https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/issue/feed Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão 2024-05-27T14:13:47-03:00 Dr. Francisco Igo Leite Soares igo.leite@ufrn.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão (Repege)</strong>, é um periódico do Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração da <strong>Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó – Felcs da UFRN, </strong>com versão exclusivamente eletrônica, e publicação continua (<em>Rolling pass)</em>. Foi criada com os objetivos de: dar publicidade a produção cientí­fica das universidades brasileiras, relacionada predominantemente ao campo da gestão; estimular o debate acadêmico sobre as dimensões do ensino, pesquisa e extensão em gestão, valorizando os diálogos inter e multidisciplinares; e, contribuir, para proposições de modelos de intervenção, pública ou privada, de natureza sustentável aos pilares basilares da Universidade. A <strong>Repege</strong> é um periódico com produções pluralistas e publica trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empí­ricas, relacionadas predominantemente ao ensino, pesquisa e extensão em gestão. `Possui colaboradores nacionais e estrangeiros e um Conselho Editorial, composto por várias instituições e regiões do país.</p> https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/33628 Administração Pública Sem Papel: O Sistema Eletrônico de Informações – Sei, Sua Gestão d Importância do Processo de Desburocratização e Modernização da Administração Pública. 2023-08-31T18:30:49-03:00 SERGIO RICARDO ALMEIDA DA HORA sergioricardo.arqui@gmail.com <p>Essa pesquisa buscou ressaltar a importância do Sistema Eletrônico de Informações - SEI para maior celeridade no atendimento aos serviços prestados pela Administração Pública e a importância do arquivista a frente da gestão do sistema para evitar um “caos” digital e possíveis perdas de arquivos digitais. O artigo disserta, portanto, sobre o sistema, a sustentabilidade na administração pública e o posicionamento do profissional arquivista antemão a essa nova era, a dos sistemas informatizados e dos arquivos digitais. Os dados aparentam que o Sistema Eletrônico de Informações - SEI, está tendo uma aceitação muito positiva por parte de seus usuários e que é importante o arquivista ter posição de destaque na sua gestão.&nbsp; Este artigo foi apresentado na data de 01/03/2018, como Trabalho de Conclusão de Curso, requisito exigido para obtenção do nível de Especialista em Gestão Pública à Faculdade Educacional da Lapa – FAEL e foi destacado pela banca para a publicação em periódico.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/33854 A Jornada de Compras das Consumidoras a Partir das Digital Influencers no Segmento de Maquiagem 2023-11-06T15:56:07-03:00 Janayna Souto Leal leal.janayna@gmail.com Thayná Ferreira Lacerda thaynalacerda11@gmail.com <p>Segmento que vem ganhando destaque no mercado, a maquiagem tornou-se um campo de atuação para <em>digital influencers</em>, impactando na jornada de compras das consumidoras. Logo, o presente estudo objetivou, analisar a percepção das consumidoras acerca do papel das <em>digital influencers</em> na jornada de compras no segmento de maquiagem. Metodologicamente, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas com 22 mulheres. O método escolhido foi análise de conteúdo e as categorias analisadas foram: O processo da jornada de compras; O papel das <em>digital influencers</em>; A maquiagem e o seu uso. Os resultados evidenciaram que as <em>digital influencers</em> de maquiagem tem poder de decisão na compra com as consumidoras. Concluindo, nota-se que as influencers possuem relevância no setor, como a busca por perfis de maquiagem na hora da compra os <em>publiposts </em>direcionados à determinadas marcas, causam influência na compra por produtos de maquiagem.