https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/issue/feedRevista Educação e Infâncias 2024-10-01T14:48:29-03:00Luanna Priscila da Silva Gomeseducacaoeinfanciasrevista@gmail.comOpen Journal Systems<p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: large;">A Revista Educação e Infâncias é um periódico do Núcleo de Educação da Infância (NEI) e do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). </span></span></p>https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/33129VIVÊNCIAS COM A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO2023-12-08T08:13:13-03:00Yuri Silva de Souzayurisilvaedf@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O estágio é componente curricular indispensável para a formação docente, por possibilitar a construção da identidade profissional, além de propiciar a investigação da realidade e a práxis pedagógica. Logo, o objetivo deste estudo foi apresentar o trato do conteúdo ginástica durante o estágio supervisionado da educação física infantil. Trata-se de um estudo descritivo, surgido do relato de experiência do componente curricular Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em uma turma de educação infantil, a turma era composta por cinco crianças de três e quatro anos. O estágio foi dividido em três etapas: observação, coparticipação e regência, o conteúdo abordado durante as regências foi a ginástica, por possibilitar aos alunos vivências variadas de sensações e movimentos. Como metodologia principal durante as aulas, destaca-se os jogos cantados que tornou as aulas mais dinâmicas e atrativas, além de trabalhar elementos básicos da ginástica, como os saltos, apoios, giros e equilíbrio, e também a sociabilidade. ademais, trabalhamos com jogos de imitação, principalmente de animais, por tratar de um interesse em comum dos alunos, e a partir da imitação dos animais, conseguimos desenvolver elementos ginásticos. Desse modo, demonstramos a importância de uma prática baseada em estudos, que não leve em consideração apenas o movimento analítico, mas uma prática que possibilite à criança brincar, conviver, explorar os próprios limites e expressar-se.</span></p>2024-06-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/36018AS CONTRIBUIÇÕES DO CORDEL PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO ESPAÇO ESCOLAR2024-06-03T13:21:32-03:00Natália Thalita Vieira Maianatalia.thalita46@gmail.com<p>O presente trabalho visa relatar vivências de uma professora iniciante, e as contribuições da poesia para a formação leitora dos alunos, em uma escola localizada na zona rural, na turma do 1° ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Diante do processo complexo que envolve a alfabetização, os alunos estavam apresentando desinteresse nas práticas de leituras, o que despertou a iniciativa da temática que seria desenvolvida e apresentada na I Feira ofertada pela instituição. O objetivo principal do projeto foi desenvolver o gosto pela leitura, expressividade corporal, autonomia e a formação leitora dos alunos. A metodologia foi a pesquisa descritiva exploratória, pautada no relato de experiência e intervenção. Alguns atores contribuíram para o embasamento da pesquisa como Amarilha (2003), Abramovich (2009), Freire (2003), Prado (1996) Rubem Alves (2008) e outros. O projeto desenvolvido na sala de aula da turma do 1° ano, promoveu avanços significativos na formação e gosto pela leitura através da exploração do livro “os animais têm razão” do poeta Antônio Francisco, oportunizando aos alunos apresentações fora dos muros da escola. </p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/34460A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE JOSÉ DA PENHA2024-04-02T07:06:55-03:00José Rosamilton de Limarosamiltonlima@hotmail.comEdilene Rodrigues Barbosaedilenebarbosa@uern.br<p>Os documentos orientadores e normativos da educação infantil apontam os jogos como uma forma lúdica para a aprendizagem. A gamificação pode proporcionar um ambiente de engajamento da criança, utilizando-se de mecanismos de jogos para propósitos educativos. Este trabalho objetiva compreender como é utilizada a gamificação como metodologia ativa na creche e pré-escola na Escola Municipal Infantil Pequeno Mário no RN. Para isso, foi aplicado um questionário para os docentes da referida instituição de ensino. Como pressupostos teóricos foram utilizados a LDB (2017), RCNEI (1998), DCNEI (2009), BNCC (2018), Pasqualini (2010), Lorenzoni (2020), Moran (2021), entre outros. Constatou-se que a Escola Municipal Infantil Pequeno Mário desenvolve o ensino através de atividades dinâmicas e lúdicas, fazendo uso da gamificação em um espaço acolhedor e confortável, sendo uma boa referência na oferta de educação infantil.</p>2024-05-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/34621CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO2023-11-27T09:14:44-03:00Renata Sieiro Fernandesrsieirof@hotmail.comLaysa Fernandes Picolilaysafernandespicoli@hotmail.com<p>O objetivo deste estudo exploratório é analisar a importância da presença e da interação entre crianças e animais para o aprendizado das emoções, especialmente, a empatia. O referencial de ancoragem baseia-se em Wallon, Latour, Montagu, Gazzana e Lima, entre outros. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo exploratório, de cunho bibliográfico-documental, sendo descritiva e analítica quanto aos objetivos. A técnica e os procedimentos para a construção de dados são o levantamento e seleção de produções culturais e artísticas, imagéticas, com representações de personagens infantis e seus animais de estimação de espécies variadas, em contextos urbanos e rurais, em histórias em quadrinhos (HQ) e tiras, nacionais e internacionais disponíveis na <em>internet</em>. Os dados dão pistas de que a interação entre crianças e animais de estimação promove a socialização e facilita o aprendizado das emoções, especialmente da empatia, responsabilidade, valorização da vida dos seres humanos e dos muitos seres nos diferentes meios da natureza.</p>2024-04-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/35256PROJETO CASULO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JURUTI - PARÁ2024-04-01T07:04:30-03:00Gecenilda Neves Lirageceneves17@gmail.comLucélida de Fátima Maia da Costalucelida@uea.edu.br<p>O artigo “Projeto Casulo e a Educação Infantil no Município de Juruti” objetiva investigar as influências deste para a Educação Infantil do Município. Utilizou como bases teóricas as DCNEI para Educação Infantil, e como principais referências os autores: KUHLMANN Jr; ROSEMBERG; KRAMER; OLIVEIRA; entre outros. A pesquisa qualitativa utilizou a metodologia descritiva e contou com a participação de pais de ex-alunos, ex-professores, atuais professores e atual gestão das escolas. utilizou para a coleta de dados os documentos, entrevistas, relatórios institucionais e documentos escolares. A pesquisa foi realizada Casulo Bom Pastor, salientando contribuições para a consolidação da Educação Infantil no Município. Observou-se que o Projeto Casulo se deu diferente de outros Municípios. Conclui-se que as mudanças ocorridas no campo da Educação Infantil vieram a partir da compreensão das concepções de criança. sendo que a prática pedagógica hoje desenvolvida valoriza as vivências e experiências do cotidiano das crianças.</p>2024-05-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/35848A PEDAGOGIA DO BERÇÁRIO2024-10-01T14:48:29-03:00MIRIAM DIROZmiriam_diroz@hotmail.com<p>Este artigo destaca a relevância de reconhecer os bebês como sujeitos ativos nas creches, enfatizando a necessidade de uma Pedagogia do Berçário, que respeite a singularidade de cada indivíduo. A pesquisa se propõe analisar a inserção de bebês nas creches, buscando compreender a especificidade educacional desse ambiente e sua integração nas práticas cotidianas. Sublinha-se a importância de fornecer orientações para uma abordagem pedagógica apropriada e significativa, estimulando a participação ativa dos bebês nas dinâmicas das relações sociais e adotando uma perspectiva que promova o protagonismo infantil. Este trabalho fundamenta-se em uma revisão bibliográfica, análise de documentos e em minha experiência no berçário, visando contribuir para uma compreensão mais aprofundada das práticas desenvolvidas nesse contexto. Além disso, aponta caminhos para uma abordagem pedagógica mais condizente. Destaca-se a necessidade de superar o modelo de educação vigente, que frequentemente não considera a pluralidade e a diferença, ressaltando a importância de uma atividade relacional marcada pela sutileza dos detalhes significativos para os bebês.</p>2024-12-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/36470NOS "CHAMAM DE VENECO”2024-06-06T09:31:12-03:00Silvana Bezerra de Castro Magalhãessilvanaped@hotmail.comAnanda da Luz Ferreiraanandaluzananda@gmail.comSoraia Wanderosck Toledosoraia.toledo@cefet-rj.brAnna Paula Oliveira da Silvaannapaula.paraty@hotmail.comElizete Lima Vieira Vieirazaza@psmail.net<p>O presente artigo é fruto de pesquisas de campo realizadas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, no Estado de Roraima, com crianças migrantes venezuelanas. Foi realizado um trabalho de escuta com as crianças refugiadas da Venezuela para o Brasil partindo da concepção de que o lugar da criança é na cultura e no mundo como um todo, função social que implica produzir necessários deslocamentos teóricos, discursivos e subjetivos, buscando romper com o viés adultocentrado que permeia os espaços e as relações entre o adulto e a criança na sociedade moderna. Desse modo, a proposta metodológica para a pesquisa parte de uma escuta sensível que objetiva conferir aos sujeitos infantis o papel social de protagonistas de suas existências. Para isso, foram realizados grupos focais com as crianças, com mediação de leitura de um conto, conversas com pautas, as quais podiam ser guiadas ou livres, trazendo questões e vivências das crianças, atividades de expressão plásticas, dentre outras atividades que as crianças eram convidadas a participar. Os resultados do trabalho nos levam a refletir sobre a construção identitária dos pequenos migrantes e a importância de um comprometimento ético e político com as questões migratórias.</p> <p> </p>2024-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias