A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS QUALITATIVOS NA FISIOTERAPIA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INTERNACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n1ID37555

Resumo

Introdução: A complexidade dos fenômenos de saúde e a individualidade dos pacientes demandam abordagens que capturem a riqueza das experiências humanas, as percepções e os contextos sociais. É nesse cenário que os estudos qualitativos se destacam, fornecendo insights valiosos que complementam os dados quantitativos e oferecendo uma visão holística do cuidado em saúde. Objetivo: Refletir sobre as experiências vivenciadas durante a disciplina "Prioridades de Pesquisa Científica em Avaliação e Manejo Fisioterapêutico", destacando a importância dos estudos qualitativos nos âmbitos clínicos e de pesquisa na fisioterapia, e relatar como a orientação de uma professora internacional contribuiu para uma compreensão mais profunda e diversificada dessas metodologias. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da disciplina ministrada no segundo semestre de 2024, no curso de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conduzida por uma professora convidada da Espanha. Resultados: No presente estudo, foram descritas e analisadas as etapas da disciplina de metodologia qualitativa, enfocando as perspectivas, aprendizados e implicações práticas na formação profissional. Os resultados obtidos evidenciam a significância das contribuições dessa vivência para o crescimento acadêmico e profissional, destacando a importância dos estudos qualitativos nos âmbitos clínico e de pesquisa na fisioterapia. No entanto, salienta-se a necessidade de incorporar ou revisar elementos curriculares, visando promover uma integração mais aprofundada entre as dimensões teóricas e práticas no preparo dos alunos para a pesquisa qualitativa e a docência. Conclusões: A disciplina reforçou a relevância dos métodos qualitativos na fisioterapia, evidenciando como eles proporcionam uma compreensão mais profunda das experiências dos pacientes. A orientação internacional enriqueceu a formação, destacando a necessidade de integrar essas metodologias na prática e pesquisa para melhorar a qualidade dos cuidados prestados.

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Biografia do Autor

Weslley Barbosa Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Paloma Cristina Alves de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fisioterapeuta formada pela UFRN e Mestre em Neuroengenharia pelo IIN-ELS. Atualmente, é Doutoranda em Ciências da Saúde na UFRN e pesquisadora colaboradora no IIN-ELS, com foco em neuromodulação não invasiva e neuroreabilitação.

Thiago Anderson Brito de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fisioterapeuta pela UFRN, com residência em Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência pelo CEPS/ISD e Mestrado em Neuroengenharia pelo IIN-ELS/ISD, focado em neuromodulação não invasiva e interface cérebro-máquina. Membro do Grupo de Pesquisa em Neuromodulação Clínica (NeuroClin).

Clarissa Fernandes Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fisioterapeuta pela UFRN e mestranda em Fisioterapia na mesma instituição, com foco em "Avaliação e Intervenção no Sistema Nervoso". Tem experiência em pesquisa e extensão sobre Doença de Parkinson, AVC e ELA, e integra o Projeto AGruPar. Possui formação em Pilates Básico e Intermediário pelo CIRP.

Silvana Loana De Oliveira Sousa, Instituto Murciano de Investigación Biosanitaria (IMIB)

Research Group Fisioterapia y Discapacidad, Instituto Murciano de Investigación Biosanitaria (IMIB), Murcia, Spain; Departament of Physical Therapy, University of Murcia, Spain.

Patrícia Angélica de Miranda Silva Nogueira, UFRN

Possui Graduação em Fisioterapia pela UFRN, Especialização em Fisioterapia Respiratória e Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, e Doutorado em Ciências Aplicadas à Cardiologia pela UNIFESP. Foi professora Adjunta na UFPB e atualmente é professora Associada na UFRN, orientando mestrado e doutorado no programa de Pós-Graduação em Fisioterapia.

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Publicado

29-04-2025

Como Citar

SALES, Weslley Barbosa; OLIVEIRA, Paloma Cristina Alves de; ARAÚJO, Thiago Anderson Brito de; BEZERRA, Clarissa Fernandes; SOUSA, Silvana Loana De Oliveira; NOGUEIRA, Patrícia Angélica de Miranda Silva. A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS QUALITATIVOS NA FISIOTERAPIA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INTERNACIONAL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.21680/2446-7286.2025v11n1ID37555. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/37555. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência