Revista Educação em Questão https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao <p style="margin: 0px;"><strong>Scope:</strong> A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (<em>online</em>) de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação <strong>Qualis/CAPES</strong>: A1 <strong>e-ISSN</strong>:1981-1802 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:eduquestao@ce.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">reduquestao@ce.ufrn.br</a></p> pt-BR <div align="justify"> <blockquote> <p>À Revista <em>Educação em Questão</em> ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.</p> <p>A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.</p> </blockquote> </div> reduquestao@ce.ufrn.br (Marta Maria de Araújo) reduquestao@ce.ufrn.br (Nilzete Moura Santos) Thu, 12 Sep 2024 14:34:02 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A morte em palavras e imagens em livros ilustrados latino-americanos https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36514 <p>Este artigo aborda o tema da morte em três livros ilustrados latino-americanos, explorando aspectos do contexto cultural de cada país. <em>Es así</em> (2010)<em>,</em> de Paloma Valdivia (Chile), <em>Camino a casa </em>(2010)<em>,</em> de Jairo Buitrago (Colômbia) e Rafael Yockteng (Peru) e<em> Só um</em> <em>minutinho</em> (2006)<em>,</em> de Yuyi Morales (México). A fundamentação teórica se sustenta nos seguintes conceitos: livro ilustrado contemporâneo e suas categorizações, em Belmiro (2008), Nikolajeva e Scott (2011); multimodalidade, em Kress (2010), Kress e van Leuween (2001); e diferentes abordagens sobre a morte, em Kovács (2003)<em>; </em>Paiva (2008). As análises se baseiam no método contrastivo que ressalta diferentes estratégias narrativas. Os dados revelam que a relação palavra-imagem nos livros analisados articula ética e estética<strong>,</strong> produzindo eventos de linguagem que evidenciam a importância do contexto histórico e cultural na compreensão das obras mencionadas.</p> Elizabeth Guzzo de Almeida, Celia Abicalil Belmiro, Luíza Santana Chaves Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36514 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Gênero e infância na pré-escola https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36796 <p>O objetivo desse artigo é discutir o modo como as relações de gênero são vivenciadas em uma turma de Educação Infantil, a partir do olhar das próprias crianças. Fundamentado teoricamente nos estudos de gênero, o estudo analisa como essas construções influenciam percepções e comportamentos no ambiente escolar, numa perspectiva histórica e social (Louro, 1997; Beauvoir, 1980). O procedimento metodológico inclui observações diretas e entrevistas com as crianças, permitindo centralizar suas vozes e experiências. Os resultados revelam que as formas com que as crianças se expressam e atribuem significados às suas vivências variam entre meninos e meninas e entre diferentes grupos, frequentemente apresentando estereótipos de gênero, e, em outros momentos, apresentando vivências de transgressão. As reflexões indicam que esses estereótipos influenciam significativamente a construção das identidades de gênero, evidenciando a necessidade de uma abordagem crítica na educação infantil para desconstruir essas normas sociais.</p> Maria Thaís de Oliveira Batista, Simone Cabral Marinho dos Santos Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36796 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 A perspectiva ontológico-materialista da subjetividade https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36154 <p>O artigo analisa a problemática da subjetividade tendo por subsídio a perspectiva ontológico-materialista. Realizamos uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando como referência a <em>Ontologia do Ser Social</em> (Lukács, 2010 e 2013) para a compreensão da dimensão subjetiva na análise do trabalho e da reprodução, no desenvolvimento da categoria <em>individualidade</em>. Também utilizamos artigos de teóricos brasileiros (Vaisman, 2009; Silveira, 2002; Lessa, 1997; Carli, 2013, Chagas, 2013; Tonet, 2012; Saviani, 2003; e Duarte, 2013) que promoveram essas reflexões sob o prisma do materialismo histórico, perspectiva teórica que orienta nossa investigação e exposição. Os resultados demonstraram que há uma discussão aprofundada sobre a subjetividade em Lukács, decifrando a totalidade de temas complexos que apresentam implicações para a educação. Assim, o texto apresenta fundamentos conceituais/categoriais que contribuem com as investigações. Também permite decifrar o potencial emancipador das subjetividades na práxis educativa, na relação entre a educação e o compromisso ético-transformador, voltando-se ao desenvolvimento da <em>individualidade para si</em>.</p> Liliane Santos Tobias, Wilson Honorato Aragão Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36154 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Currículo e avaliação na América Latina https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36478 <p>Este artigo analisa o currículo escolar na América Latina, com as especificidades do Brasil, do Chile e da Bolívia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, que evidencia leis e relatórios da análise curricular do Estudo Regional Comparativo e Explicativo, bem como outros documentos que versam sobre o currículo. A investigação aponta a força do neoliberalismo no contexto latino-americano, estimulando uma organização que padroniza o currículo educacional, visando favorecer as avaliações em larga escala e, por conseguinte, caminha na contramão da preservação e do respeito à diversidade e à pluralidade social e cultural. O estudo identifica a Unesco como uma agência internacional indutora das reformas educacionais e curriculares, atreladas à participação das escolas nas avaliações internacionais e na criação de instrumentos próprios de avaliação como forma de monitorar a qualidade da educação nos países latino-americanos. Os resultados revelam movimentos que assumem um contraponto ao neoliberalismo e destaca vozes dissonantes à lógica do capital na educação.</p> Juliana Fatima Serraglio Pasini, Juliana Franzi Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36478 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Contribuições do pós-estruturalismo na pesquisa qualitativa em educação https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36178 <p>O artigo demonstra as relações entre perspectivas teóricas pós-estruturalistas e a pesquisa qualitativa em educação, a partir da discussão de seus fundamentos. Traz contribuições filosóficas a partir de Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger e recortes teóricos de pesquisadores como Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Michel Foucault, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com interesse no pensamento educacional contemporâneo. Adotou-se a pesquisa bibliográfica como referência, a qual busca tratar da produção científica baseada na análise de categorias teóricas pós-estruturalistas. São destacadas as categorias de sujeito, linguagem, discurso, relações de poder e desconstrutivismo. A investigação demonstra que tais categorias teóricas, articuladas às metodologias qualitativas, permitem a criação de propostas discursivas para o processo de pesquisa, com novos horizontes investigativos. Pode-se inferir que as teorias pós-estruturalistas promovem um rompimento com os modelos lineares presentes nas metodologias estruturalistas.</p> Dalton Gean Perovano, Sônia Maria Chaves Haracemiv Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36178 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 As várias faces da ignorância https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36615 <p>.</p> Tadeu de Oliveira, Daniel Costa Martins, Alex Galeno Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36615 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300 Editorial https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/37637 <p>.</p> Marta Maria Araujo Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/37637 Thu, 12 Sep 2024 00:00:00 -0300