Revista Educação em Questão https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao <p style="margin: 0px;"><strong>Scope:</strong> A Revista <em>Educação em Questão</em> é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (<em>on</em>-<em>line</em>), de fluxo contínuo e de acesso aberto, publicado em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos de Educação, resultantes de pesquisa cientifica, além de resenhas de livros e documentos históricos.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação <strong>Qualis/CAPES</strong>:A2 <strong>e-ISSN</strong>:1981-1802 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:eduquestao@ce.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">eduquestao@ce.ufrn.br</a></p> pt-BR <div align="justify"> <blockquote> <p>À Revista&nbsp;<em>Educação em Questão</em>&nbsp;ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.</p> <p>A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há dois anos.</p> </blockquote> </div> eduquestao@ce.ufrn.br (Marta Maria de Araújo) eduquestao@ce.ufrn.br (Daianne Jéssica Diniz e Gabriella Dantas de Lima) Thu, 04 Aug 2022 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 “Ensino eficaz: desencadeie a ciência da aprendizagem” https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29803 José Cláudio de Sene Miguel, Roberta Ekuni Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29803 Thu, 15 Sep 2022 00:00:00 -0300 A relação do docente com o saber e com o ensinar https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29415 <p>Este estudo filia-se ao campo de investigação sobre a noção da relação com o saber, desenvolvida por Charlot (2000) e sua equipe de pesquisa. As problematizações têm como foco compreender os sentidos atribuídos pelos docentes de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica ao processo de ensinar, evocando seus desejos, medos, percepções. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa de campo, utilizando um instrumento com questões abertas. A partir dessas, emergiram narrativas docentes, que foram analisadas e interpretadas sob o viés da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). Desse processo, surgiram duas categorias: a) o professor e a paixão de ensinar e de aprender; b) ensinar Língua Portuguesa: a arte de modelar as palavras. Nesse sentido, os resultados obtidos evidenciam que compreender a relação do docente com o ensinar pressupõe entender a relação com o saber, em suas diferentes dimensões.</p> Bernard Charlot , Carla Roberta Sasset Zanette, Nilda Nilda Stecanela Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29415 Thu, 04 Aug 2022 00:00:00 -0300 Os Outros na escola e a escola dos Outros https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28737 <p>A partir da análise dos dados de uma pesquisa de doutorado (Autor, ano) e em diálogo com a imprescindível obra <em>Torto Arado </em>de Itamar Vieira Júnior (2019), pretendemos neste texto analisar as contestações ou fissuras à colonialidade da educação provocadas pelas resistentes e insurgentes presenças dos sujeitos feitos Outros no contexto escolar. Trata-se de uma reflexão subsidiada pelas perspectivas anticoloniais que nos possibilitam denunciar o histórico e contemporâneo alinhamento entre educação formal e projeto colonial, mas também anunciar a necessidade e a viabilidade da descolonização da escola. Sob essa perspectiva, no presente texto, os depoimentos dos sujeitos da pesquisa que, em alguma medida, se encontram com a experiência escolar de uma das protagonistas de Torto Arado (Vieira-Júnior, 2019), Belonísia, nos levam a concluir que, sob uma perspectiva emancipatória, faz-se imperativo e urgente que a educação escolar se descolonize e, assim, se transforme a partir do reconhecimento dos sujeitos feitos Outros, de seus saberes e culturas.</p> Bárbara Ramalho, Lúcia Helena Alvarez Leite Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28737 Thu, 04 Aug 2022 00:00:00 -0300 A etnografia, o menos-adulto e a triangulação na pesquisa com crianças https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28542 <p>O texto traz reflexões sobre a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação, como aporte metodológico para pesquisa com crianças. Considerou-se uma pesquisa com crianças que teve como objetivo de compreender o ponto de vista das crianças sobre como é a experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada nos estudos da Sociologia da Infância admitiu-se a perspectiva de que as crianças são sujeitos capazes e produtoras de conhecimento, atores sociais, criativos, partícipes do processo partilhado de construção da informação. Entende-se que a postura do menos-adulto é adequada para esse contexto de investigação, pois respeita a lógica própria das crianças e adapta os elementos científicos para que possam ser acessados pelas crianças. Entende-se que a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação atendem as especificidades da pesquisa com crianças, tornando-se um aporte útil e eficiente.</p> Gisele Brandelero Camargo, Marynelma Camargo Garanhani Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28542 Thu, 04 Aug 2022 00:00:00 -0300 Mediação pedagógica e tecnológica https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275 <p>O ensinar e o aprender na cultura digital demandam cuidados e reflexões inerentes ao momento atual. Com a presença de inovações tecnológicas e uma maior democratização de tecnologias digitais, a atuação do professor, de forma criteriosa e crítica, é essencial para se alcançarem bons resultados. Este artigo teve o objetivo de discorrer acerca dos conceitos de mediação pedagógica e de mediação tecnológica e suscitar algumas reflexões sobre o ensino no contexto da cultura digital. A partir de um ensaio teórico, discorre-se sobre os conceitos relacionados à mediação e levantam-se reflexões acerca do docente como um mediador e do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino na cultura digital. Além disso, discute-se brevemente acerca de condições sem as quais se torna desafiador incorporar efetivas mediações pedagógica e tecnológica no trabalho docente.</p> <p><span style="color: #20124d; font-family: monospace; font-size: large;"> </span></p> Achilles Alves de Oliveira, Yara Fonseca de Oliveira e Silva Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275 Thu, 04 Aug 2022 00:00:00 -0300 Domínio da personalidade nas notas e na permanência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC) https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28633 <p>Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.</p> Napoliana Silva de Souza, Gabriela Trindade Perry Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28633 Thu, 04 Aug 2022 00:00:00 -0300 Movimentando pensamentos e criações no experienciar docências https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28977 <p>O texto apresenta uma pesquisa teoricamente envolvida com a Filosofia da Diferença com o intuito de analisar os processos criativos no experienciar docências em dois cursos de formação de professores. Os efeitos expressivos são uma cartografia entre as disciplinas: <em>Escola e Cultura</em> (Unicamp) e <em>Biologia e Cultura</em> (Universidade Federal de Uberlândia - UFU). A cartografia como metodologia de pesquisa proporcionou o pensar como rizoma, intervalar <em>entre</em>, em conexão e não em hierarquias. O <em>entre</em> nunca é o decalque, é sempre a criação, a abertura. Entendemos que, no exercício da docência, colocar o pensamento em movimento é um desafio, um exercício em que, além da palavra escrita, as imagens têm um papel fundamental. Também nos ancoramos na metodologia da pesquisa-criação, modo de fazer pesquisa que é corporalmente experimental. Os achados mostraram que o ato criativo aconteceu por caminhos que envolveram a proposição-provocação a partir de materiais advindos de distintas artes, que proporcionaram aprendizagens diferenciadas.</p> Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28977 Mon, 29 Aug 2022 00:00:00 -0300 Reflexiones sobre la Educación Ambiental en el espacio expositivo del museo de historia natural https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29153 <p>Este artigo traz reflexões sobre a identidade da Educação Ambiental no espaço expositivo do museu de história natural. Para tanto, analisa-se a dimensão educativa e ambiental da expografía em história natural e estabelecem-se relações com o campo da Educação Ambiental. Assim, é possível afirmar sobre uma potencial incidência do museu de história natural na Educação Ambiental dos visitantes, a partir do século XIX com a introdução de inovações didáticas nas exposições. Por outro lado, identifica-se a hegemonia de uma abordagem conservacionista da Educação Ambiental. Por fim, são apontadas resistências e sugeridas propostas para o desenvolvimento de correntes críticas da Educação Ambiental no espaço expositivo.</p> Iván Borroto Rodríguez, Ana Claudia dos Santos da Silva Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29153 Tue, 23 Aug 2022 00:00:00 -0300 Editorial https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29817 <p>.</p> Fernanda Mayara Sales de Aquino Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29817 Thu, 04 Aug 2022 00:00:00 -0300 O pensamento crítico, pioneiro e vigoroso da educadora Madalena Freire https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29872 <p>.</p> Madalena Freire, Teresa Cristina Rego Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/29872 Mon, 08 Aug 2022 00:00:00 -0300