https://periodicos.ufrn.br/odisseia/issue/feed Revista Odisseia 2024-04-05T11:38:34-03:00 Samuel Anderson de Oliveira Lima revistaodisseia2016@gmail.com Open Journal Systems <p style="margin: 0px;">A Odisseia é uma publicação eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos originais e inéditos relacionados à Língua(gem) e ao seu Ensino, abrangendo, dessa forma, áreas como Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Literatura Comparada, Ensino de Línguas e/ou Literaturas. </p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Linguística e Literatura <strong>Qualis/CAPES</strong>:A2 <strong>e-ISSN</strong>:1983-2435 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:revistaodisseia2016@gmail.com" target="_blank" rel="noopener">revistaodisseia2016@gmail.com</a></p> https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/31867 A escrita de si em Deuses Econômicos de Dyonélio Machado 2023-09-22T14:41:31-03:00 Jonas Kunzler Moreira Dornelles jkdornelles@hotmail.com <p>Buscando contribuir para um horizonte de reconfiguração crítica da historiografia de Dyonélio Machado, o presente artigo investiga na obra <em>Deuses Econômicos </em>(1976) a relação das personagens com a imagem de si que transmitem por via das próprias correspondências. Através de uma análise detalhada do papel ocupado pelas cartas no romance, e a prática que Michel Foucault (1992) chamou de escrita de si, pode-se encontrar elementos indicativos sobre como Dyonélio Machado considerava seu próprio trabalho de construção de uma posteridade literária. É de se destacar que alguns dos principais autores citados por Foucault em seu texto (como Sêneca) aparecem citados em <em>Deuses Econômicos</em>, o que indica a relevância de se estabelecer essa relação. Retornamos assim a esse texto que tomou dez anos de pesquisa em Antiguidade clássica por parte de Dyonélio Machado, sugerindo uma originalidade reflexiva a respeito das práticas de criação de uma imagem de si. Essa análise crítica poderia oferecer subsídios para uma investigação historiográfica sobre o escritor, que difere das concepções que consideram sua produção literária como mera expressão irrefletida de suas memórias traumáticas.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Odisseia https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/31490 Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos – o percurso de balas pedidas: o diálogo entre a notícia e o conto literário 2023-08-14T16:39:18-03:00 Wagner Araujo wagsants@yahoo.com.br <p>Este artigo visa promover reflexões acerca dos elementos intertextuais que dialogam tematicamente e estabelecem influência na construção do projeto ficcional do conto “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos” da autora Conceição Evaristo, advindos do gênero notícia. Para tanto, nos valemos da análise do conto em diálogo com a temática evidenciada nas notícias de jornais circunscritas aos eventos ocasionados por balas perdidas. Por meio de uma abordagem qualitativa e metodologia teórico-analítica-comparativa, objetiva-se propor um modelo de leitura acerca da relação intertextual entre a notícia e o conto literário, considerando seus aspectos convergentes (unidade, meio de veiculação de origem) e divergentes no que se refere à ordem, objetividade e linguagem usada no modo de retratar a realidade e discutir, por meio do diálogo entre os gêneros textuais, aspectos que mobilizaram uma escrita voltada ao universo infantil e de inocência no contexto violento da periferia.</p> <p> </p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Odisseia https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/31783 "Eu vos digo, manas": reflexões sobre a subalternidade feminina em Novas cartas portuguesas 2024-01-19T13:27:18-03:00 Maria da Conceição Matos Flores conflores.natal@gmail.com <p>Este texto visa refletir sobre seis histórias de mulheres vítimas de subalternidade narradas nas <em>Novas cartas portuguesas, </em>romance escrito pelas Três Marias – Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Partindo das <em>Cartas portuguesas</em>, de Mariana Alcoforado, freira que viveu em Beja no século XVII, as Três Marias constroem um romance inovador que dialoga com o da freira, porém enquanto as <em>Cartas </em>Portuguesas foram publicadas em França, em 1699, anonimamente, estas <em>Novas cartas</em> foram editadas em Portugal, em 1972, e apresentam uma autoria coletiva declarada, mas não identificada As histórias analisadas neste ensaio mostram que a subalternidade feminina se apresenta de diversas formas, que têm em comum o poder de inferiorizar a mulher e de lhe retirar a liberdade e a autoestima. Esta reflexão ancora-se em teóricos como Pierre Bourdieu (1999; 2001), Michelle Perrot (2005), Gayatri Spivak (2010) e Virginia Woolf (2014).</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Odisseia https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/31620 Proposta de uma sequência expandida com o conto "The story of the good little boy", de Mark Twain, em aulas de língua inglesa na escola pública 2023-03-18T15:41:53-03:00 Tito Matias-Ferreira Júnior tito.matias@ifrn.edu.br Gisana Karen Araújo Costa Lira gisanakarencosta@gmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de projeto com o conto “The Story of The Good Little Boy” (1875), de Mark Twain, seguindo a proposta da Sequência Expandida de Rildo Cosson (2006), com atividades para outros professores de línguas que também anseiam trabalhar literatura em suas aulas e buscam alternativas possíveis para isso. Neste trabalho, é feita uma reflexão acerca da importância da literatura na sala de aula, bem como do papel do professor no fomento à formação de jovens leitores críticos, além de descrever as atividades propostas no modelo de projeto. Reflete-se, também, sobre os resultados observados durante e após sua realização. Por fim, esta investigação foi desenvolvida no intuito de reforçar a importância de se trabalhar com literatura nas aulas de línguas, reconhecendo o papel fundamental da literatura na vida do estudante.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Odisseia https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/32596 Cora Coralina e a modernidade humanitária de “Todas as vidas” 2023-11-07T11:28:44-03:00 Paulo Antônio Vieira Júnior pauloantvie@ufg.br Glauciane Rodrigues da Silva glaucianer@yahoo.com.br <p>Este estudo parte da fortuna crítica de Cora Coralina, que considerou traços modernos e modernistas na obra da autora, para investigar o discurso humanitário constituído no poema “Todas as vidas”, do livro <em>Poemas dos becos de Goiás e estórias mais</em>. A leitura leva em consideração uma tendência da literatura moderna que toma posição diante das injustiças sociais e reverte estigmas da subalternidade, revelando a má consciência do mundo. As análises notam, ainda, a convergência da poesia de Cora com a ressublimação contida em <em>Flores do mal</em>, de Charles Baudelaire (1985). Nossas reflexões se valem das seguintes formulações teórico-críticas: Sebástian Joachin (1999), Goiandira Ortiz de Camargo (2002; 2006), Darcy Denófrio (2006, 2017), Flávio Camargo (2018) Heloisa Marques Miguel (2006), Hugo Friedrich (1978), Antonio Candido (2011) e Gayatri Spivak (2010), dentre outros/as.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Odisseia https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34635 QuaREPE: assimetrias nas representações (inter)culturais do mundo lusófono 2024-04-05T11:38:34-03:00 Marcelo da Silva Amorim marcsamorim@gmail.com Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa ricardoalex_78@hotmail.com Brenda Louise Ferreira brendalferreira@hotmail.com <p>Neste artigo, pretendemos apresentar uma análise de natureza qualitativa e descritiva acerca de como o <em>Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro</em> (QuaREPE) trata as questões da diversidade cultural e da interculturalidade. É importante salientar que, nas últimas décadas, discute-se muito acerca da importância de se desenvolver uma competência intercultural nos aprendentes de língua estrangeira. Entretanto, nas práticas educativas e nos materiais didáticos, a implantação desses preceitos ainda não é uma realidade. Diante disso, afloram os questionamentos de como o QuaREPE lida com a questão cultural e em que medida o documento é, de fato, intercultural. Objetivamos, portanto, analisar se o QuaREPE realmente estabelece um diálogo intercultural entre os aprendentes, reconhecendo as diversidades culturais. Para tanto, tabulamos todos os comandos das sugestões de trabalho constantes do <em>QuaREPE – Tarefas, Actividades, Exercícios e Recursos para Avaliação</em>, analisando mais detalhadamente três propostas de atividades. Nosso aporte teórico é constituído por autores como Kramsch (1998); Byram, Gribkova e Starkey (2002); Bennett (2013); e Agar (1994), dentre outros. Como resultado preliminar, apontamos que o <em>QuaREPE – Documento Orientador</em> adota uma perspectiva eurocêntrica, promovendo unicamente a cultura portuguesa e deixando de lado as representações do restante do mundo lusófono. Trata-se, portanto, de um documento que apresenta práticas malsucedidas no que respeita ao desenvolvimento efetivo de uma conscientização intercultural.</p> 2024-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Odisseia