A IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES INCLUSIVAS PELO NAPNE E A CAPACITAÇÃO POR MEIO DOS CURSOS DE LIBRAS

Autores

  • Antônia Dorisvan da Silva Portela IFPA

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22769

Resumo

RESUMO

 

Pensando na acessibilidade e na inclusão de surdos nas dependências do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Santarém, buscamos desenvolver um Projeto de Extensão para o ensino da Língua de Sinais Brasileira nas dependências do instituto no período de 2018 à 2019, cujo público alvo foram servidores e alunos do IFPA, além de vagas ofertadas para alunos e professores externos à nstituição. O trabalho teve como objetivo contribuir com o ensino e aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira, assim como sua estrutura gramatical e sua funcionalidade na sociedade. O projeto foi desenvolvido obedecendo a um cronograma de execução. Inicialmente levantamos o número de pessoas interessadas, em seguida a disponibilidade de dias e horários para que pudéssemos organizar o cronograma dos encontros, de acordo com a disponibilidade do instituto e dos interessados. O resultado foi satisfatório pelo número de participantes, fazendo-se necessária a repetição do projeto nos próximos anos.

 

Palavras chaves: Libras. Educação. – Inclusão do surdo. Libras – Capacitação.

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Biografia do Autor

Antônia Dorisvan da Silva Portela, IFPA

TRADUTOR INTERPRETE DE LINGUAGEM SINAIS

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

DORISVAN DA SILVA PORTELA, A. A IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES INCLUSIVAS PELO NAPNE E A CAPACITAÇÃO POR MEIO DOS CURSOS DE LIBRAS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22769. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22769. Acesso em: 29 mar. 2024.