https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/issue/feed Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão 2024-04-14T12:32:54-03:00 Dr. Francisco Igo Leite Soares igo.leite@ufrn.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão (Repege)</strong>, é um periódico do Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração da <strong>Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó – Felcs da UFRN, </strong>com versão exclusivamente eletrônica, e publicação continua (<em>Rolling pass)</em>. Foi criada com os objetivos de: dar publicidade a produção cientí­fica das universidades brasileiras, relacionada predominantemente ao campo da gestão; estimular o debate acadêmico sobre as dimensões do ensino, pesquisa e extensão em gestão, valorizando os diálogos inter e multidisciplinares; e, contribuir, para proposições de modelos de intervenção, pública ou privada, de natureza sustentável aos pilares basilares da Universidade. A <strong>Repege</strong> é um periódico com produções pluralistas e publica trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empí­ricas, relacionadas predominantemente ao ensino, pesquisa e extensão em gestão. `Possui colaboradores nacionais e estrangeiros e um Conselho Editorial, composto por várias instituições e regiões do país.</p> https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/33628 Administração Pública Sem Papel: O Sistema Eletrônico de Informações – Sei, Sua Gestão d Importância do Processo de Desburocratização e Modernização da Administração Pública. 2023-08-31T18:30:49-03:00 SERGIO RICARDO ALMEIDA DA HORA sergioricardo.arqui@gmail.com <p>Essa pesquisa buscou ressaltar a importância do Sistema Eletrônico de Informações - SEI para maior celeridade no atendimento aos serviços prestados pela Administração Pública e a importância do arquivista a frente da gestão do sistema para evitar um “caos” digital e possíveis perdas de arquivos digitais. O artigo disserta, portanto, sobre o sistema, a sustentabilidade na administração pública e o posicionamento do profissional arquivista antemão a essa nova era, a dos sistemas informatizados e dos arquivos digitais. Os dados aparentam que o Sistema Eletrônico de Informações - SEI, está tendo uma aceitação muito positiva por parte de seus usuários e que é importante o arquivista ter posição de destaque na sua gestão.&nbsp; Este artigo foi apresentado na data de 01/03/2018, como Trabalho de Conclusão de Curso, requisito exigido para obtenção do nível de Especialista em Gestão Pública à Faculdade Educacional da Lapa – FAEL e foi destacado pela banca para a publicação em periódico.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/33854 A Jornada de Compras das Consumidoras a Partir das Digital Influencers no Segmento de Maquiagem 2023-11-06T15:56:07-03:00 Janayna Souto Leal leal.janayna@gmail.com Thayná Ferreira Lacerda thaynalacerda11@gmail.com <p>Segmento que vem ganhando destaque no mercado, a maquiagem tornou-se um campo de atuação para <em>digital influencers</em>, impactando na jornada de compras das consumidoras. Logo, o presente estudo objetivou, analisar a percepção das consumidoras acerca do papel das <em>digital influencers</em> na jornada de compras no segmento de maquiagem. Metodologicamente, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas com 22 mulheres. O método escolhido foi análise de conteúdo e as categorias analisadas foram: O processo da jornada de compras; O papel das <em>digital influencers</em>; A maquiagem e o seu uso. Os resultados evidenciaram que as <em>digital influencers</em> de maquiagem tem poder de decisão na compra com as consumidoras. Concluindo, nota-se que as influencers possuem relevância no setor, como a busca por perfis de maquiagem na hora da compra os <em>publiposts </em>direcionados à determinadas marcas, causam influência na compra por produtos de maquiagem.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35004 Analise de Fatores Preditivos para os Retornos de Ações Brasileiras: Um Estudo de Determinantes Econômicos e Financeiros 2024-03-11T15:08:16-03:00 Thiago Petchak Gomes petchakgomes@hotmail.com <p>Este artigo tem como objetivo analisar um modelo alternativo ao CAPM testando se os seguintes determinantes econômicos e financeiros também podem ser uma boa forma de prever o retorno esperado das ações das empresas brasileiras de capital aberto: 1) elasticidade-renda da demanda; 2) grau de alavancagem operacional; 3) grau de alavancagem financeira; 4) os seis tipos de balanços, segundo o Modelo Dinâmico; 5) e a elasticidade da demanda da taxa de juros. Após a execução de quinze modelos de regressão linear com diferentes combinações dos determinantes sugeridos, os resultados indicaram que a elasticidade da demanda da taxa de juros foi o melhor determinante para calcular o retorno anual das ações das empresas brasileiras de capital aberto (de 2010 a 2019), em comparação com os demais quatro determinantes.</p> 2024-03-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35207 Educação Financeira: Influência nas Decisões de Consumo, Investimento e Poupança de Docentes 2024-03-24T17:19:23-03:00 BRUNO DE MEDEIROS MOURA brunomedm@outlook.com VALDEMIR GALVÃO DE CARVALHO professorvaldemir@hotmail.com TARSO PEREIRA prof_tarso_rocha@yahoo.com.br ANDREA CRISTINA SANTOS DE JESUS andreasjesus.ufrn@gmail.com <p>O presente estudo investigou a influência da educação financeira nas decisões de consumo, investimento e poupança dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo, sendo utilizado questionário em escala de <em>Likert </em>aplicado no <em>google forms</em>, e no tratamento e na análise de dados foram realizados no <em>google forms </em>e no <em>software </em>Gretl 2020a. Os resultados sugerem que o nível de educação financeira dos docentes do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UFRN é mais elevado para as questões relativas às decisões de consumo e poupança do que para as decisões de investimentos. Em relação as decisões de consumo os docentes apresentaram maior nível em buscar informações sobre os produtos, avaliar fatores