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35004 Analise de Fatores Preditivos para os Retornos de Ações Brasileiras: Um Estudo de Determinantes Econômicos e Financeiros 2024-03-11T15:08:16-03:00 Thiago Petchak Gomes petchakgomes@hotmail.com <p>Este artigo tem como objetivo analisar um modelo alternativo ao CAPM testando se os seguintes determinantes econômicos e financeiros também podem ser uma boa forma de prever o retorno esperado das ações das empresas brasileiras de capital aberto: 1) elasticidade-renda da demanda; 2) grau de alavancagem operacional; 3) grau de alavancagem financeira; 4) os seis tipos de balanços, segundo o Modelo Dinâmico; 5) e a elasticidade da demanda da taxa de juros. Após a execução de quinze modelos de regressão linear com diferentes combinações dos determinantes sugeridos, os resultados indicaram que a elasticidade da demanda da taxa de juros foi o melhor determinante para calcular o retorno anual das ações das empresas brasileiras de capital aberto (de 2010 a 2019), em comparação com os demais quatro determinantes.</p> 2024-03-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35207 Educação Financeira: Influência nas Decisões de Consumo, Investimento e Poupança de Docentes 2024-03-24T17:19:23-03:00 BRUNO DE MEDEIROS MOURA brunomedm@outlook.com VALDEMIR GALVÃO DE CARVALHO professorvaldemir@hotmail.com TARSO PEREIRA prof_tarso_rocha@yahoo.com.br ANDREA CRISTINA SANTOS DE JESUS andreasjesus.ufrn@gmail.com <p>O presente estudo investigou a influência da educação financeira nas decisões de consumo, investimento e poupança dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo, sendo utilizado questionário em escala de <em>Likert </em>aplicado no <em>google forms</em>, e no tratamento e na análise de dados foram realizados no <em>google forms </em>e no <em>software </em>Gretl 2020a. Os resultados sugerem que o nível de educação financeira dos docentes do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UFRN é mais elevado para as questões relativas às decisões de consumo e poupança do que para as decisões de investimentos. Em relação as decisões de consumo os docentes apresentaram maior nível em buscar informações sobre os produtos, avaliar fatores situacionais que possam interferir na decisão de compra, pesquisar por fornecedores e/ou custos, e planejar antes de comprar. Não há grande diferença nos resultados expressos entre os grupos. Exceto, para a compreensão acerca de indicadores econômicos e indivíduos que compraram produto(s) por impulso e nunca usaram. Em relação às decisões de poupança se destacam o hábito de acompanhar gastos mensais e o de planejar poupança mensalmente de parte dos &nbsp;rendimentos para realizar viagens ou despesas eventuais. Os grupos foram semelhantes &nbsp;nas suas decisões, apontando para um nível de educação financeira alinhada às decisões de poupança. Contudo, os professores do grupo II, tendem a investir após acumular um montante significativo e aplicar de uma única vez, enquanto o grupo I, está propenso a fazer várias pequenas aplicações. Nas decisões de Investimentos os docentes apresentam menor nível de educação financeira nas questões relativas a experiência/conhecimento dos &nbsp;produtos e serviços no mercado financeiro.</p> 2024-04-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35291 Uso de Jogos de Empresas em Gestão de Projetos com Estudantes de Engenharia da Faculdade de Engenharia da FAT/UERJ 2024-02-26T19:38:52-03:00 Humberto Reis dos Santos-Souza humberto.souza@ifrj.edu.br <p>Objetivo do trabalho é analisar os efeitos da aplicação do Programa de Aprendizagem Vivencial em Gestão de Projetos na Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FAT/UERJ. Para tanto, construiu-se o programa baseando-se nos pressupostos dos jogos de empresas e da Teoria da Aprendizagem Vivencial. O estudo (de natureza qualitativa e exploratória) utilizou como técnicas a pesquisa participante e o levantamento por meio de entrevistas, posteriormente analisadas por análise de conteúdo. A partir do caso de duas incubadoras, a aplicação ocorreu em uma incubadora da UERJ. O modelo lógico de Kriz e Hense (2006) norteou a construção e avaliação do programa. O programa apresenta qualidade satisfatória segundo o modelo lógico de Kriz e Hense (2006) permitindo a vivência em gestão de projetos que ultrapasse os limites do planejamento envolvendo: tomada de decisão sob risco e incerteza; percepção das relações de causa e efeito; transposição da teoria à prática. As desvantagens tangenciam o tempo de aplicação, material didático e funcionamento do simulador. O programa contribui à formação de engenheiros e gerentes de empresas incubadas na gestão de um projeto desse tipo. O modelo pode ser utilizado para adaptação do programa em outras incubadoras e para o ensino de gestão de projetos.</p> 2024-05-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35335 Análise das estratégias de marketing essenciais para o êxito das marcas de moda 2024-02-26T19:43:17-03:00 Matheus Lima de Araujo matheusslimaa00@gmail.com Adeliane Marques Soares adelianeengpro@gmail.com Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara jessicacamara.eq@gmail.com Eduardo Heliodoro Arruda eharruda@hotmail.com Danylo de Araújo Viana danylo.viana@unesp.br <p>O marketing emerge como um conjunto de atividades estratégicas com o propósito de alcançar seus objetivos e, consequentemente, obter o reconhecimento por parte de seu público, assegurando, assim, o êxito no mercado. Dessa forma, existe uma busca contínua por parte das empresas em alcançar a realização de ações de marketing eficazes que direcionam seus negócios. No âmbito do mercado da moda, essa preocupação é amplificada, pois o sucesso de uma marca no mundo fashion deriva, em grande parte, do renome e da reputação que ela constrói em sua audiência-alvo. Com o objetivo de compreender esse segmento de mercado, o presente estudo tem como propósito analisar e comparar as estratégias de marketing empregadas por duas renomadas marcas de moda, ZARA e FARM. Para isso, foi utilizada uma metodologia exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, que faz uso de uma análise documental para a definição das ações de marketing adotadas nos critérios de proposta de valor, branding, visual merchandising, endomarketing, marketing de relacionamento e parcerias-chave. Com isso, essa pesquisa obteve como resultado uma visão panorâmica, que possibilita identificar como cada uma das estratégias de marketing opera dentro dessas marcas de renome. Além disso, foram apresentadas as características desenvolvidas pelas empresas, fruto de seu posicionamento de marca e definição do público-alvo. Desta forma, pode-se concluir que entendimento e o correto direcionamento das estratégias de marketing de moda é de suma importância para a obtenção sucesso no mercado.</p> 2024-03-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35432 Potencialização de adição de reserva através de redução de passivo de descrição e amostragem na mina de Córrego do Sítio – Santa Bárbara. 2024-03-11T16:45:14-03:00 Amanda Mendes do Carmo amandamendes777@gmail.com <p>O conceito de “backlog” traz frustrações no dia a dia, pois a metragem não descrita é somada à campanha atual de sondagem, criando um ciclo interminável onde informações valiosas não entram no sistema devido a atrasos operacionais. Após a observação deste backlog na mina de Córrego do Sítio, estimado em 53 km no mês de setembro de 2021, foi iniciado um projeto de redução em grau de urgência, devido à necessidade de entrada destas informações no banco de dados da empresa para a utilização posterior na modelagem geológica dos corpos de minério. O objetivo geral do trabalho se trata de descrever a aplicação prática de conceitos da gestão de projetos dentro de um galpão de descrição de testemunhos, com foco na redução de estoque e tratamento das informações existentes. Diversos fatores foram de extrema necessidade para a realização deste projeto, onde foi necessário revisar a cadeia de produção do galpão de sondagem como um todo, com foco no conceito de “Lean Change Management”.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: gestão de projetos; sondagem; reaproveitamento; melhoria operacional</p> 2024-05-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35566 MÉTODO OKR X KIMETSU NO YAIBA: 2024-04-01T12:07:57-03:00 João Tomé de Sousa Neto netojoaotome@alu.ufc.br Diego de Queiroz Machado diegomachado@ufc.br <p>Essa análise de arte sequencial tem como objetivo comparar as ações realizadas pelos membros da organização chamada “Exterminadores de <em>Onis</em>”, presente no mangá Kimetsu no Yaiba da autora Koyoharu Gotōge, com teorias a respeito do planejamento estratégico, com foco na metodologia O<em>bjective and Key-Results </em>(<em>OKR</em>), de maneira a entender a abrangência teórica desse tema e a importância de analisar obras infanto-juvenis sob ópticas mais críticas e acadêmicas, devido a necessidade de democratização do conhecimento a partir da análise de obras de maior alcance e de mais fácil acesso para o público geral. A construção dessa análise baseia-se na abordagem qualitativa e em revisão bibliográfica de produções acerca do tema de planejamento estratégico além de recortes narrativos da obra em questão a ser analisada, de maneira a garantir o estabelecimento dessa mídia como uma forma de compreensão dos assuntos ligados a gestão, especificamente o método OKR e o planejamento estratégico.