https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/issue/feedSociedade e Território2024-11-19T09:49:30-03:00Francisco Jablinski Castelhanofrancisco.castelhano@ufrn.brOpen Journal Systems<p style="margin: 0px; min-height: 50px; max-height: 125px; overflow: hidden; text-overflow: ellipsis;"><span style="margin: 2px;"> <strong>Scope:</strong></span><br /><strong class="western">LINHA EDITORIAL</strong><br />- A Revista Sociedade e Território é uma publicação do Departamento de Geografia - DGE e do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - PPGe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).<br />- Serão avaliados artigos na Área de Geografia e Ciências Afins, especialmente em Geografia Humana, Geografia Física, Geografia Regional, Geotecnologias e Cartografia e Ensino de Geografia.<br />- Este espaço de publicação acadêmica destina-se preferencialmente a profissionais e pós-graduandos em Geografia ou áreas correlatas.</p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Geografia <strong>Qualis/CAPES</strong>:A2 <strong>e-ISSN</strong>:2177-8396 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:ffazevedo@gmail.com" target="_blank" rel="noopener">francisco.castelhano@ufrn.br</a></p>https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/35288A FRAGMENTAÇÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE IRECÊ-BA2024-04-22T18:10:31-03:00André Pires Macielandrepiresmaciel@hotmail.comAgripino Souza Coelho Netoagscneto@uneb.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p> </p> <p>A partir da década de 1980, o município de Irecê passou por um importante processo de perda de área de seu território, com a emancipação de Lapão, São Gabriel, João Dourado e América Dourada. Em termos de procedimentos metodológicos foram realizados três movimentos: (i) levantamento bibliográfico e revisão de literatura, (ii) pesquisa de campo, recorrendo a técnica de entrevistas e (iii), levantamento de dados secundários de natureza econômica e financeira. A estrutura do presente artigo se encontra lastreada na diferenciação das noções de divisão/fragmentação territorial e, no exame da natureza do processo de fragmentação territorial. Constatou-se que a fragmentação territorial de Irecê teve como força propulsora o antagonismo político instalado na escala local, expresso na cisão do grupo hegemônico e no protagonismo dos grupos que se organizaram no âmbito distrital para propor as emancipações.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Fragmentação territorial, Divisão territorial, Emancipacionismo, Irecê.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>THE TERRITORIAL FRAGMENTATION OF THE MUNICIPALITY OF IRECÊ-BA: EXTERNAL PRESSURE AND LOCAL MOTOR</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT </strong></p> <p> </p> <p>From the 1980s, the municipality of Irecê went through an important process of loss of area of its territory, with the emancipation of Lapão, São Gabriel, João Dourado and América Dourada. In terms of methodological procedures, three movements were carried out: (i) bibliographical survey and literature review, (ii) field research, using the interview technique and (iii), survey of secondary data of an economic and financial nature. The structure of this article is based on the differentiation of the notions of territorial division/fragmentation and on the examination of the nature of the territorial fragmentation process. It was observed that the territorial fragmentation of Irecê had as its propulsive force the political antagonism installed in the local scale, expressed in the split of the hegemonic group and in the protagonism of the groups that organized themselves at the district level to propose the emancipations.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>KEYWORDS: </strong>Territorial fragmentation, Territorial division, Emancipationism, Irecê.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>LA FRAGMENTACIÓN TERRITORIAL DEL MUNICIPIO DE IRECÊ-BA: PRESIÓN EXTERNA Y MOTOR LOCAL</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p>A partir de la década de 1980, el municipio de Irecê experimentó un importante proceso de pérdida de área en su territorio con la emancipación de Lapão, São Gabriel, João Dourado y América Dourada. En términos de procedimientos metodológicos, han sido realizados tres movimientos: (i) revisión bibliográfica y de literatura, (ii) trabajo de campo, recurriendo a la técnica de entrevistas y (iii), búsqueda de datos secundarios de naturaleza económica y financiera. La estructura del presente artículo se basa en la diferenciación de las nociones de división/fragmentación territorial, y en el examen de la naturaleza del proceso de fragmentación territorial. Se ha constatado que la fragmentación territorial de Irecê tuvo como fuerza propulsora el antagonismo político instalado en la escala local, expresado en la escisión del grupo hegemónico y en el protagonismo de los grupos que se organizaron en el ámbito distrital para proponer las emancipaciones.</p> <p> </p> <p><strong>PALABRAS CLAVE: </strong>Fragmentación territorial, División territorial, Emancipacionismo, Irecê.</p>2024-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/35125PAISAGEM EM FOTOGRAFIA: 2024-03-01T09:42:11-03:00Mirtes Barbosa Gomesmirtesbarbosa@hotmail.comNilson Almino de Freitasnilsonalmino@hotmail.com<p style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">As ideias de Meinig</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;"> (200</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">3</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">) </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">influencia</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">ra</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">m a presente pesquisa</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">, ao conceber a paisagem como “</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">natureza, habitat, artefato, sistema, problema, riqueza, ideologia, história, lugar e estética”. </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">Esses dez significados </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">foram</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;"> considera</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">dos</span></span></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">na percepção</span></span></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">da</span></span></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">paisagem sobralense </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">ao </span></span></span></span></span> <span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">utiliza</span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">r</span></span></span> <span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">a produção imagética</span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"> d</span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">e </span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"> ruas, avenidas, parques, praças, igrejas, casas, edifícios, pontos comerciais e outros, </span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">feit</span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">a</span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"> p</span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">ela pesquisadora e também por</span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"> discentes</span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"> do ensino médio de </span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">duas </span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"> escolas públicas: </span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">Dr. Jo</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">ão Ribeiro Ramos e Professor Luís Felipe</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">.</span></span></span></span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">A proposta de</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"> intervenç</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">ão pedagógica</span></span></span></span></span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">utilizad</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">a</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"> denomina-se</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"> “C</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">írculos de Cultura”,</span></span></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">do</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;"> educador Paulo Freire </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">( </span></span></span></span></span><em><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-style: normal;"><span style="font-weight: normal;">1921-1997).</span></span></span></span></span></span></em> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">A metodologia consiste n</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">a </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">construção</span></span></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">de </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">conhecimento de forma compartilhada, </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">optando</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;"> pelo uso </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">de</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;"> fotografia, como método mediador de diálogo na busca pela compreensão e interpretação da paisagem.</span></span></span></span></span></p> <p style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"> </p> <p style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: normal;">Meinig, </span> <span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">percepção</span></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">conhecimento, diálogo</span></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">.</span></span></span></span></span></p>2024-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/33758ÓRGÃOS MULTILATERAIS E O DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA URBANA NA AMAZÔNIA2024-04-29T08:32:50-03:00Rodrigo Silvano Silva Rodrigueseng.rssr@gmail.comLindemberg Lima Fernandeslberge@ufpa.brGermana Menescal Bittencourtmenescal@ufpa.brLuiza Carla Girard Mendes Teixeiraluiza.girard@gmail.com<p>Este artigo investiga o papel que financiamentos externos de órgão multilaterais desempenha na implementação de projetos de infraestrutura urbana e saneamento nos estados da Amazônia brasileira e baseia em análise do histórico desses investimentos. Com base em dados obtidos do governo federal e de instituições financeiras multilaterais, da década de 1990 até a presente data foram identificados 36 projetos, abrangendo várias áreas de enfoque, incluindo saneamento, infraestrutura e desenvolvimento urbano. O acesso ao financiamento externo ainda é restrito por questões como falta de capacidade técnica e administrativa, burocracia e comprometimento político insuficiente, ainda assim foi evidenciado um investimento total acumulado de US$ 4.497.444.993,42, evidenciando o compromisso de gestores públicos e órgão multilaterais com o avanço da infraestrutura e saneamento na região Amazônica.</p>2024-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/34427DO MONUMENTO AO TERRITÓRIO:2024-03-14T07:22:43-03:00Evandro Cardoso do Nascimentoevandrohistoria@hotmail.comValdir Frigo Denardinvaldirfd@yahoo.com.brDiomar Augusto de Quadrosprofessordiomar@gmail.com<p>Este artigo apresenta o processo histórico de construção do conceito de patrimônio territorial. A partir de uma revisão bibliográfica, buscou-se entender o contexto de surgimento deste conceito no âmbito da Escola Territorialista Italiana. Conclui-se que o conceito de patrimônio territorial surge vinculado a um contexto teórico, de reelaboração e ampliação dos conceitos de patrimônio e território, mas também a um contexto social, como reação ao crescente processo de homogeneização cultural.</p>2024-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/32256ANÁLISE MULTITEMPORAL DA LÂMINA D'ÁGUA DO RESERVATÓRIO GARGALHEIRAS/RN POR MEIO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO AUXILIADA COM DADOS DE PRECIPITAÇÃO2024-09-03T10:27:24-03:00Diêgo Augusto Costa de Limadiego-augusto91@hotmail.comJairo Rodrigues de Souzajairorodriguessouza@gmail.comJoana Darc Medeirosjoanadarc.medeiros@gmail.comSilvio Braz de Sousasousasb@gmail.comCarlos Wilmer Costacarloswilmercosta@gmail.com<p>No Brasil, o volume de água disponível para o consumo é distribuído de forma desigual entre as diferentes regiões, especialmente no Nordeste, onde há escassez hídrica, devido às características climáticas desfavoráveis na região. A crise hídrica que ocorreu entre 2012 e 2017 impactou diversas áreas do semiárido, afetando o armazenamento de corpos d’águas superficiais, o que levou a interromper o abastecimento de água em vários municípios. Para elaborar políticas públicas capazes de amenizar esses efeitos, é necessário conhecer a disponibilidade hídrica e, para isto, estudos de monitoramento na lâmina d’água de reservatórios são indispensáveis. Este trabalho objetiva analisar o espelho d’água entre os anos de 2013 e 2020 do açude Gargalheiras, situado no município de Acari/RN, utilizando dados de Sensoriamento Remoto e de pluviosidade para o período considerado. A metodologia empregada foi dividida em quatro etapas: levantamento bibliográfico e cartográfico; aquisição de imagens de satélite; processamento digital de imagens em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e análise e interpretação dos dados. Constatou-se, entre os anos de 2013 e 2020, uma variação significativa na área do espelho d’água do açude, cujos valores foram 245,60 ha (2013), 7,82 ha (2015), 0,369 ha (2017) e 366,88 ha (2020). Portanto, em 7 anos, houve um acréscimo de 121,28 ha de extensão do espelho d’água e um aumento de 3.883.739,62 m³ (+49,3%) no volume, passando de 7.883.230,68 m<sup>3</sup> em 2013 para 11.716.970,30 m<sup>3</sup> em 2020. Grande parte desse volume acumulado se deu em virtude das taxas pluviométricas anuais na região, que para esses anos foram 217,8 mm, 341,8 mm, 379 mm e 766,5 mm, respectivamente. Diante da moderada diferença nos dados de área registrados por meio de medições <em>in loco</em> e por meio das imagens orbitais, verificou-se que os SIG se mostrou eficaz no mapeamento e quantificação das áreas dos espelhos d’água de reservatório artificial, devendo ser aplicado no gerenciamento desses corpos hídricos.</p>2024-11-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/33534A INFLUÊNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL NAS DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO A PARTIR DO CAMPUS DE ITAPIPOCA-CE2023-08-15T07:10:23-03:00Carla Camila Gomes Freitascamilla.gomes1@hotmail.comMaria Regiane da Costaregiane3074@gmail.comWagner Vinicius Amorimwagneramorimn@uece.comDenise Cristina Bomtempodeniseuece@hotmail.com<p>No início do século XXI o Governo Federal do Brasil ensejou esforços para culminar em um maior acesso ao ensino técnico e superior no país. No contexto dos países de capitalismo avançado, em meados do século XX tal modalidade de ensino já era bem formulada, porém, no Brasil, só iniciou tal processo, de modo tímido e tardio no presente século. O objetivo deste texto é contribuir para com os estudos atinentes à expansão da rede tecnológica de ensino e da urbanização contemporânea, tendo como delimitação empírica o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Itapipoca. Conclui-se que a oferta de um campus do IFCE, intermedia o ensino para além dos limites intraurbanos, captando alunos de menores municípios em seu entorno e até mesmo da capital.</p>2024-11-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/32796ARQUITETURA VERNACULAR COMO INSTRUMENTO PARA ENTENDER O ECOSSISTEMA URBANO-TURISTICO2024-03-27T17:01:16-03:00Livia Cristina Barros da Silva Wiesinieskiliviabsw@gmail.comLiza Maria de Souza Andradelizamsa@gmail.comTalita Xavier Momboniarqmaboni@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo analisar os impactos na arquitetura vernacular Kalunga a partir de processos econômicos, culturais, sociais e ambientais, vinculados aos processos de gentrificação e aumento populacional com o impacto socioambiental. Através de revisão bibliográfica, aplicação de questionário e roda de conversa, buscou-se compreender a relação dos construtores locais com a dinâmica imobiliária local, assim como os efeitos da gentrificação no ecossistema urbano e turístico, especialmente nos municípios de Alto Paraíso de Goiás (GO) e Cavalcante (GO). O reconhecimento da arquitetura local como patrimônio para e pelos moradores nativos, turistas, construtores e novos moradores promovem sua preservação e o reconhecimento de sua resistência e simbologia para a comunidade quilombola. A sustentabilidade do ecossistema está atrelada à preservação e valorização do território, especialmente dos saberes e fazeres locais, não cabendo ao mercado imobiliário a sobreposição de novos padrões espaciais.</p>2024-11-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/36647GEODESIGN: O ESTADO-DA-ARTE E O ESTADO-DO-DESENHO2024-08-02T13:10:04-03:00Ana Clara Mourão Mouraanaclaramoura@yahoo.comChristian Rezende Freitaschristianrezende@alomeioambiente.com.brFrancisco Henrique Oliveirachico.udesc@gmail.comSilvio Romero Fonseca Mottasilvio.motta@gmail.comJúlia Lazarojuliaclazaro@gmail.comMarina Magalhães de Castromarinamagalhaesc@gmail.com<p style="font-weight: 400;">A contribuição apresenta discussões conceituais sobre o tema Geodesign, como um método inovador para o planejamento territorial compartilhado por cocriação; e discussões metodológicas sobre o roteiro de como preparar e desenvolver um workshop de Geodesign. Visando oferecer uma base para os desdobramentos em novos estudos, são citados os autores principais e seus pensamentos, sobretudo porque a palavra e seu emprego ainda são muito novos. É apresentado um roteiro discutido, amplamente ilustrado com muitos estudos de caso, com vistas a apoiar novas aplicações práticas para se planejar “como” e “para” o território.</p>2024-11-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/32617RESERVA RENOVÁVEL DE AQUÍFERO COSTEIRO E DEMANDA HÍDRICA DE ABASTECIMENTO DOMÉSTICO NO NORDESTE SEMIÁRIDO2024-05-13T09:04:42-03:00Francisco Eronildo de Lima de Mélofranciscoeronildo@alu.uern.brFilipe da Silva Peixotofelipepeixoto@uern.brJosé Mairton Figueiredo de Françamairtonfrança@uern.br<p>Este estudo buscou mesurar a reserva renovável deste aquífero e a demanda exercida para o abastecimento doméstico. Para isso, foram mensuradas a reserva hídrica renovável e as demandas de água das comunidades, somadas a demanda hídrica de uma bateria de poços no mesmo aquífero, que abastece a área urbana do município. As precipitações dos meses de março, abril e maio contribuem para a recarga hídrica, cujo aporte chega a 15% dos totais pluviométricos desses meses, chegando ao volume de 30,71 x 105 m3 considerado reserva renovável anual. O volume de demanda corresponde a 5% da recarga renovável, o que demonstra uma boa disponibilidade hídrica, e a necessidade de conservação da qualidade da água desse precioso recurso. Entretando, o aquífero Dunas é muito vulnerável à contaminação, desse modo, a falta de sistema de coleta, disposição e tratamento de esgoto, podem oferecer um cenário de risco a contaminação da água subterrânea.</p>2024-11-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/37784PRÉ-TEXTUAIS2024-09-25T17:51:04-03:00Francisco Castelhanofrancisco.castelhano@ufrn.br<p>Arquivo Pré-textual do número 1 do volume 36.</p>2024-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Territóriohttps://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/37782NOTA EDITORIAL2024-09-25T17:47:56-03:00Francisco Castelhanofrancisco.castelhano@ufrn.br<p>Nota Editorial do Número 1, Volume 26</p>2024-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sociedade e Território