https://periodicos.ufrn.br/histela/issue/feedHistory of Education in Latin America - HistELA2023-06-12T14:49:35-03:00Olívia Morais de Medeiros Netaolivianeta@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista <strong>History of Education in Latin America - HistELA</strong> (<span class="il">ISSN</span> 2596-0113)<strong> </strong>é um periódico exclusivamente eletrônico, de acesso aberto e publicação contínua de pesquisas com temas associados à história e à historiografia da educação. </p>https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/29009Do ginásio ao Complexo de Ensino Estadual do Paraná: adesões e ressignificações em uma instituição de ensino (1900-1980)2022-07-03T10:02:21-03:00Jorge Zaluskijorgezaluski@hotmail.com<p>Este texto tem por objetivo investigar sobre a trajetória do Colégio Estadual do Paraná ao longo do século XX. Localizado em Curitiba-PR, a partir da perspectiva da história da educação, é possível perceber como, essa instituição de ensino, em diferentes contextos, e, do ensino desenvolvido nela, esteve atrelado ao projeto de estado pautado em questões políticas, econômicas, culturais e sociais. Para isso, são utilizados como documentação histórica, legislações, fotografias, Planos Curriculares, dentre outros documentos, disponibilizados pelo Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná. A análise exposta apresenta contribuições para identificar o percurso da instituição e de adesões ou afastamentos de propostas educacionais desenvolvidas no período investigado.</p>2023-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 History of Education in Latin America - HistELAhttps://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/30785O Grupo Escolar Carlota Barreira: “A estrela das obras sociais da paróquia” de Areia-PB (1968-1973)2022-11-27T09:50:54-03:00Yasmim Maria Dias dos Santos Inocenciocontatoyasmimdias.11@gmail.comNiédja Maria Ferreira de Lima niedjaflima@gmail.com<p>O artigo aborda a história de criação do Grupo Escolar Carlota Barreira, em Areia-PB (1968-1973), e se inserei no campo das instituições escolares. Inspirada no materialismo histórico-dialético, o estudo foi realizado mediante levantamento de fontes documentais identificamos indícios da forte presença da Igreja Católica na educação das crianças pobres e a ausência estatal no processo histórico de criação dessa instituição</p>2023-04-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 History of Education in Latin America - HistELAhttps://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/31543Dificuldades e desafios da instrução pública no Baixo Amazonas e Tapajós: uma análise da educação no interior da Província do Grão-do-Pará após a Cabanagem (1840-1889)2023-02-16T19:54:09-03:00Sidney Augusto Canto Oliveirasidcanto@gmail.comAnselmo Alencar Colaresanselmocolares@gmail.com<p>Este artigo visa compreender algumas das dificuldades e desafios encontrados na Instrução Pública no Grão-Pará, após a revolta da Cabanagem, principalmente na região do interior, que dificultaram a efetiva implantação de um ensino público para todos os habitantes das cidades e vilas, conforme a Lei de 15 de outubro de 1827. Nos utilizamos de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando, principalmente, documentos oficiais do governo da Província e de obras relativas à educação no período do Império, questionando quais as principais dificuldades enfrentadas. Três delas, constantemente referidas, são denominadas pelo governo como a “Trindade Negativa” da Instrução no Grão-Pará, que afetaram, sobremaneira, a real implantação de um ensino público de qualidade na Província.</p>2023-04-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 History of Education in Latin America - HistELAhttps://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/32802Da casa à escola: a organização escolar primária no município de Riachuelo/RN (1965-1976) 2023-06-11T11:50:00-03:00Rodrigo Wantuir Alves de Araujorodrigowantuir@yahoo.com.brAline de Medeiros Fernandesalinedmfernandes@live.comMaria Inês Sucupira Stamattostamattoines@gmail.com<p>Estuda-se a institucionalização e expansão do ensino elementar, no Brasil, século XX. Considerando-se a diversidade de instituições educativas no processo de expansão da escola primária e à multiplicidade das denominações, tomou-se o estudo de um caso no século XX para a compreensão da institucionalização escolar no Brasil: o município de Riachuelo no Rio Grande do Norte. Para fins metodológicos, realizou-se uma pesquisa em História Oral, além das investigações documentais e bibliográficas. Constituíram-se entrevistas semiestruturadas com ex-professores que atuaram na educação primária do município de Riachuelo no período de 1965 a 1976. Os modelos de escolas isoladas, como a casa-escola, e os grupos escolares existiram de maneira simultânea, não havendo uma ruptura imediata ou uma linearidade no processo de educação brasileira. </p>2023-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 History of Education in Latin America - HistELAhttps://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/32466Quando a disciplina encontra a higiene: a presença dos discursos médico-santiários no interior da Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nos primeiros anos do século XX2023-05-18T10:33:56-03:00Azemar dos Santos Soares Júniorazemarsoares@hotmail.comLuiz Felipe Soares de Limafelipesoares013@gmail.comChrislaine Thuany Vieira Ferreirachrislayne-thuany@hotmail.com<p>Este texto tem por objetivo analisar os discursos higienistas adotados pela Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nos primeiros anos do século XX. Essa instituição foi alvo das políticas sanitárias vigentes no país, recebendo orientações médico-pedagógicas para a instalação dos prédios escolares e os cuidados com a saúde do corpo devidamente registrada nos documentos da escola naval. Metodologicamente, utilizamos a <em>análise do discurso </em>proposta por Michel Foucault (2014) na tentativa de perceber os enunciados construídos sobre a higienização dos corpos dos aprendizes e suas práticas de adestramento como uma forma de poder. Concluiu-se que o comando da escola se apoiava no discurso higiênico para convencer a Marinha do Brasil que a escola precisava de assistência sanitária.</p>2023-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 History of Education in Latin America - HistELAhttps://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/32808Formação docente para as Habilitações Básicas: tecnicismo e emergencialidade2023-06-12T14:49:35-03:00Francisco das Chagas Silva Souzachagas.souza@ifrn.edu.br<p>Neste artigo, temos como objetivo discutir a formação de professores para as Habilitações Básicas, criadas em 1975. É uma pesquisa no campo da História da Educação, cuja fonte foi a legislação criada para a implementação da Lei nº 5.692/1971. Os documentos nos levaram a constatar a influência da pedagogia tecnicista e a endossar os estudos que apontaram o caráter “especial” e “emergencial” dos cursos de formação docente para o ensino profissionalizante. Evidenciamos ainda a urgência de mão de obra para o mercado influenciou nas ações com fins de solucionar a carência de professores qualificados para lecionar no 2º grau.</p>2023-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 History of Education in Latin America - HistELA