https://periodicos.ufrn.br/histela/issue/feedHistory of Education in Latin America - HistELA2024-03-18T10:14:45-03:00Olívia Morais de Medeiros Netaolivianeta@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista <strong>History of Education in Latin America - HistELA</strong> (<span class="il">ISSN</span> 2596-0113)<strong> </strong>é um periódico exclusivamente eletrônico, de acesso aberto e publicação contínua de pesquisas com temas associados à história e à historiografia da educação. </p>https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/35229 O acervo escolar do Parque Infantil Violeta Dória Lins: culturas infantis em perspectiva 2024-02-01T15:36:30-03:00Flávia Martinelli Ferreiraflaviamartinelli@uol.com.brDaniele Cristina Carqueijeiro de Medeirosdanielemedeiros.ef@gmail.comIngrid Dittrich Wiggersingridwiggers@gmail.com<p>O Parque Infantil Violeta Dória Lins foi inaugurado em Campinas, em 1940, como elemento da política implantada pela Secretaria de Cultura do estado de São Paulo. Ao longo de sua trajetória, a instituição reuniu documentos, fotografias e outros itens da cultura material. Em 2017, esses documentos foram organizados em um arquivo, que pretendia conservar e manter os materiais históricos encontrados. O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar o processo de organização do acervo, bem como apontar linhas de pesquisa a partir do material armazenado. A organização permitiu que novas fontes de pesquisa – em sua maioria, fotografias – fossem instituídas. Com a análise preliminar, foi possível estabelecer um objeto de investigação a partir das culturas infantis construídas no parque.</p>2024-09-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Flávia Martinelli Ferreira, Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, Ingrid Dittrich Wiggershttps://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/35268Presença de Comenius na Ibero-América2024-02-06T07:54:21-03:00Wojciech Andrzej Kuleszawakulesza@gmail.com<p>Desde a época colonial, quando suas obras didáticas para o ensino do latim foram extensamente utilizadas nos seminários católicos, registra-se a presença de João Amos Comenius (1592-1670) na educação latino-americana. A princípio por meio da circulação de seus manuais para o ensino de línguas, dentre os quais o <em>Orbis Pictus</em> teve papel destacado, em seguida por sua associação com o método intuitivo no século XIX e com a Escola Nova já no século XX, o nome de Comenius comparece com assiduidade na história de nossa educação. Escola e colégios da região ostentam o seu nome, suas obras são traduzidas para o espanhol e português, seminários sobre sua vida e obra são realizados, incorporando-se assim seu nome à nossa cultura educacional. Os avanços nos estudos sobre sua obra, tal como a descoberta dos manuscritos da monumental <em>De rerum humanarum Emendatione Consultatio Catholica </em>em 1935 na Alemanha, tem revelado novas facetas do seu pensamento para subsidiar nossas reflexões. Neste trabalho, procura-se assinalar a presença ibero-americana de Comenius por meio da consulta aos seus livros e à produção de trabalhos e artigos sobre sua vida e obra realizados, ou publicados, na região.</p>2024-09-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Wojcich Andrzej Kuleszahttps://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/35621Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: a atuação de intelectuais da Igreja Católica no interior amazônico2024-03-18T10:14:45-03:00Maria Irinilda da Silva Bezerramaria.irinil@ufac.br<p>O estudo, objetivo refletir sobre o papel desempenhado pelos religiosos alemães que atuaram na Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul/Acre, compreendendo-os como uma intelectualidade católica forjada no chão da escola. Adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da análise documental de fontes como: ofícios e correspondências escolares. Utilizou como aporte teórico, autores que trabalham com a categoria intelectual, tais como: Sirinelli (2003), Vieira (2008) e Warde (2003), Houssaye (2007), Neta (2023) e outros. Os resultados demonstram que os religiosos da Igreja Católica que pensaram e implementaram o Instituto Santa Teresinha e a Escola Normal, atuaram como os principais intelectuais do campo educacional na região. Conclui-se que estes religiosos se destacaram como mentores e executores de um modelo de formação docente de cunho religioso-católico.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Maria Irinilda da Silva Bezerra