History of Education in Latin America - HistELA https://periodicos.ufrn.br/histela <p>A revista <strong>History of Education in Latin America - HistELA</strong> (<span class="il">ISSN</span> 2596-0113)<strong> </strong>é um periódico exclusivamente eletrônico, de acesso aberto e publicação contínua de pesquisas com temas associados à história e à historiografia da educação. </p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <p>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</p> olivianeta@gmail.com (Olívia Morais de Medeiros Neta) journalhistela@gmail.com (Suporte técnico) Mon, 01 Jan 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: a atuação de intelectuais da Igreja Católica no interior amazônico https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/35621 <p>O estudo, objetivo refletir sobre o papel desempenhado pelos religiosos alemães que atuaram na Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul/Acre, compreendendo-os como uma intelectualidade católica forjada no chão da escola. Adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da análise documental de fontes como: ofícios e correspondências escolares. Utilizou como aporte teórico, autores que trabalham com a categoria intelectual, tais como: Sirinelli (2003), Vieira (2008) e Warde (2003), Houssaye (2007), Neta (2023) e outros. Os resultados demonstram que os religiosos da Igreja Católica que pensaram e implementaram o Instituto Santa Teresinha e a Escola Normal, atuaram como os principais intelectuais do campo educacional na região. Conclui-se que estes religiosos se destacaram como mentores e executores de um modelo de formação docente de cunho religioso-católico.</p> Maria Irinilda da Silva Bezerra Copyright (c) 2024 Maria Irinilda da Silva Bezerra https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/35621 Sun, 21 Apr 2024 00:00:00 -0300