Revista Educação em Questão https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao <p style="margin: 0px;"><strong>Scope:</strong> A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (<em>online</em>) de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação <strong>Qualis/CAPES</strong>: A1 <strong>e-ISSN</strong>:1981-1802 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:eduquestao@ce.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">reduquestao@ce.ufrn.br</a></p> pt-BR <div align="justify"> <blockquote> <p>À Revista <em>Educação em Questão</em> ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.</p> <p>A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.</p> </blockquote> </div> reduquestao@ce.ufrn.br (Marta Maria de Araújo) reduquestao@ce.ufrn.br (Nilzete Moura Santos) Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Elaboração e validação de um Plano Educacional Individualizado para alunos com autismo https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33958 <p>O objetivo do presente estudo foi elaborar e validar um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) a ser utilizado por professores que atendem alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O trabalho, delineado como uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, contou com a participação de gestores, professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN) e pesquisadores do campo da Educação Especial. Dados de entrevista conduzida com o grupo de gestores revelaram a inexistência de um modelo de PEI a ser utilizado nas escolas. Registros dos questionários respondidos por 23 docentes indicaram lacunas formativas no campo do TEA. Com base nas demandas evidenciadas, foi delineado um curso teórico-prático sobre o PEI ao grupo de docentes. Em seguida, os professores e pesquisadores elaboraram, de forma colaborativa, um modelo de PEI a ser inserido em plataforma eletrônica. Por fim, o instrumento foi validado por 5 juízes externos (pesquisadores) e 13 juízes internos (cursistas). O modelo proposto serviu de alicerce para a estrutura de PEI criada pelo sistema de gestão educacional do RN.</p> Débora Mara Pereira, Débora Regina de Paula Nunes Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33958 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência nas narrativas de professores portugueses experientes https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33521 <p>O desenvolvimento profissional docente é um processo que ocorre em ciclos contínuos ao longo da vida. Assim, o artigo sintetiza os resultados de investigação realizada num estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar como professores portugueses experientes narram seu processo de desenvolvimento profissional, identificando as fontes que lhes proporcionaram o conhecimento de professor. Quanto à abordagem, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de campo, realizada com cinco professores que atuam em duas instituições de ensino em cursos técnicos de educação profissional de nível técnico e superior por meio de narrativas biográficas. Concluiu-se que o ingresso na profissão ocorreu de forma circunstancial. As principais fontes de conhecimento são a experiência na área de formação e os professores referenciais e, em relação aos sentimentos sobre a carreira docente, expressam motivação com a profissão advinda das relações que estabelecem com os alunos e do reconhecimento pelo trabalho realizado.</p> Marilandi Maria Mascarello Vieira, Fernando Ilídio Ferreira Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/33521 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Crianças, tecnologias móveis e a mediação parental https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/34147 <p>Neste artigo, analisamos a mediação parental quanto às tecnologias móveis e a internet no período da pandemia de Covid-19. Foi desenvolvido um estudo descritivo-analítico amparado na pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com dezoito crianças e um membro de suas famílias. Os resultados apontam para a intensificação da utilização de tecnologias móveis (telefones celulares, <em>notebooks </em>e <em>tablets</em>) e da internet durante a pandemia de Covid-19, fato que representou um desafio para a mediação parental. As famílias adotaram diferentes estratégias para mediar as experiências em meios digitais das crianças, desde ações mais restritivas ou as mais ativas, pautadas na orientação e no diálogo, até o acompanhamento ou estar presente durante as atividades das crianças na internet. Por esse motivo, torna-se imprescindível a conscientização das famílias sobre os meios de orientação de seus filhos nas atividades <em>online</em> e da escola em promover a educação midiática das crianças.