões das narrativas, estéticas e literárias presentes em tais obras e possibilidades do trabalho com livros ilustrados a partir da imagem técnica nas práticas educativas. Optou-se pela pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a partir da análise de três obras da literatura infantil que trazem a fotografia como foco de ilustração. Com base nos estudos de Sontag e Flusser sobre fotografia, de Ramos sobre literatura infantil e Santaella sobre leitura de imagens, foi possível apontar que a fotografia associada à literatura infantil aguça o olhar, instiga à leitura de imagens e favorece o envolvimento dos pequenos leitores.</p>2023-11-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33402Educação, Linguagens e Inclusão2023-08-02T15:36:06-03:00Antonio Lisboa Santos Silva Juniorantonio_lisboa_jr@hotmail.comJaniny Pires Seles Bispojaninylibras@ufbr.edu.br<p>.</p>2023-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questãohttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/34195Editorial2023-10-06T14:35:58-03:00Marta Maria Araujoeduquestao@ce.ufrn.br<p>.</p>2023-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão