https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/issue/feed Revista Educação e Infâncias 2024-04-16T00:00:00-03:00 Luanna Priscila da Silva Gomes educacaoeinfanciasrevista@gmail.com Open Journal Systems <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: large;">A Revista Educação e Infâncias é um periódico do Núcleo de Educação da Infância (NEI) e do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).&nbsp;</span></span></p> https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/33129 VIVÊNCIAS COM A GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2023-12-08T08:13:13-03:00 Yuri Silva de Souza yurisilvaedf@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O estágio é componente curricular indispensável para a formação docente, por possibilitar a construção da identidade profissional, além de propiciar a investigação da realidade e a práxis pedagógica. Logo, o objetivo deste estudo foi apresentar o trato do conteúdo ginástica durante o estágio supervisionado da educação física infantil. Trata-se de um estudo descritivo, surgido do relato de experiência do componente curricular Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em uma turma de educação infantil, a turma era composta por cinco crianças de três e quatro anos. O estágio foi dividido em três etapas: observação, coparticipação e regência, o conteúdo abordado durante as regências foi a ginástica, por possibilitar aos alunos vivências variadas de sensações e movimentos. Como metodologia principal durante as aulas, destaca-se os jogos cantados que tornou as aulas mais dinâmicas e atrativas, além de trabalhar elementos básicos da ginástica, como os saltos, apoios, giros e equilíbrio, e também a sociabilidade. ademais, trabalhamos com jogos de imitação, principalmente de animais, por tratar de um interesse em comum dos alunos, e a partir da imitação dos animais, conseguimos desenvolver elementos ginásticos. Desse modo, demonstramos a importância de uma prática baseada em estudos, que não leve em consideração apenas o movimento analítico, mas uma prática que possibilite à criança brincar, conviver, explorar os próprios limites e expressar-se.</span></p> 2024-06-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/34460 A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE JOSÉ DA PENHA 2024-04-02T07:06:55-03:00 José Rosamilton de Lima rosamiltonlima@hotmail.com <p>Os documentos orientadores e normativos da educação infantil apontam os jogos como uma forma lúdica para a aprendizagem. A gamificação pode proporcionar um ambiente de engajamento da criança, utilizando-se de mecanismos de jogos para propósitos educativos. Este trabalho objetiva compreender como é utilizada a gamificação como metodologia ativa na creche e pré-escola na Escola Municipal Infantil Pequeno Mário no RN. Para isso, foi aplicado um questionário para os docentes da referida instituição de ensino. Como pressupostos teóricos foram utilizados a LDB (2017), RCNEI (1998), DCNEI (2009), BNCC (2018), Pasqualini (2010), Lorenzoni (2020), Moran (2021), entre outros. Constatou-se que a Escola Municipal Infantil Pequeno Mário desenvolve o ensino através de atividades dinâmicas e lúdicas, fazendo uso da gamificação em um espaço acolhedor e confortável, sendo uma boa referência na oferta de educação infantil.</p> 2024-05-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/34621 CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO 2023-11-27T09:14:44-03:00 Renata Sieiro Fernandes rsieirof@hotmail.com Laysa Fernandes Picoli laysafernandespicoli@hotmail.com <p>O objetivo deste estudo exploratório é analisar a importância da presença e da interação entre crianças e animais para o aprendizado das emoções, especialmente, a empatia. O referencial de ancoragem baseia-se em Wallon, Latour, Montagu, Gazzana e Lima, entre outros. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo exploratório, de cunho bibliográfico-documental, sendo descritiva e analítica quanto aos objetivos. A técnica e os procedimentos para a construção de dados são o levantamento e seleção de produções culturais e artísticas, imagéticas, com representações de personagens infantis e seus animais de estimação de espécies variadas, em contextos urbanos e rurais, em histórias em quadrinhos (HQ) e tiras, nacionais e internacionais disponíveis na <em>internet</em>. Os dados dão pistas de que a interação entre crianças e animais de estimação promove a socialização e facilita o aprendizado das emoções, especialmente da empatia, responsabilidade, valorização da vida dos seres humanos e dos muitos seres nos diferentes meios da natureza.</p> 2024-04-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/35256 PROJETO CASULO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JURUTI - PARÁ 2024-04-01T07:04:30-03:00 Gecenilda Neves Lira geceneves17@gmail.com Lucélida de Fátima Maia da Costa lucelida@uea.edu.br <p>O artigo “Projeto Casulo e a Educação Infantil no Município de Juruti” objetiva investigar as influências deste para a Educação Infantil do Município. Utilizou como bases teóricas as DCNEI para Educação Infantil, e como principais referências os autores: KUHLMANN Jr; ROSEMBERG; KRAMER; OLIVEIRA; entre outros. A pesquisa qualitativa utilizou a metodologia descritiva e contou com a participação de pais de ex-alunos, ex-professores, atuais professores e atual gestão das escolas. utilizou para a coleta de dados os documentos, entrevistas, relatórios institucionais e documentos escolares. A pesquisa foi realizada Casulo Bom Pastor, salientando contribuições para a consolidação da Educação Infantil no Município. &nbsp;Observou-se que o Projeto Casulo se deu diferente de outros Municípios. Conclui-se que as mudanças ocorridas no campo da Educação Infantil vieram a partir da compreensão das concepções de criança. sendo que a prática pedagógica hoje desenvolvida valoriza as vivências e experiências do cotidiano das crianças.</p> 2024-05-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias