https://periodicos.ufrn.br/saberes/issue/feedSaberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação2023-02-06T17:19:15-03:00Editorial Saberessaberesinterdisciplinar@gmail.comOpen Journal Systems<p>Criada em 2008, a Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) é uma publicação <strong>anual</strong>, aberta para pesquisadores das áreas de Filosofia, Educação, Ensino e áreas afin. A publicação constitui um canal de divulgaçãocientífica vinculada atualmente ao Departamento de Educação do Ceres -UFRN. </p> <p style="margin: 0px; min-height: 50px; max-height: 125px; overflow: hidden; text-overflow: ellipsis;"><span style="margin: 2px;">A submissão de artigos ocorre em fluxo contínuo <a href="https://periodicos.ufrn.br/saberes/about/submissions#onlineSubmissions">clicando aqui</a>. </span></p> <p style="margin: 0px; min-height: 50px; max-height: 125px; overflow: hidden; text-overflow: ellipsis;"><span style="margin: 2px;">A revista, também, realiza chamadas para edições temáticas em números especiais.</span></p> <p style="margin: 0px; min-height: 50px; max-height: 125px; overflow: hidden; text-overflow: ellipsis;"><span style="margin: 2px;">Todos os artigos publicados ficam disponíveis no portal de periódicos da UFRN.</span></p> <p style="margin: 0px; min-height: 50px; max-height: 125px; overflow: hidden; text-overflow: ellipsis;"><a href="https://www.instagram.com/saberes.deduc/"><span style="margin: 2px;">Nos siga no Instagram @Saberes.deduc</span></a></p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Ciências humanas</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Qualis/CAPES</strong>: B1 (Novo Qualis 2017-2020)</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>e-ISSN</strong>:1984-3879</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Contato</strong>: saberesinterdisciplinar@gmail.com</p>https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30144O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências2022-10-17T10:52:53-03:00Henrique do Amaral Cruzrick_amaral@live.comWellington Pereira de Queiróswellington.queiros@ufms.brCinthia Letícia de Carvalho Roversi Genovesecinthialeticia@ufg.brMaria Inês de Affonseca Jardiminesaffonseca@gmail.comRicardo Capiberibe Nunes clairdeluma@gmail.com<p>No presente trabalho, apresentamos uma pesquisa de revisão bibliográfica, em periódicos da área de Ensino, sobre a inserção das Questões Sociocientíficas na Educação (QSC) em Ciências. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa documental. Encontramos que a maior parte das pesquisas se concentra no Ensino Médio e na Formação de Professores; os componentes curriculares, que mais abordam as Questões Sociocientíficas, em sala de aula, são as Ciências Biológicas e a Física; enquanto os temas são “energia” e a ética do uso de animais em pesquisa científica. As pesquisas sobre levantamento de concepções relatam que os professores apresentam maior dificuldade em abordar as dimensões sociais e éticas com as temáticas QSC, pois ainda é muito tímido o estudo dessas questões nos cursos de licenciatura. Mesmo assim, as pesquisas mostram que os professores reconhecem nas QSC o potencial para a realizar uma alfabetização científica para a democracia.</p>2023-02-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30351A Teoria da subjetividade e o ensino de ciências2022-10-06T13:16:50-03:00Isabella Guedes Martinezisabellamartinez@ufgd.edu.brMaria Eduarda Tambara Marzolaeduarda.marzola@hotmail.comElias Batista dos Santosedrsantos@gmail.com<p>This abstract is characterized as a research about a State of the Art whose purpose was to map the works focused on the theme of the student who emerges as a subject in his teaching-learning process. In this sense, we also aimed to contribute to the understanding of the importance of the school environment being considered and assumed as a locus that favors the production and expression of subjective meanings that constitute the teaching-learning process. For these purposes, research was carried out that subsidized us with regard to access to works in the area. The corpus of analysis considered in this research were the publications of 2011 and 2022, found among the works of the National Meeting of Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPe), in the repository of the State Universidade Estadual de Goiás (UEG), in the repository of the Universidade de Brasília (UnB), and in the Google Scholar database. From our research, it was possible to organize the themes into categories: Subject and human relations in the classroom, Subject and creativity in learning, Social subjectivity and creativity in learning, Subject who learns, Subjective senses, Subjectivity and history of life, subjectivity and teaching through research. As a theoretical, methodological and epistemological basis, we use the guiding principles of Qualitative Epistemology, presiding over the cultural-historical perspective of subjectivity developed by González Rey. Regarding the conclusion, we could perceive ways that favored a favorable environment for the subject who learns and need for the production of more studies in this sense.</p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406 Sobre o ato de educar2022-10-24T09:54:35-03:00José Jõao Neves Barbosa Vicentejosebvicente@bol.com.brMaria Felix Lopes da Rochamariaflrocha@bol.com.br<p>A educação como já foi dito várias vezes, principalmente por aqueles que dedicam seus estudos e pesquisas no sentido de compreendê-la, trata-se de uma atividade humana imprescindível, indispensável e necessária. Para alguns, somos o que somos, graças à educação, nesse sentido, refletir sobre a atividade educativa é, em termos gerais, refletir sobre o próprio ser humano. Ao longo da história do pensamento ocidental, não é difícil encontrar observações que apontam para o ato de educar como sendo uma atividade capaz de colaborar efetivamente para a construção de uma sociedade que tende a valorizar a justiça, a harmonia e a igualdade entre seus membros. Mas, para isso, não se pode dispensar o diálogo; além disso, é preciso também entender o indivíduo como ele é e preservar a sua liberdade de início ao fim. Neste pequeno estudo, a proposta não é fazer uma análise aprofundada sobre o ato de educar, elaborar uma teoria modelo e nem apresentar uma ideia conclusiva sobre esse tema, o objetivo aqui é apenas colaborar com essa atividade humana através de uma breve contribuição no formato de uma reflexão introdutória.</p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30739A educação popular versus a escolarização2022-11-03T10:06:18-03:00Dayane Lopes de Medeirosdaymayaralopes@gmail.comMaria Aparecida Vieira de Melom_aparecida_v_melo@hotmail.com<p><strong>Resumo</strong>: Este trabalho visa investigar e refletir a educação escolar, quanto a suas bases fundamentadoras e como estas propõem a organização da escolarização para o desenvolvimento do ser humano enquanto dotado de direitos equitativos e construtores de uma cidadania que valoriza o sujeito e não a “coisificação” do indivíduo como moeda de mercado. Se propõe pontuar a educação escolar em suas bases populares, pois uma educação popular vem de encontro para quebra necessária do sistema escolar que perpetua até os dias atuais no Brasil, encarcerando a população em uma condição de subserviência. Então, surge um questionamento: Como organizar uma educação escolar que abranja a educação popular como prioritária em seu sistema? Para responder a essa pergunta formam-se três vertentes direcionadoras: Pensar a educação a se construir; a forma como esta será organizada e sua finalidade; e os sujeitos que serão desenvolvidos, sua história, sua cultura e sua participação autônoma na organização do saber. Sendo uma pesquisa exploratória bibliográfica pondera sobre a escolarização versus a educação popular, abarcando diálogos e leituras realizadas nos encontros universitários e estágios realizados. A pesquisa foi realizada por meio da leitura sistemática de textos e produção de fichamentos com base em FREIRE, 1983; FREIRE, 1998; FREIRE, 2019; QUIHANO, 2005; IKEDA, 2010; GONZALEZ, 2020. Na busca por uma educação popular no seio escolar brasileiro, a pesquisa procura argumentar contra as bases eurocêntricas de ensino e como estas precisam ser reformuladas, trazendo ideias de como se deve trabalhar um ensinar para a tranquilidade, leveza, liberdade e felicidade dos alunos.</p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30806O lugar das abordagens plurais de ensino na formação de professores de línguas estrangeiras2022-12-13T09:15:16-03:00Emerson Patrício de Morais Filhoepmf.fr@hotmail.comJosilene Pinheiro-Marizjsmariz22@hotmail.com<p>Criadas a partir da década de 1990 na Europa, as abordagens plurais de ensino chegam ao Brasil a partir dos anos 2000. Elas representam na didática de línguas um novo paradigma de ensino, pautado no desenvolvimento de competências plurilíngues e pluriculturais. Partindo dessa discussão, este artigo tem por objetivo apresentar um estudo documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas das instituições de ensino superior da Região Nordeste do Brasil, a fim de identificar o espaço atribuído às abordagens plurais de ensino nos currículos desses cursos. Esta pesquisa se fundamenta nos princípios da didática do plurilinguismo, com base no <em>Cadre de Référence pour les Approches Plurielles</em> – CARAP (2009), França (2015), Castellotti (2001) e Silva (2013). Os resultados da análise demonstram que as abordagens plurais de ensino ainda estão ausentes da maioria dos cursos de formação de professores de línguas estrangeiras do Nordeste, o que reverbera em uma concepção monolíngue de ensino por parte dos professores.</p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29709Concepções sobre a natureza da matemática, ensino e aprendizagem de professores do ensino fundamental na cidade de Dourados-MS2022-09-05T16:16:58-03:00Bruna Celene Marques Dornellesbruna.dornelles@gmail.comRafael Moreira de Souzamoreira@uems.brElisangela Matias Mirandaelisangelamiranda@ufgd.edu.br<p class="Textbody" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">Com base nos desempenhos dos alunos da rede municipal de ensino da cidade de Dourados-MS nas avaliações externas nacionais, surgiu o interesse de pesquisar sobre as concepções dos professores, para que posteriormente seja possível verificar se essas concepções influenciam de alguma maneira o desempenho desses alunos. O objetivo principal deste trabalho foi identificar as concepções sobre a Natureza da Matemática, o Ensino e a Aprendizagem de um grupo de professores do ensino fundamental I e II que lecionam a disciplina de Matemática na cidade de Dourados-MS. Para o levantamento de dados foi utilizado um questionário Likert e a metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa na perspectiva descritiva para a análise dos dados. A partir dos resultados encontrados através deste estudo, verificou-se que as respostas dos professores na maioria dos temas estabelecidos foram adeptas às concepções estáticas com relação a Natureza da Matemática e inovadoras com relação ao Ensino e Aprendizagem.</span></p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30646Um colaborador à consolidação do movimento de Natal2022-11-09T10:02:13-03:00Roberto Ribeiro da Silvaperobertoribeiro@hotmail.com<p>Esse artigo busca analisar as aproximações socioeducativas do Movimento de Natal - da fundação à consolidação com uma insitutição de ensino criada com objetivos semelhantes em sua gênese. Propõe o resgate de vestígios que permitam reescrever no desenvolvimento dessa prática educativa o posicionamento estrátegico de um colaborador até a pouco esquecido, o Bispo Diocesano Dom Antônio Soares Costa, removido da Arquidiocese do Rio Grande do Norte (1993) para a Diocese de Caruaru, em Pernambuco, onde materializou uma pedagogia politizadora, que defendemos ser transportada da educação de base e das suas vivências socioeducativas em Natal-RN. Segundo educadores do campo da História da Educação, como FERRARI (1968), CAMARGO (1971), WANDERLEY (1984) e PAIVA (2014), a Igreja Católica no Brasil ocupou um papel importatíssimo no desenvolvimento educacional, sendo pioneira no conjunto das realizações pastorais e sociais. Na Arquidiocese de Natal essas iniciativas acabaram reverberando na consubstanciação de aspectos educacionais que foram materializados extensivamente na criação do Instituto de Teologia e Filosofia de Caruaru – ITEC. Os contornos metodológicos advindos das práticas pedagógicas das bases e o compromisso político conscientizador voltado para os empobrecidos, acabaram promovendo nesse espaço educativo uma constante necessidade de análise revisão da realidade, tendo como desdobramento hermenêutico a Filosofia por meio do seu Ensino, também pioneiro no agreste de Pernambuco.</p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31057Institucionalização da sustentabilidade organizacional2023-01-18T17:29:47-03:00Sócrates Dantas Lopessocrates.lopes@ufrn.brIone Rodrigues Diniz Moraisionerdm@yahoo.com.br<p>As discussões acerca do tema sustentabilidade foram ampliadas em meio à crise socioambiental, que se revela por meio da elevada degradação ambiental, do aumento da pobreza e da desigualdade social. Nesse contexto, a noção de sustentabilidade adquire proeminência, passando a ser institucionalizada por empresas que atuam em diferentes escalas geográficas, enfatizando a importância da Sustentabilidade Organizacional enquanto conceito que norteia princípios éticos que reordenam as práticas operacionais das empresas rumo à promoção do desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho é analisar a institucionalização da sustentabilidade organizacional pelas facções têxteis do Seridó. Para sua realização utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo, ressaltando-se a aplicação do Método para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade Organizacional (M.A.I.S). Os procedimentos seguiram a sistemática da Triangulação de Dados: entrevistas, levantamento documental nas empresas faccionistas e observação <em>in loco</em>. Considerando os resultados da pesquisa quanto ao nível de sustentabilidade organizacional, a pontuação obtida pelo conjunto da amostra indica que as empresas faccionistas têxteis se na faixa Sustentável.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Sustentabilidade organizacional. Indicadores de sustentabilidade. Facções têxteis.</p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30019Análise e caracterização de uma feira de ciências2022-09-03T16:31:49-03:00Bruna Ferreira da Silvabruna.ufopa@gmail.comAdemir de Souza Pereiraademirpereira@ufgd.edu.brSelton Jordan Vital Batistaselton.vb@hotmail.comAntônio Costa Netoacn.quim@gmail.com<p>A feira de ciências é uma atividade desenvolvida nas escolas para apresentar à comunidade os trabalhos que os alunos desenvolveram ao longo do ano letivo. No entanto, pesquisas demonstram que tais trabalhos são desenvolvidos, em sua maioria, somente para a apresentação na feira de ciências. Em vista do efeito e do desenvolvimento desse evento científico ao longo do tempo, é importante que este seja realizado com seu objetivo primordial, enfatizando o papel e a inserção da escola na comunidade. O objetivo da pesquisa foi verificar a organização e o desenvolvimento de uma feira de ciências em uma escola pública estadual do município de Santarém-PA. Com caráter qualitativo, a pesquisa teve como instrumento de coleta de dados a entrevista. No desenvolvimento, foi realizada uma visita na escola, no período vespertino e noturno, no dia do evento. O público entrevistado foi de alunos de segundo e terceiro ano do ensino médio e EJA. Como resultados, a maioria dos trabalhos foi feita com a motivação de contextualizar assuntos regionais, tendo o objetivo de sensibilizar a população local. A maioria dos temas apresentados, não foi abordada em sala de aula, o que compromete a integração da teoria com a prática no cotidiano. Todos os trabalhos foram apresentados em banner e muitos foram demonstrados com diversos materiais didáticos. O método através de entrevista mostrou-se eficiente, pois instigou os próprios alunos quanto à importância de seus trabalhos para a comunidade. </p> <p> </p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31450Hwɛmudua2023-02-06T17:10:48-03:00Ronny Diogenes Menezesronny.menezes@ufrn.br<p>.</p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29933A virtude no pensamento de jean-jacques rousseau2022-11-09T10:08:24-03:00Felipe Augusto Mariano Piresnitrorhiso@hotmail.com<p>Este trabalho objetivou fazer uma exposição e uma análise da virtude no pensamento de Rousseau. Para isso, partimos da observação de como a virtude era vista na Antiguidade, no Medievo e na transição para a Modernidade. Em seguida, através da observação das fases do homem descritas por Rousseau em seus trabalhos, elencamos as principais características da virtude descritas pelo <em>Citoyen de Genève</em>, já presentes no homem natural e mantidas no período intermediário entre os homens natural e social, mostramos a genealogia dos vícios que levam ao Estado ilegítimo e exploramos as resoluções apontadas pelo filósofo, notadamente, através da educação doméstica e do contrato social. Concluímos que, em Rousseau, a virtude está totalmente ligada à liberdade e à igualdade e representa não uma excelência adquirida pelo homem e que o distingue dos demais, mas a própria excelência da natureza, com a qual todo homem nasce e que está mais próxima da simplicidade e da cidadania.</p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educaçãohttps://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30002O tema “metais pesados” no ensino de Química:2022-12-02T16:37:38-03:00Erica Amorim da Silvaamorim@uems.brWillian Ayala Correawillianayalacorrea@hotmail.comMaria Bruna de Souza Mulinari mariabrunadesouza@gmail.comDiane Cristina Araújo Domingosdianedomingos@ufgd.edu.brEdemar Benedetti Filho edemarfilho@yahoo.com.brAntonio Rogério Fiorucciarfiorucci@uems.br<p>O presente trabalho descreve um relato de experiência com enfoque na abordagem histórica do tema “Metais Pesados” para alunos de 1ª série do ensino médio na disciplina de Química. Esta experiência relaciona-se a uma atividade desenvolvida em um subprojeto de Química do PIBID. A exibição de vídeos, a apresentação de slides com projetor multimídia e um blog foram os recursos multimídias usados na experiência para apresentar e contextualizar o tema, e como parte da avaliação, foram elaboradas palavras-cruzadas utilizando um software de acesso livre. Buscamos a problematização do tema no contexto histórico-social, discutindo como estes materiais são empregados em nosso cotidiano e revelando a evolução do conhecimento químico por meio da abordagem histórica. Pelos relatos de diários de campo e análises da avaliação lúdica, constatamos que o diálogo mediado pelas multimídias desempenha um papel primordial na construção do conhecimento e que a problematização favorece que o aluno participe do contexto em que se encontra, propiciando ambiente enriquecedor e rompendo com as barreiras impostas por um sistema baseado na educação bancária.</p>2023-02-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação