Foco e Escopo

A revista Imburana é uma publicaçáo eletrônica do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses (NCCEN), órgão  da UFRN, caracterizado como Núcleo de Estudos Interdisciplinares (Artigo 35 do Regimento Geral; Artigo 5º do Estatuto da UFRN).

Pretendemos, com esta revista, ampliar consideravelmente nossos horizontes de divulgação de pesquisas em áreas afins às atividades do Núcleo Câmara Cascudo, considerando a existência da "Coleção Estudos Norte-Rio-Grandenses", conjunto de livros já publicados pela EDUFRN (Editora da UFRN), e o acervo do Centro de Documentação do NCCEN.

Esta revista publica artigos resultados de pesquisas em áreas afins às atividades do Núcleo Câmara Cascudo, reunindo artigos esparsos, resenhas e entrevistas, além de dossiês temáticos de acordo com a necessidade, submetidos à Comissão Editorial.

Todas as colaborações devem ter como eixo comum estudos relacionados a questões regionais, seja no âmbito restrito ao Rio Grande do Norte, seja no âmbito da região Nordeste, seja no âmbito das demais regiões brasileiras, destacando-se os temas relacionados à literatura, à cultura e à história.

Solicita-se aos colaboradores que levem em conta as normas habituais para textos dessa natureza. A digitaçáo deve ser em WORD FOR WINDOWS, em versáo atualizada, fonte TIMES NEW ROMAN, espaçamento 1,5 linha, corpo 12 para o texto e corpo 11 para as citações (espaçamento simples). As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, e o trabalho deverá apresentar um limite que pode variar entre 10 e 20 páginas. A ordem das partes dos artigos corresponde a: 1. Título; 2. Resumo (máximo de 200 palavras, em Português e outra língua estrangeira); 3. Palavras-chave (até 6 palavras, em Português e outra língua estrangeira); 4. Corpo do artigo; 5. Referências (apenas trabalhos citados no texto).

Com periodicidade semestral, a Imburana surge em homenagem ao patrono do NCCEN/UFRN, Luís da Câmara Cascudo, cuja "Acta diurna" de 22 de maio de 1940 esclarecia sobre o significado de "imburana", texto que é republicado no n. 1 desta revista.

Imburana tem as raízes fincadas em chão potiguar, de onde retira a sua vitalidade, e o seu tronco se ergue na esquina do Brasil, do continente americano, para que os seus galhos e folhas possam alcançar o vasto mundo, em atitude de diálogo permanente.

Imburana representa a perspectiva interdisciplinar, aberta a todas as áreas afins ao Núcleo Câmara Cascudo. Aguardamos, pois, a sua colaboraçáo para os futuros números e desejamos boas leituras!

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Comissáo Editorial serão avaliados por Pares. Esclarecemos que esta publicaçáo adota a política de avaliação cega por pares (blind referees).

Periodicidade

Os itens da revista podem ser publicados coletivamente quando o sumário estiver pronto, ou individualmente, adicionando-se os mesmos ao sumário atual quando prontos. Periodicidade de publicaçáo: semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratizaçáo mundial do conhecimento.

Sponsors