situacionais que possam interferir na decisão de compra, pesquisar por fornecedores e/ou custos, e planejar antes de comprar. Não há grande diferença nos resultados expressos entre os grupos. Exceto, para a compreensão acerca de indicadores econômicos e indivíduos que compraram produto(s) por impulso e nunca usaram. Em relação às decisões de poupança se destacam o hábito de acompanhar gastos mensais e o de planejar poupança mensalmente de parte dos &nbsp;rendimentos para realizar viagens ou despesas eventuais. Os grupos foram semelhantes &nbsp;nas suas decisões, apontando para um nível de educação financeira alinhada às decisões de poupança. Contudo, os professores do grupo II, tendem a investir após acumular um montante significativo e aplicar de uma única vez, enquanto o grupo I, está propenso a fazer várias pequenas aplicações. Nas decisões de Investimentos os docentes apresentam menor nível de educação financeira nas questões relativas a experiência/conhecimento dos &nbsp;produtos e serviços no mercado financeiro.</p> 2024-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35335 Análise das estratégias de marketing essenciais para o êxito das marcas de moda 2024-02-26T19:43:17-03:00 Matheus Lima de Araujo matheusslimaa00@gmail.com Adeliane Marques Soares adelianeengpro@gmail.com Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara jessicacamara.eq@gmail.com Eduardo Heliodoro Arruda eharruda@hotmail.com Danylo de Araújo Viana danylo.viana@unesp.br <p>O marketing emerge como um conjunto de atividades estratégicas com o propósito de alcançar seus objetivos e, consequentemente, obter o reconhecimento por parte de seu público, assegurando, assim, o êxito no mercado. Dessa forma, existe uma busca contínua por parte das empresas em alcançar a realização de ações de marketing eficazes que direcionam seus negócios. No âmbito do mercado da moda, essa preocupação é amplificada, pois o sucesso de uma marca no mundo fashion deriva, em grande parte, do renome e da reputação que ela constrói em sua audiência-alvo. Com o objetivo de compreender esse segmento de mercado, o presente estudo tem como propósito analisar e comparar as estratégias de marketing empregadas por duas renomadas marcas de moda, ZARA e FARM. Para isso, foi utilizada uma metodologia exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, que faz uso de uma análise documental para a definição das ações de marketing adotadas nos critérios de proposta de valor, branding, visual merchandising, endomarketing, marketing de relacionamento e parcerias-chave. Com isso, essa pesquisa obteve como resultado uma visão panorâmica, que possibilita identificar como cada uma das estratégias de marketing opera dentro dessas marcas de renome. Além disso, foram apresentadas as características desenvolvidas pelas empresas, fruto de seu posicionamento de marca e definição do público-alvo. Desta forma, pode-se concluir que entendimento e o correto direcionamento das estratégias de marketing de moda é de suma importância para a obtenção sucesso no mercado.</p> 2024-03-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35566 MÉTODO OKR X KIMETSU NO YAIBA: 2024-04-01T12:07:57-03:00 João Tomé de Sousa Neto netojoaotome@alu.ufc.br Diego de Queiroz Machado diegomachado@ufc.br <p>Essa análise de arte sequencial tem como objetivo comparar as ações realizadas pelos membros da organização chamada “Exterminadores de <em>Onis</em>”, presente no mangá Kimetsu no Yaiba da autora Koyoharu Gotōge, com teorias a respeito do planejamento estratégico, com foco na metodologia O<em>bjective and Key-Results </em>(<em>OKR</em>), de maneira a entender a abrangência teórica desse tema e a importância de analisar obras infanto-juvenis sob ópticas mais críticas e acadêmicas, devido a necessidade de democratização do conhecimento a partir da análise de obras de maior alcance e de mais fácil acesso para o público geral. A construção dessa análise baseia-se na abordagem qualitativa e em revisão bibliográfica de produções acerca do tema de planejamento estratégico além de recortes narrativos da obra em questão a ser analisada, de maneira a garantir o estabelecimento dessa mídia como uma forma de compreensão dos assuntos ligados a gestão, especificamente o método OKR e o planejamento estratégico.</p> 2024-04-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35600 Condições de Recrutamento e Seleção em um Grupo de Micro e Pequenas Empresa no Município de Currais Novos/RN. 2024-04-14T12:32:54-03:00 William Sbrama Perressim williamcapi@hotmail.com Amanda Layane Pereira Machado amanda.layane.702@ufrn.edu.br Vanesca Kerly da Silva Delgado vanescadelgado02@gmail.com <p>Esse estudo tem como objetivo investigar e discutir os processos de recrutamento e seleção (R&amp;S) em micro e pequenas empresas (MPE) localizadas no munícipio de Currais Novos/RN, apontando a aderência com as práticas recomendadas da área e destacando as barreiras constatadas. O esquema metodológico recorre a aplicação de um questionário estruturado em cinco empresas locais, caracterizando então um estudo de casos múltiplos, as entrevistas e demais levantamentos ocorreram de forma presencial. Em seguida os achados foram discutidos de forma quantitativa a luz da literatura pertinente. Os resultados indicam, para a etapa do recrutamento, o uso de redes sociais como principal fonte, satisfação dos entrevistados quanto a qualidade, quantidade e resultados do processo. Já quanto aos limitadores destaca-se a falta de profissional de recursos humanos e o desconhecimento técnico do processo.&nbsp; Avançando para a seleção, a maioria das empresas apresenta um fluxo definido, a técnica mais utilizada é a entrevista, seguida de provas e testes. &nbsp;Os resultados da seleção são em sua maioria satisfatórios. Tem destaque a falta de profissionais de recursos humanos e a qualidade insatisfatória dos candidatos, como limitadores.&nbsp; Os achados permitem concluir que as empresas investigadas apresentam condições adequadas no processo de recrutamento e seleção, mesmo diante de limitadores.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão