A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS QUALITATIVOS NA FISIOTERAPIA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n1ID37555Resumo
Introdução: A complexidade dos fenômenos de saúde e a individualidade dos pacientes demandam abordagens que capturem a riqueza das experiências humanas, as percepções e os contextos sociais. É nesse cenário que os estudos qualitativos se destacam, fornecendo insights valiosos que complementam os dados quantitativos e oferecendo uma visão holística do cuidado em saúde. Objetivo: Refletir sobre as experiências vivenciadas durante a disciplina "Prioridades de Pesquisa Científica em Avaliação e Manejo Fisioterapêutico", destacando a importância dos estudos qualitativos nos âmbitos clínicos e de pesquisa na fisioterapia, e relatar como a orientação de uma professora internacional contribuiu para uma compreensão mais profunda e diversificada dessas metodologias. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da disciplina ministrada no segundo semestre de 2024, no curso de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conduzida por uma professora convidada da Espanha. Resultados: No presente estudo, foram descritas e analisadas as etapas da disciplina de metodologia qualitativa, enfocando as perspectivas, aprendizados e implicações práticas na formação profissional. Os resultados obtidos evidenciam a significância das contribuições dessa vivência para o crescimento acadêmico e profissional, destacando a importância dos estudos qualitativos nos âmbitos clínico e de pesquisa na fisioterapia. No entanto, salienta-se a necessidade de incorporar ou revisar elementos curriculares, visando promover uma integração mais aprofundada entre as dimensões teóricas e práticas no preparo dos alunos para a pesquisa qualitativa e a docência. Conclusões: A disciplina reforçou a relevância dos métodos qualitativos na fisioterapia, evidenciando como eles proporcionam uma compreensão mais profunda das experiências dos pacientes. A orientação internacional enriqueceu a formação, destacando a necessidade de integrar essas metodologias na prática e pesquisa para melhorar a qualidade dos cuidados prestados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ciência Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.
Português (Brasil)
English
Español (España)







