Revista Informação na Sociedade Contemporânea https://periodicos.ufrn.br/informacao <p style="margin: 0px;"><span style="margin: 2px;"> <strong>Escopo:</strong>&nbsp;</span>A Revista Informação na Sociedade Contemporânea (RISC)&nbsp; é uma publicação vinculada ao <a href="https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/portal.jsf?id=63" target="_blank" rel="noopener">Departamento de Ciência da Informação</a> e ao <a href="https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=9196" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento</a>, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Configura-se como um canal de socialização dos resultados de estudos e pesquisas realizados na Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e áreas afins. O periódico é semestral, de acesso aberto, com avaliação duplo-cego&nbsp; e aceita publicações originais de docentes, pesquisadores, discentes e profissionais.&nbsp;</p> <p style="margin: 0px;">&nbsp;</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Ciência da Informação <strong>e-ISSN</strong>:2447-0198 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:nvanti@hotmail.com" target="_blank" rel="noopener">risc.decin@gmail.com</a></p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <p>Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional&nbsp;<a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/" target="_blank" rel="noopener">Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional</a>&nbsp;(CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.</p> <p>Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.</p> <p>Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"</p> <p>A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por&nbsp;<a href="http://amelica.org/index.php/pt/principios-e-valores/" target="_blank" rel="noopener">AmeliCA</a>&nbsp;para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.&nbsp;</p> risc.decin@gmail.com (Nancy Sánchez Tarragó) risc.decin@gmail.com (Nancy Sánchez Tarragó) Sáb, 20 Fev 2021 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Práticas mediacionais do projeto Leitura&Ação na Comunidade Beneficente Zaíla Lavor em Juazeiro do Norte - Ceará https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23776 <p>Trata sobre as práticas de mediação com vista a fortalecer as diversas formas de manifestação sociocultural e pedagógica, com base nos impactos viabilizados pelas ações extensionistas do projeto Leitura&amp;Ação. Denota em seu objetivo geral, investigar as contribuições do projeto Leitura&amp;Ação para a Comunidade Beneficente Zaíla Lavor, a partir das práticas mediacionais no âmbito da informação, cultura e educação. Descreve no percurso metodológico a caracterização das técnicas e etapas da pesquisa através dos métodos exploratório e descritivo, similarmente, optou-se pelo estudo de caso como estratégia de pesquisa. Apresenta como instrumento de coleta de dados (observação participante e pesquisa-ação) e o polo avaliativo (análise qualitativa de conteúdo). Delineia as ações intervencionistas do projeto Leitura&amp;Ação com o intuito de analisar o impacto das práticas mediacionais na Comunidade Beneficente Zaíla Lavor, a partir da etapa de diagnóstico e das categorias previamente estabelecidas no referencial teórico. Conclui com as discussões finais sobre os resultados alcançados no decorrer das ações extensionistas, constatando-se as novas perspectivas de atuação na Comunidade Beneficente Zaíla Lavor conforme os serviços informacionais desenvolvidos, tendo a mediação da informação como respaldo para galvanizar práticas formativas pelo teor interdisciplinar.</p> Arysa Cabral Barros, Jonathas Luiz Carvalho Silva Copyright (c) 2021 Arysa Cabral Barros, Jonathas Luiz Carvalho Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23776 Qua, 23 Jun 2021 11:30:28 -0300 Que informações são utilizadas durante o tratamento de feridas? https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23593 <p>Durante o tratamento de feridas, profissionais de enfermagem precisam consultar várias informações para decidirem o que fazer e precisam registrar as informações produzidas. Este trabalho relata uma investigação sobre as necessidades informacionais de profissionais de enfermagem durante o tratamento de feridas. Foi aplicado um questionário com 14 perguntas para 50 participantes de um curso de Terapia Larval, um tipo de tratamento de feridas. O questionário abordava o perfil dos participantes e suas necessidades informacionais. Após a análise descritiva individual dos dados coletados em cada pergunta, analisou-se possíveis relações entre algumas respostas para verificar a influência do perfil do participante sobre sua necessidade informacional. Identificou-se informações importantes sobre o paciente, suas feridas, fontes de informação utilizadas, modos de registro de informações produzidas durante os atendimentos, e sobre os tipos de apoio informacional que um software poderia oferecer para apoiar o tratamento de feridas. Uma melhor compreensão das necessidades informacionais durante o tratamento serve de insumo para o oferecimento de um melhor suporte informacional aos profissionais e pacientes envolvidos.</p> Paulo Vanzolini Moura da Silva, Bruno Santana da Silva Copyright (c) 2021 Paulo Vanzolini Moura da Silva, Bruno Santana da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23593 Ter, 06 Abr 2021 18:56:48 -0300 Usabilidade da biblioteca digital Dominio Público https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23367 <p>Este estudo versa sobre a usabilidade no website da Biblioteca Digital Domínio Público. A temática reflete acerca da relevância do acesso e uso das informações apresentadas nesse ambiente através da aplicação de critérios de análise da usabilidade dessas informações. Visa identificar possíveis fragilidades e sugerir melhorias com o propósito de favorecer a disponibilização do acervo informacional do Domínio Público, que é de suma importância para a história da civilização e contribui para o incentivo à leitura e o aprendizado, possibilitando acesso democrático à informação. Isto posto, objetiva-se analisar a Biblioteca Digital Domínio Público frente aos processos e critérios de usabilidade. Como metodologia, aplicou-se critérios de usabilidade, tais como Lista de verificação e Guia de recomendação, para subsidiar a utilização de métodos heurísticos de avaliação baseados em graus de severidade dos problemas encontrados. Os resultados apontam que o website apresenta aspectos positivos e negativos quanto à ergonomia e usabilidade do espaço. Foram identificados 16 problemas de usabilidade: 4 (quatro) de alta prioridade, 6 (seis) de média prioridade e outros 6 (seis) de baixa prioridade de correção. Infere-se ser necessário que o website corrija as falhas encontradas e busque aprimorar cada vez mais seus produtos e serviços, de modo a permitir o acesso plural e flexível à comunidade.</p> Daniel Alves Lopes, Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva Copyright (c) 2021 Daniel Alves Lopes, Ilaydiany Cristina Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23367 Sáb, 20 Fev 2021 00:00:00 -0300 A expressividade de uso da plataforma digital colaborativa Sci-Hub https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/25655 <p>Este artigo tem como objetivo analisar o uso e a popularidade da plataforma digital colaborativa Sci-Hub. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa de característica classificada como exploratória e bibliográfica. A escolha da plataforma digital colaborativa Sci-Hub se deu em virtude de ela ser conhecida e bastante utilizada no ambiente acadêmico e pelas infrações aos direitos autorais, materializados em processos jurídicos movidos contra essa plataforma e sua criadora Alexandra Elbakyan. Por meio das ferramentas Simularweb e Google Trends, foi possível analisar os dados referentes ao uso da plataforma digital colaborativa Sci-Hub no mês de abril de 2021 e nos últimos seis meses (01/11/2020 a 30/04/2021), no mundo e no Brasil, comprovando, assim, que ela é uma ferramenta popular e usual, que soma números expressivos de acessos tanto em âmbito global quanto no país. Foi oportuno, por meio das análises, levantar dados sobre redes sociais e sitesque direcionam usuários para a plataforma, bem como os termos mais procurados e as áreas mais consultadas/buscadas na plataforma. Além disso, observou-se como os usuários procuram a plataforma, por meio de buscas orgânicas ou links patrocinados, mostrando e evidenciando a estrutura que essa possui e oferece aos seus usuários.</p> Natália Rodrigues Silva, Dalgiza Andrade Oliveira Copyright (c) 2021 Natália Rodrigues Silva, Dalgiza Andrade Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/25655 Qua, 06 Out 2021 12:33:41 -0300 Uso de Informação e conhecimento no ensino superior privado https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/25395 <p><span style="font-family: Liberation Serif, serif;"><span style="font-size: medium;">Este estudo tem como objetivo analisaras finalidades do uso de informação e conhecimento em uma instituição privada de ensino superior na cidade de Itabira, Minas Gerais, sob a perspectiva de seus colaboradores. Na metodologia empregada neste estudo, utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva quanto aos fins e pesquisa de campo quanto aos meios. O universo de pesquisa foi constituído pelas instituições privadas de ensino superior de Minas Gerais. O critério de amostragem escolhido foi o não probabilístico, por acessibilidade e por tipicidade, o que definiu como amostra a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI). Utilizando-se como instrumento para coleta de dados, entrevista semiestruturada focalizada a três gestores e três professores, além de utilizar para verificação dos dados coletados, a análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa foram; o mapeamento do conceito de informação e de conhecimento entre os sujeitos da pesquisa; identificação dos tipos e aplicações da informação e do conhecimento na Instituição, o que possibilitou, por meio da análise, confrontar os dados colhidos com a literatura presente neste estudo, com as percepções dos respondentes, demonstrando similaridade entre eles. Por fim, foi possível observar que, a partir das informações obtidas, os sujeitos de pesquisa chegam a considerações bastante próximas daquelas preconizadas pelos autores da literatura pesquisada, embora sucintamente, definem a informação como algo que deriva dos dados, que contextualizados resultam em significados/informações e o conhecimento como processo de conhecer, criar e fazer sentido.</span></span></p> Gilberto Braga Pereira, Mateus Camargos Viana, Solange Madalena Souza Macedo, Ionara Houry Heizer Copyright (c) 2021 Gilberto Braga Pereira, Mateus Camargos Viana, Solange Madalena Souza Macedo, Ionara Houry Heizer https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/25395 Qui, 14 Out 2021 15:38:01 -0300 Apresentação Dossier IV Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (Rede GIC) https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/24130 <p>É com grande alegria que apresento esta edição especial da Revista Informação na Sociedade Contemporânea dedicada à publicação de trabalhos inicialmente expostos no IV Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (Rede GIC). Esse evento que tive a oportunidade de coordenar concomitantemente com o II Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (II SNGIC) e com a II Reunião dos Grupos de Pesquisa da Rede GIC foi realizado no formato on-line no período de 2 a 4 de setembro de 2020. Nesses dias, reuniram-se professores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais interessados na Gestão da Informação e do Conhecimento, a partir da perspectiva da Ciência da Informação e de áreas afins</p> Andrea Vasconcelos Carvalho Copyright (c) 2021 Andrea Vasconcelos Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/24130 Ter, 06 Abr 2021 12:53:44 -0300 Necessidade de Informação dos Gestores da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23418 <p>Estudo sobre as necessidades informacionais para a tomada de decisão de gestores escolares e do Sistema Estadual de Registros Escolares, sistema de informação para gestão escolar. Objetiva investigar as necessidades informacionais para tomada de decisão dos gestores da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Propõe como objetivos específicos: a) identificar as necessidades informacionais para tomada de decisão dos gestores da secretaria; b) categorizar as necessidades informacionais para tomada de decisão dos gestores da Secretaria de Estado da Educação; c) examinar se as necessidades informacionais dos gestores da Secretaria de Estado da Educação são atendidas pelo Sistema Estadual de Registros Escolares. Propõe desenvolver uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa e qualitativa com o uso do questionário e da entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Pretende contribuir para a melhor compreensão das necessidades informacionais dos gestores e reconhecimento se o sistema de informação utilizado atente essas necessidades.</p> <p>&nbsp;</p> Mires Mendes Carvalho, Paula Carina de Araújo Copyright (c) 2021 Mires Mendes Carvalho, Paula Carina de Araújo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23418 Ter, 06 Abr 2021 12:56:24 -0300 Gestão da informação de convênios entre universidades e fundações de apoio à pesquisa https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23412 <p>Diante de um cenário de crise econômica e verbas cada vez mais escassas para a educação e projetos de extensão e pesquisa, este trabalho visa investigar por que as Universidades devolvem parte dos recursos provenientes de convênios firmados com as agências de fomento à pesquisa e extensão. Tem como objetivo geral analisar as causas para a devolução dos recursos recebidos via convênios, especialmente das Universidades Públicas do Paraná com a Fundação Araucária. Quanto ao método, será uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Pretende-se realizar estudo de casos múltiplos e empregar as seguintes técnicas para a coleta de dados: entrevista, questionário e pesquisa documental. Suas principais contribuições será apontar as dificuldades encontradas pelas universidades em relação à execução dos convênios firmados com as fundações de apoio à pesquisa. Após análise dos fatores que prejudicam a execução e causam devoluções de recursos, a intenção é apresentar possíveis soluções que possam minimizar as dificuldades.</p> <p>&nbsp;</p> Edilaine de Azevedo Vieira, Taiane Ritta Coelho Copyright (c) 2021 Edilaine de Azevedo Vieira, Taiane Ritta Coelho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23412 Ter, 06 Abr 2021 12:57:48 -0300 A participação cidadã na perspectiva de uma cidade inteligente https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23424 <p>Este projeto se propõe a investigar o meio pelo qual gestores públicos procuram estreitar sua relação com os cidadãos em uma cidade inteligente, envolvê-los e aproximá-los da tomada de decisão. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto da participação cidadã na escolha das prioridades orçamentárias destinadas ao desenvolvimento da cidade de Curitiba, na perspectiva de uma cidade inteligente, utilizando para isso a plataforma de participação, <em>on line</em>, Fala Curitiba. O Fala Curitiba – Programa de Consulta Pública Municipal é o modelo de consultas públicas da Prefeitura Municipal de Curitiba, no qual a população participa de maneira decisiva da construção das peças orçamentárias do Município. Como o foco principal de discussão são as áreas da informação, tecnologia e gestão, a pesquisa será realizada por meio de um estudo de caso, utilizando uma abordagem com enfoque exploratório de forma descritiva e analítica dos fenômenos observados. Como resultados pretende-se demonstrar que a participação cidadã em plataformas tecnológicas busca um aumento da contribuição do cidadão, o seu engajamento na construção de políticas públicas, a proximidade e o entendimento das limitações orçamentárias de uma cidade inteligente. Contudo, será necessário demonstrar os benefícios e os desafios da implementação de uma plataforma de participação, visando a produção coletiva e os resultados obtidos, obtendo com isso a ampliação da participação popular, o empoderamento do cidadão em relação a tomada de decisão no governo e a ampliação do uso da tecnologia para todos.</p> Andrea Cristina Lima Duarte Ferreira, Taiane Ritta Coelho Copyright (c) 2021 Andrea Cristina Lima Duarte Ferreira, Taiane Ritta Coelho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23424 Ter, 06 Abr 2021 12:59:20 -0300 O Fluxo Informacional de Fake News baseadas em denúncias falsas para a destruição da vida privada e pública de cidadãos https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23420 <p>Se procura caracterizar o fluxo informacional em dois casos de <em>Fake News</em> baseadas em denúncias falsas para a destruição da vida pública e privada de cidadãos. O fluxo informacional de <em>Fake News</em> é um objeto de estudo específico da Gestão da Informação. O fluxo é considerado importante porque quando as <em>Fake News</em> aparecem, a circulação com sua velocidade, densidade, variedade, localização e alcance pode levar as vítimas a tomar decisões desacertadas. Por outro lado, propõe abordar as consequências que as Notícias Falsas trouxeram para a vida dessas pessoas e conhecer o processo de tomada de decisão que elas tiveram em cada etapa do processo. Espera-se analisar as <em>Fake News</em> baseadas em denúncias falsas; descrever o fluxo informacional das mesmas; narrar a vida das vítimas nos diferentes estágios de circulação das <em>Fake News</em>; identificar a tomada de decisão das vítimas em todos os períodos. A pesquisa faz parte do Paradigma Construtivista, Naturalista e Interpretativo. Possui um olhar teórico interdisciplinar descritivo baseado na área da Informação e da Comunicação. Pretende-se conhecer certos ecossistemas comunicativos e entender uma situação problemática. A pesquisa espera contribuir para aprofundar a área de circulação de notícias falsas com um trabalho que retorne na sociedade para melhorar a vida dos cidadãos no sistema democrático.</p> Álvaro Maximiliano Pino Coviello, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco Copyright (c) 2021 Álvaro Maximiliano Pino Coviello, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23420 Ter, 06 Abr 2021 13:00:50 -0300 A influência da inteligência de mercado no planejamento de uma cidade inteligente https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23421 <p>Com o surgimento de novas cidades inteligentes empresas evoluem seus processos, produtos e posicionamento de mercado com o intuito de aumentar vendas ou buscar parcerias que propiciem o desenvolvimento de seus negócios, porém quais serão as características desse novo mercado? Qual o perfil do novo consumidor? Será que prefeituras estão preparadas para auxiliar empresas a captarem a demanda gerada no processo de construção de uma cidade inteligente? Visando responder esses questionamentos conduzimos essa pesquisa exploratória com auxílio de dados abertos para nos mostrar quais as contribuições ou oportunidades que a inteligência de mercado poderá proporcionar ao cenário empreendedor de uma cidade inteligente.</p> André Luiz Gomes, Taiane Ritta Coelho Copyright (c) 2021 André Luiz Gomes, Taiane Ritta Coelho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23421 Ter, 06 Abr 2021 13:02:19 -0300 Proposta de um modelo de visualização de dados https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23416 <p><span style="font-family: sans-serif;">As atividades de Extensão das universidades alinham a teoria acadêmica à prática se comunicando diretamente com a sociedade por meio de ações que direta e indiretamente causam impacto social. Essas atividades são indissociáveis do Ensino e da Pesquisa. Os atuais indicadores de qualidade disponibilizados pelos órgãos regulatórios não revelam em sua maior parte o impacto da extensão na sociedade. Nessa perspectiva, propõe-se um Modelo de Visualização de Dados para demonstrar o impacto social das atividades de extensão, por meio da aplicação de estudo de caso único em uma universidade associada a metodologia Design Science Research, considerando as premissas de Campus Inteligentes e associação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O projeto busca contribuir com o avanço das discussões da importância do uso da visualização de dados na educação superior, demonstrar o impacto social da universidade para a sociedade, apoio aos gestores e tomadores de decisão e uma maior aproximação com a comunidade acadêmica e comunidade externa.</span></p> Rafael Ferreira dos Santos, Taiane Ritta Coelho Copyright (c) 2021 Rafael Ferreira dos Santos, Taiane Ritta Coelho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23416 Ter, 06 Abr 2021 13:04:03 -0300 Intelectuais em Diálogo https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/24732 <p>Recensão da obra <em>Construindo movimentos:</em> uma conversa em tempos de pandemia, de Angela Davis e Naomi Klein (2020).</p> Thamyris Rodrigues Muniz, Gustavo Tanus Copyright (c) 2021 Thamyris Rodrigues Muniz, Gustavo Tanus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/24732 Ter, 13 Jul 2021 18:55:39 -0300