</p> Célia Regina de Carvalho Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/34147 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Práticas colaborativas com TDIC https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35586 <p>Avançar na formação de professores por meio de inovações em tempos de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e interconexão digital pode ser um ato revolucionário. Nesse sentido, este artigo descreve a experiência da implementação de TDIC no estágio de docência com uma turma de Pedagogia. Utilizamos as TDIC como recursos mediadores em contexto de espaços híbridos. A questão de pesquisa é: Como foi organizada e experienciada a sequência didática em perspectiva colaborativa com estudantes no componente curricular “Pesquisa e prática pedagógica 3?” O estudo de natureza qualitativa se desenvolveu por meio do modelo <em>lewiniano</em> de aprendizagem experiencial. Os dados são resultados de descrições e narrativas dos pesquisadores sobre o fazer docente. Com base nas inferências desde a experiência, percebemos que as TDIC podem reduzir margens e dualidades. No entanto, as relações mediadas por tecnologias são intensificadas pela intenção afetiva, comunicacional, coordenada e interacional de corresponsabilidades entre os sujeitos.</p> Weider Alberto Costa Santos, Luís Paulo Leopoldo Mercado Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35586 Tue, 11 Jun 2024 00:00:00 -0300 Manuais de leitura e de escrita para o ensino primário https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35560 <p>Neste artigo, examinam-se dois manuais de leitura e de escrita adotados nas escolas primárias da Espanha nos anos de 1900 e 1905: <em>Novísimo Tratado de Lectura</em> e<em> Rayas: novísimo método de la Lectura por la Escritura</em>. A pesquisa histórico-documental foi realizada no Archivo General de la Administración em Alcalá de Henares que mantém a maioria da documentação relativa ao século XX. O objetivo do estudo consiste em examinar como os dois manuais se estruturavam do ponto de vista material e de conteúdo com a finalidade de ensinar a ler e a escrever. Por um lado, observaram-se noções associadas ao método tradicional de se ensinar a ler e a escrever. Por outro, notaram-se mudanças oriundas do movimento da Escola Nova relativas, em especial, à autonomia e à criatividade mais amplas por parte das crianças. A abordagem teórica ancora-se em estudos no campo da História Cultural (Chartier, 1998, 2010) e da História da Educação (Choppin, 2002, 2004; Escolano, 2016). Os resultados alcançados indicam que os manuais são dispositivos que apontam métodos utilizados no período para a aprendizagem da leitura e da escrita.</p> Márcia Cabral da Silva Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35560 Thu, 09 May 2024 00:00:00 -0300 A educação decolonial planetária complexa como ação e subversão https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35971 <p>A pesquisa examina a Educação Decolonial Planetária Complexa como resistência ao colonialismo, propondo uma abordagem educacional transformadora, influenciada pela complexidade de Morin e pela práxis de Freire. A transmetodologia de pesquisa desafia as metodologias coloniais e propõe a desconstrução rizomática como uma abordagem complexa e libertadora. A educação tradicional perpetua a submissão e a colonização das mentes, negando a complexidade humana e promovendo a meritocracia como uma ilusão de justiça. A Educação Decolonial Planetária Complexa confronta e transforma as estruturas de poder, promovendo uma ética planetária e a inclusão de conhecimentos sem hierarquias. A práxis Freiriana nos inspira a questionar o currículo e a incentivar o diálogo em vez da transmissão de conhecimentos. A insubordinação, a indisciplina e a esperança são pilares para desafiar o sistema colonial na educação, embora enfrentemos desafios e resistências institucionais. A esperança persiste na luta por uma educação mais justa e libertadora.</p> Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35971 Tue, 28 May 2024 00:00:00 -0300 Sendo macho sob luz neon https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35542 <p>Em um Nordeste cuja potência brinca com o imaginário, este artigo volta-se para o filme <em>Boi Neon</em> (2015), dirigido por Gabriel Mascaro, buscando ampliar a reflexão pedagógica, em especial do currículo, para o cinema, evidenciando a potência subjetivadora das imagens em composição com suas narrativas Sob a inspiração das teorias pós-críticas de currículo, sobretudo da Filosofia da Diferença, argumenta-se que o devir-mulher de Iremar, protagonista do filme, transmuta-se no movimento surrealista e espacial de um <em>currículo-neon</em>. O Nordeste, como recorte espacial prenhe de imagens e representações de masculinidade, apresenta uma topografia de poder com contornos rígidos que simulam uma naturalidade nas relações de gênero. Concluímos que o <em>currículo-neon</em> opera uma resistência nesta geografia, pondo em funcionamento novas espacialidades, reconfigurando o espaço-tempo nas narrativas hegemônicas. Neste currículo, linhas coloridas e reluzentes põem em variação as representações de masculinidade nordestina, transmutando os processos de subjetivação através de novos desejos.</p> Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Marlécio Maknamara Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35542 Fri, 14 Jun 2024 00:00:00 -0300 Educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35058 <p>.</p> Tércia Maria Souza de Moura Marques, Ana Luiza Pires de Medeiros Praxedes Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35058 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Editorial https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35143 <p>.</p> Marta Maria Araujo Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/35143 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300