</p> 2024-04-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35600 Condições de Recrutamento e Seleção em um Grupo de Micro e Pequenas Empresa no Município de Currais Novos/RN. 2024-04-14T12:32:54-03:00 William Sbrama Perressim williamcapi@hotmail.com Amanda Layane Pereira Machado amanda.layane.702@ufrn.edu.br Vanesca Kerly da Silva Delgado vanescadelgado02@gmail.com <p>Esse estudo tem como objetivo investigar e discutir os processos de recrutamento e seleção (R&amp;S) em micro e pequenas empresas (MPE) localizadas no munícipio de Currais Novos/RN, apontando a aderência com as práticas recomendadas da área e destacando as barreiras constatadas. O esquema metodológico recorre a aplicação de um questionário estruturado em cinco empresas locais, caracterizando então um estudo de casos múltiplos, as entrevistas e demais levantamentos ocorreram de forma presencial. Em seguida os achados foram discutidos de forma quantitativa a luz da literatura pertinente. Os resultados indicam, para a etapa do recrutamento, o uso de redes sociais como principal fonte, satisfação dos entrevistados quanto a qualidade, quantidade e resultados do processo. Já quanto aos limitadores destaca-se a falta de profissional de recursos humanos e o desconhecimento técnico do processo.&nbsp; Avançando para a seleção, a maioria das empresas apresenta um fluxo definido, a técnica mais utilizada é a entrevista, seguida de provas e testes. &nbsp;Os resultados da seleção são em sua maioria satisfatórios. Tem destaque a falta de profissionais de recursos humanos e a qualidade insatisfatória dos candidatos, como limitadores.&nbsp; Os achados permitem concluir que as empresas investigadas apresentam condições adequadas no processo de recrutamento e seleção, mesmo diante de limitadores.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35624 CORRUPÇÃO: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E CONTROLE. 2024-04-30T17:48:41-03:00 Júlio Oliveira julio.jcmo@yahoo.com.br Cristina Zackseski cristinazbr@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O estudo realiza uma revisão da literatura sobre três temas centrais nos estudos sobre corrupção: causas da corrupção, consequências da corrupção e formas de controle da corrupção. Os resultados indicam que as causas da corrupção estão relacionadas, dentre outros fatores, ao baixo desenvolvimento econômico e à elevada desigualdade social. As consequências da corrupção afetariam, prioritariamente, mas não exclusivamente, o crescimento econômico. Para as formas de controle da corrupção, os estudos sobre o tema apontam para o fortalecimento do controle social como principal medida de mitigação da corrupção.&nbsp;</span></p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35815 Seleção de estudantes para um programa de extensão: uma aplicação do método AHP 2024-05-27T14:13:47-03:00 Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara jessicacamara.eq@gmail.com Adeliane Marques Soares adelianeengpro@gmail.com Arthur Arcelino de Brito arthurbritoep@gmail.com <p>Os projetos de extensão estão presentes em várias Instituições de Ensino Superior - IES, sendo uma etapa fundamental para a formação acadêmica e profissional de vários discentes. O processo de decisão e seleção de alunos para participar de projetos extensionistas acontece, em muitas vezes, de forma subjetiva e pode interferir em ações futuras programadas, caso a escolha não tenha sido efetiva. Assim, surge a possibilidade de aplicação do método Analytic Hierarchy Process- AHP, que é uma técnica de decisão multicriterial, que se mostra eficiente e ao mesmo tempo dinâmico para diversos contextos, uma vez que se utiliza de aferições matemáticas e análise do decisor de forma conjunta. Dessa forma, o método AHP foi aplicado para a análise e indicação dos melhores alunos para atuarem no projeto de extensão. O artigo utiliza-se da técnica quali-quantitativa, onde é iniciado com a pesquisa literária sobre os temas propostos, descritiva e aplicada a uma demanda real. Os professores foram acompanhados durante as entrevistas com os candidatos e realizado a aplicação da técnica AHP. Foi possível obter uma matriz de comparação par a par para os critérios elencados pelo decisor (docente) interligado com as características matemáticas da ferramenta utilizada, proporcionando uma decisão mais assertiva na escolha de alunos para integrarem o projeto de extensão da IES estudada.</p> 2024-06-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35842 A Fidelização Como Resultado Da Satisfação De Novos Associados Na Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ 2024-05-20T14:15:36-03:00 NATÁLIA DELA JUSTINA nataliajustina@hotmail.com FRANCIANY THAYS CORREA francianycorrea@hotmail.com Crislaine Trevisan da Rocha Ribeiro Ferrari crislaineferrari@udc.edu.br Gabrielle Ribeiro Rodrigues da Silva gabii.ribeiiro@hotmail.com <p>Consultar o cliente é uma atividade constante a ser desenvolvida nas organizações. O presente artigo tem como objetivo comparar o atendimento do colaborador e os motivos pelo qual o associado realizou a abertura da conta na Sicredi Vanguarda nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A metodologia empregada para este estudo utilizou a pesquisa descritiva e ferramentas quantitativas. A pesquisa abrangeu todos os novos associados que realizaram abertura de conta entre os meses de agosto de 2022 e maio de 2023, totalizando 15.090 clientes. Por meio da pesquisa realizada foi possível verificar que o atendimento classifica-se como excelente em todos os estados analisados e constata-se que os três motivos principais de escolha para se associar ao Sicredi são a indicação, o recebimento de salário e a comodidade. Perante o estudo, é possível perceber que a pesquisa de satisfação retorna resultados satisfatórios, todavia é importante que a empresa continue empregando recursos a fim de manter a qualidade na prestação do serviço e evoluir constantemente.</p> 2024-06-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/35879 Gamificação no processo de recrutamento e seleção de talentos: uma revisão bibliométrica 2024-05-20T14:19:00-03:00 SHIRLANE VALERIO NOGUEIRA shirlane.nogueira@feac.ufal.br Milka Alves Correia Barbosa milka.correia@feac.ufal.br <p>O recrutamento e a seleção são ferramentas importantes para a área de recurso humanos, que podem ser fundamentais para garantir a competitividade das empresas. Com o surgimento de novas tecnologias e meios de comunicação online, as organizações estão mudando a forma como conduzem seus processos seletivos. A gamificação é uma abordagem que vem ganhando força nos últimos anos, mas ainda é pouco explorada na gestão de recursos humanos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como a gamificação tem sido abordada como ferramenta no processo de recrutamento e seleção de talentos. Para atingir este objetivo, foi utilizada a revisão bibliométrica, método de pesquisa que utiliza técnicas quantitativas e qualitativas para analisar a produção acadêmica sobre determinado assunto. Os dados utilizados foram os textos em português (artigos, TCCs e dissertações) encontrados nas bases de pesquisas on-line com corte temporal entre 2010 e o segundo semestre de 2022, a busca foi realizada através de palavras-chaves. Os resultados mostraram que as publicações sobre a temática obtiveram maior frequência nos anos 2019 e 2021. A maioria dos textos publicados é proveniente de universidades públicas e possuem uma abordagem qualitativa e natureza descritiva. Os dados também mostraram que a gamificação pode proporcionar uma avaliação mais assertiva do perfil dos candidatos, tornando o processo seletivo menos tedioso e burocrático. No entanto, é importante que o processo seja claro e bem estruturado para atingir os objetivos da seleção. A coleta de dados foi uma etapa difícil do estudo, dada a falta de trabalhos científicos sobre o assunto. Como sugestão para novas pesquisas, recomenda-se a realização de estudos sem restrições de idioma para aprofundar a análise da temática.</p> 2024-06-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão