v. 3 n. 1 (2020): Dossiê do Teatro Potiguar, Potiguar Theater Dossier: 10 anos do grupo Arkhétypos.

					Visualizar v. 3 n. 1 (2020): Dossiê do Teatro Potiguar, Potiguar Theater Dossier: 10 anos do grupo Arkhétypos.

O Dossiê temático Arkhétypos Grupo de Teatro: 10 anos de Pesquisa buscou receber artigos, resenhas de livros e de espetáculos que tivessem relação com as produções, artística, pedagógicas e científicas decorrentes das pesquisas desenvolvidas no Grupo. O Arkhétypos e? um Grupo de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Artes, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. E? coordenado por Robson Haderchpek, professor da Licenciatura em Teatro e do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Artes Cênicas da UFRN, e composto por estudantes e docentes desses cursos, além de contar com colaboradores de áreas afins.
Desde sua criação, em 2010, o Grupo atua nas áreas da pesquisa e da extensão, desenvolvendo processos criativos e produzindo espetáculos teatrais que almejam estabelecer proximidade na relação entre a sociedade e o meio acadêmico. Ao longo desses 10 anos de existência o Grupo Arkhétypos produziu onze espetáculos, tendo sido tema de cinco projetos de pesquisa, dezessete trabalhos de conclusão de curso, sete dissertações de mestrado, uma tese de doutorado, e três pesquisas de pós- doutorado, além de também ser tema de dois livros, três capítulos de livro e doze artigos científicos. O Grupo Arkhétypos trabalha na perspectiva do Teatro Ritual e as atividades desenvolvidas no Grupo são norteadas por uma metodologia de caráter empírico buscando valorizar ações de diálogo entre as produções acadêmicas e a sociedade local. O projeto, de natureza interdisciplinar, busca também criar um espaço de troca e de reflexão a partir do diálogo entre o teatro, a dança a música e as artes visuais Em novembro de 2019 aconteceu o primeiro “SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE
PESQUISA DO GRUPO ARKHÉTYPOS” reunindo pesquisadores de várias partes do Brasil, da Áustria e do México em seis mesas temáticas: Olhares sobre a Criação; Corpo, Jogo e Cultura Popular; Pedagogias da Cena; Diálogos Cenográficos; Afetos, Encontros e Sentidos; e Debates Decoloniais. O evento teve como principal objetivo promover um encontro entre pesquisadores que participaram dos processos de criação do Grupo Arkhétypos e organizar um material teórico específico sobre o tema.

Publicado: 12-06-2020

Artigos/Articles

Travessias em pesquisa/ Crossings in research