Revista Educação em Questão https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao <p style="margin: 0px;"><strong>Scope:</strong> A Revista <em>Educação em Questão</em> é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (<em>on</em>-<em>line</em>), de fluxo contínuo e de acesso aberto, publicado em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos de Educação, resultantes de pesquisa cientifica, além de resenhas de livros e documentos históricos.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação <strong>Qualis/CAPES</strong>: A1 <strong>e-ISSN</strong>:1981-1802 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:eduquestao@ce.ufrn.br" target="_blank" rel="noopener">eduquestao@ce.ufrn.br</a></p> pt-BR <div align="justify"> <blockquote> <p>À Revista&nbsp;<em>Educação em Questão</em>&nbsp;ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.</p> <p>A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há dois anos.</p> </blockquote> </div> eduquestao@ce.ufrn.br (Marta Maria de Araújo) eduquestao@ce.ufrn.br (Daianne Jéssica Diniz e Gabriella Dantas de Lima) Wed, 22 Mar 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Diálogos sobre a diversidade sexual e de gênero no contexto da Rede Nordeste de Ensino de Pós-Graduação em Educação (RENOEN) https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31085 <p>Este ensaio descreve alternativas apontadas para a superação das desigualdades de gênero no ensino e na Educação para as diversas expressões do machismo na sociedade contemporânea, bem como para as expressões do sexismo nos currículos dos cursos de formação de professores. Socializa apontamentos teórico-metodológicos fluentes desses intercâmbios entre pesquisadoras(es) engajadas(os) com a construção de uma sociedade igualitária pela via do ensino e da Educação. Num primeiro momento, foram apresentados tensionamentos para as opressões estruturais da sociedade, dentre as quais, destacamos as desigualdades de gênero e suas formas de reprodução pelas vias do ensino e da Educação. Num segundo momento, discutimos formas sofisticadas de expressão do machismo na atualidade, bem como alternativas para a construção de um horizonte livre de hierarquizações dos corpos. Por fim, foram avaliadas diferentes formas de reprodução do sexismo nos currículos dos cursos de formação docente.</p> Alfrancio Ferreira Dias, Ivanderson Pereira da Silva, Víctor Amar, José Paulo Gomes Brazão Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31085 Wed, 22 Mar 2023 00:00:00 -0300 Por que liam as santas de Zurbarán? https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31627 <p>O artigo analisa a iconografia relativa a cinco santas que portam livros em suas imagens, tratadas como “santas leitoras”, que fazem parte da coleção de quadros de oito virgens mártires existentes no Museu de Belas Artes de Sevilha. Em um plano específico problematiza-se a representação das santas com um livro nas mãos, o que difere da imagem iconográfica original, da narrativa da vida e dos milagres de cada uma. Os procedimentos metodológicos remetem a uma pesquisa documental, cujas fontes principais concentram-se nas cinco telas da coleção, elaboradas no ateliê do pintor Francisco de Zurbarán, e no diálogo com autores que escrevem sobre a temática. Conclui-se com a hipótese de que ao pintar a imagem das virgens mártires portando um livro, Zurbarán pretendia passar uma mensagem às mulheres de estímulo a uma vida como a das santas, mas também advertindo para a possibilidade de lerem a bíblia, a hagiologia e as leituras permitidas, ou seja, sobretudo, incitando a ideia de que fossem leitoras.</p> Maria Celi Chaves Vasconcelos, Pablo Álvarez Domínguez Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31627 Mon, 10 Apr 2023 00:00:00 -0300 Identidade(s) e letramento (s) de reexistência através da negociação de narrativas de resistência https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31741 <p>Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de identidade(s) e letramento(s) de reexistência por meio da compreensão, negociação e criação de narrativas de resistência entre professores de inglês em formação. Este é um estudo reflexivo que oferece cinco pressupostos teóricos: a) A globalização afeta o desenvolvimento da identidade (BAUMAN, 2004; JENKINS, 2014); b) O desenvolvimento da identidade, o letramento e a reexistência são práticas socioculturais sempre negociadas (HEATH, 1983; FREIRE, 1985); c) A resistência é uma prática libertadora das sociedades oprimidas (GIROUX, 1983; FOUCAULT, 1999); d) As narrativas de resistência surgem para reexistir (SILVA- SOUZA, 2009; ALBÁN-ACHINTE, 2013); e e) Os letramentos de reexistência são práticas socioculturais (CUPELLI, 2008; SILVA-SOUZA, 2011). Esses pressupostos e os teóricos que os sustentam tornam-se caminhos para fazer da questão um cenário de negociação, desenvolvimento de identidade e reexistência. Por fim, o texto mostra a importância da compreensão desses pressupostos como uma tarefa socio pedagógica para a compreensão de um mundo mais justo e igualitário.</p> Edison Ferney Castrillón Ángel Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31741 Tue, 06 Jun 2023 00:00:00 -0300 A Psicologia Educacional no âmbito da pós-graduação em Educação https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31410 <p>O debate acerca da inserção social e internacionalização justifica-se pelo fato de que estes são indicadores adotados pela CAPES para a avaliação dos programas de pós-graduação. Nosso objetivo é analisar em que medida os trabalhos apresentados pelo GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd (2011 a 2020) permitem evidenciar o compromisso com a inserção social e a internacionalização na produção de conhecimento nesta área. Foram consideradas quatro dimensões de análise apontadas pela literatura para cada indicador. Consideramos sessenta trabalhos, dos quais só 6,66% explicitam o atendimento a demandas sociais circunstanciadas. A maioria dialoga com a produção internacional, havendo, no entanto, pouca parceria entre autores que visam à construção de redes de conhecimento, além da prevalência de autores da Região Sudeste. A alta incidência de trabalhos publicados posteriormente, como artigos em periódicos, contraria a afirmação de que as publicações da área se concentram em livros.</p> Cynara Teixeira Ribeiro, Erika dos Reis Gusmão Andrade Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31410 Wed, 24 May 2023 00:00:00 -0300 O recreio no ensino primário e a educação dos corpos na infância (PARÁ, 1890-1918) https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31022 <p>O artigo objetiva investigar o recreio e a educação do corpo infantil no ensino primário do estado do Pará, no período de 1890 a 1918, identificando o tempo, os espaços e as atividades presentes na legislação educacional paraense. O estudo se caracteriza como histórico e documental. As fontes centrais utilizadas foram os regulamentos do ensino primário dos anos de 1890, 1903, 1910, 1918 e o regimento interno dos grupos escolares e das escolas isoladas de 1904. Essa documentação foi analisada em diálogo com impressos educacionais do período em tela e autores do campo da história da educação e da infância. A partir da análise das fontes, foi possível identificar que o tempo, o espaço e as atividades do recreio buscavam educar o corpo infantil, a partir da disciplina e formação do físico com a intenção de formar o futuro cidadão republicano, que deveria ser disciplinado, forte e saudável.</p> Welington da Costa Pinheiro , Lucília da Silva Matos, Roseane do Socorro da Silva Matos Fernandes Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31022 Wed, 22 Mar 2023 00:00:00 -0300 Gestão da escola pública: a distância entre o discurso e a ação https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/32061 <p>Este texto tem como objetivo ampliar o arcabouço metodológico dos estudos que analisam o cotidiano da gestão das escolas públicas. O recorte proposto utiliza dados de uma pesquisa realizada e investiga o descompasso entre o discurso e a ação acerca da gestão democrática de diretores de três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba. A partir de um questionário, do <em>shadowing, </em>de entrevistas e de observação, construiu-se uma tipologia com quatro categorias: Gestão Democrática; Gestão democrática’; Gestão Tradicional’; Gestão Tradicional. Essas categorias permitiram o cotejamento com a realidade empírica, com a teoria (LIMA, 1998; PARO, 2012, 2016; SOUZA, 2009; WEBER, 2000) e entre os casos de gestão dos três diretores de escolas. Os resultados obtidos indicam que os três casos observados apresentaram um discurso democrático semelhante, denunciando a influência da formação inicial e continuada desses profissionais. Dentre outros aspectos, a ação apresentou-se diferenciada em cada um dos casos. O artigo conclui que as contribuições de cada uma das técnicas de pesquisa foram fundamentais na produção dos resultados.</p> Juliana Kussem, Ângelo Ricardo de Souza Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/32061 Thu, 18 May 2023 00:00:00 -0300 Novos Shakespeares na sala de aula https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31640 Laura Ribeiro Araújo Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31640 Wed, 22 Mar 2023 00:00:00 -0300 Editorial https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31850 <p>.</p> Marta Maria de Araújo Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/31850 Wed, 22 Mar 2023 00:00:00 -0300