Foco e Escopo

A revista eletrônica Mneme é uma publicação semestral do Departamento de História da UFRN - CERES. Tem como foco reflexões acadêmicas sobre as sociedades humanas e suas representações a partir das Ciências Humanas. Os artigos encomendados pela revista têm prioridade na publicação. Artigos enviados espontaneamente poderão ser publicados caso sejam aprovados pelo Conselho Editorial. Em ambos os casos seguem-se as mesmas normas de avaliação expressas nas Diretrizes para Autores. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusivas de seus autores.

 

A Revista Mneme não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus fluxos. É um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira e internacional, de acesso aberto e totalmente gratuito. A revista está licenciada sob o Creative Commons (CC BY-ND 4.0).

Processo de Avaliação pelos Pares

Participam da revista cientistas reconhecidos por sua excelência acadêmica nas Ciências Humanas do Brasil e exterior.


Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores, especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos são enviados a dois ou mais especialistas, conforme a necessidade requerida pela temática, sem a identificação de autoria, como forma de garantir um parecer isento de qualquer influência.

 

Após a avaliação, se aprovados, os papers são encaminhados ao Conselho Editorial, que fará a seleção dos artigos a serem publicados. O processo de seleção de artigos para publicação envolve avaliação de dois ou mais especialistas, além dos membros do Conselho Editorial, cabendo ao Editor científico dirimir dúvidas, impasses e a decisão final sobre a edição.

Periodicidade

A revista eletrônica Mneme é uma publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece Acesso Aberto, isto é, livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial de saberes e de intercâmbio científico. Todo o conteúdo da revista Mneme, pois, está disponível para leitura sem custos e, imediatamente, após a publicação.

Periodicidade

A revista eletrônica Mneme é uma publicação semestral.

Indexadores

Latindex – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Cientificas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

Diadorim – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras 

Portal de Periódicos da CAPES 

EZ3 - Electronic Journals Library da Universität Regensburg 

DOAJ - Directory of Open Access Journals