ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO AO BRINCAR ENTRE CRIANÇAS E FAMILIARES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL SAÚDE DA CRIANÇA

O BRINCAR COMO INSTRUMENTO DE SAÚDE

Autores

Resumo

Tomando o aparato teórico da saúde mental infantojuvenil e da política de humanização do SUS, a proposta deste estudo é refletir sobre a importância da aproximação entre crianças e familiares no cuidado em contextos de internação hospitalar e de atenção psicossocial. O brincar permite a expressão e a elaboração de angústias atreladas ao sofrimento vivenciado pelas crianças e seus familiares, propiciando assim protagonismo a eles e auxiliando no processo de recuperação e humanização dos serviços. Utilizamos como universo de investigação situações extraídas de diários de campo da atuação interdisciplinar do PET Saúde da Criança, durante o ano de 2019. Os resultados da análise revelam que essas aproximações lúdicas favorecem a interação e a sociabilidade entre adultos e crianças, fortalecendo os vínculos de confiança para o enfrentamento de situações adversas.

Palavras-chave: infância; sofrimento psíquico; promoção da saúde.

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Biografia do Autor

Gabrielle Palopoli Abilio, UNIFESP

Graduanda Terapia Ocupacional.

Beatriz Mendes de Oliveira, UNIFESP

Graduanda Serviço Social.

Luiza Borges Noel, UNIFESP

Graduanda Nutriçâo.

Renan Ferrari Rodrigues, UNIFESP

Graduando Psicologia.

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

BERTUOL, C.; BERNARDI DE SOUZA, C. .; SILVA STURARO, J.; HIRATA, R. A.; PACHECO ARAUJO, K.; PALOPOLI ABILIO, G. .; MENDES DE OLIVEIRA, B. .; BORGES NOEL, L. .; FERRARI RODRIGUES, R. . ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO AO BRINCAR ENTRE CRIANÇAS E FAMILIARES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL SAÚDE DA CRIANÇA: O BRINCAR COMO INSTRUMENTO DE SAÚDE. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/24330. Acesso em: 29 mar. 2024.