https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/issue/feed Revista de Turismo Contemporâneo 2024-03-07T18:38:45-03:00 Guilherme Bridi periodico.rtc@gmail.com Open Journal Systems <p style="margin: 0px; min-height: 50px; max-height: 125px; overflow: hidden; text-overflow: ellipsis;"><span style="margin: 2px;"> <strong>Scope:</strong> A Revista de Turismo Contemporâneo (RTC) tem como missão contribuir para a construção do conhecimento científico na área de Turismo, por meio da divulgação de estudos e pesquisas de alto nível de qualidade, que possam subsidiar o profundo entendimento da área, promovendo o senso crítico e a reflexão, e fundamentando as atividades acadêmicas e práticas dos diversos setores do Turismo.<br />É editada pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN) e surgiu a partir da constatação da necessidade de criação de periódicos científicos de qualidade especializados na área de Turismo. Assim, o PPGTUR/UFRN, vem dar a sua contribuição nesse campo, por ter um importante papel na construção e difusão do conhecimento na área de Turismo no cenário nacional, sendo o responsável pelos cursos de mestrado e doutorado públicos pioneiros na área de Turismo no país.<br />É uma publicação semestral e conta com professores e pesquisadores de excelência em sua equipe editorial, que garantem o alto nível de qualidade das publicações e conferem confiança e prestígio ao periódico.<br /></span></p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Turismo <strong>Qualis/CAPES</strong>:A4 <strong>e-ISSN</strong>:2357-8211 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:rtc.ufrn@gmail.com" target="_blank" rel="noopener">rtc.ufrn@gmail.com</a></p> https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/31335 Users’ Satisfaction and Loyalty in Hotel and Airbnb Hosting Services 2023-10-20T16:29:15-03:00 Luciano Trentin trentinluciano@yahoo.com.br Aline Espig aline.espig@gmail.com Gérson Tontini tontini@furb.br Júlio César da Silva profjuliosilva72@gmail.com <p>Peer-to-peer markets, collectively known as the sharing economy, have emerged as alternative providers of services historically delivered by hotel chains. In this context, the aim of this article is to analyze the factors affecting the loyalty and satisfaction of Airbnb and hotels users. Data collection was carried out by means of a descriptive survey. The sample consisted of 645 respondents, answering by accessibility and convenience. Multiple regression analysis was used for data treatment and analysis. As a result, the research showed that loyalty was dependent on the dimensions of installations, reliability, and value in the hotel chain, and on the value dimension for Airbnb. Customer satisfaction is influenced by dimensions of service, installations, reliability, and value in the hotel chains, and for the dimensions of installations and value on Airbnb. It was also found that 66.5% of the respondents, even with the advent of the sharing economy, opted to use the hotel chains as a means of lodging.</p> 2024-02-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/30439 Modelo de negócios em hospedagem e implicações da pandemia 2023-10-24T23:37:15-03:00 Sacha Azevedo Moraes sachafunch@hotmail.com Luciana Alves Rodas Vera profa.lucianarodasvera@gmail.com <p>Este artigo teve o objetivo de entender as configurações dos modelos de negócios de hospedagem da cidade de Lençóis-Chapada Diamantina (Bahia) e quais as implicações da pandemia para estes modelos de negócios a partir das experiências dos próprios gestores. Para alcançar tal objetivo, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, empregando o método de estudo de casos múltiplos. Foram entrevistados gestores de quatro pousadas de Lençóis. Utilizou-se como modelo de análise o <em>Business Model Canvas</em>. Através do emprego deste, foi possível observar informações pertinentes sobre características do setor de hospitalidade na cidade, como mudanças identificadas em alguns dos componentes do modelo de negócio de cada empresa. Concluiu-se, com os resultados obtidos, que a pandemia afetou significativamente as empresas do ramo de hospedagens na cidade principalmente durante o ano de 2020, sendo que no início de 2021 o fluxo de turistas voltou a crescer à medida que as campanhas de vacinação avançaram. Para alguns negócios, foi um período de grandes desafios ou de oportunidades para reconfigurar componentes de seus negócios com a intenção de se adaptar ao cenário pandêmico.</p> 2024-02-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/29525 Estágio profissional em turismo 2023-09-18T18:14:09-03:00 Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt flora_thamiris@hotmail.com Renan Ribeiro da Silva renanribeiro@unigranrio.br Deborah Moraes Zouain deborahzouain@gmail.com <p>O artigo tem como objetivo geral analisar as expectativas dos alunos dos cursos de Turismo das faculdades públicas do Rio de Janeiro sobre os estágios realizados, de modo a estabelecer uma relação entre o estágio e a formação superior em Turismo dos universitários. Foi feita uma pesquisa quantitativa, do tipo <em>survey</em>, com coleta de dados primários online com 113 graduandos de faculdades Estaduais e Federais, além dos Institutos Federais, de Turismo do estado do Rio de Janeiro que estavam fazendo estágio ou já haviam finalizado. O questionário foi disponibilizado de 21 de fevereiro a 31 de março de 2019. Para avaliação dos dados alcançados, após a coleta, foram realizadas análises exploratórias e descritivas. Os resultados mais relevantes foram: a principal motivação para realizar o estágio é adquirir aprendizado e qualificar-se profissionalmente e a prática de atividades extracurriculares contribui para o ingresso no estágio. Como requisito indispensável para a realização dessa atividade, destaca-se o perfil de ser dinâmico e proativo. Nesse ambiente de qualificação, é possível a interação com diversos profissionais, além disso, há a troca de conhecimentos e experiência, e ampliar a visão de mercado. Para futuros estudos, sugere-se que seja feita uma pesquisa com empresas para entender as expectativas delas em relação ao estagiário. Assim, propõe-se incluir a percepção dos gestores de Turismo sobre os profissionais que desejam em seus negócios, assim como quais tipos de capacidades e competências técnicas são mais relevantes atualmente. Sugere-se também que uma pesquisa seja feita com estagiários de Turismo de todo o Brasil, para que a temática possa ser analisada mais profundamente e possa ser difundida nas Instituições de Ensino Superior e organizações turísticas, além de proporcionar contribuições teóricas e sua aplicação no desenvolvimento prático do mercado de trabalho.</p> 2024-02-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/31769 Análise da Qualidade da Oferta de Serviços dos Bares das Cervejarias Artesanais do Bairro Santa Mônica - Florianópolis 2023-11-20T23:28:36-03:00 Maria Camila Ramirez Upegui camila.upegui20@gmail.com Tiago Savi Mondo tiago.mondo@ifsc.edu.br Joice Lavandoski joice.lavandoski@unirio.br Felipe Kopp Leite felipe.kopp18@gmail.com Deosir Flavio Lobo de Castro Junior deosir@ifsc.edu.br <p>A cerveja artesanal tem se tornado um diferencial na oferta de produtos gastronômicos/turísticos em muitos destinos. Além disso, os bares turísticos têm tido uma crescente relevância dentro do contexto de viagens. A partir da importância que o setor vem ganhando, este estudo busca analisar a qualidade da oferta de serviço dos bares das cervejarias artesanais do bairro Santa Mônica em Florianópolis - SC. A escolha do local se deu em virtude da densidade de bares de cervejarias artesanais locais. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa com observação participante, usando como instrumento de coleta de dados um <em>check-list</em> de observação baseado no modelo TOURQUAL-BAR. O estudo realizou-se entre os meses de abril e novembro de 2022 e teve como amostra 7 bares de cervejarias artesanais da grande Florianópolis. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. No aspecto da originalidade, ainda não existiam aplicações da escala de forma qualitativa, o que proporcionou para os empreendimentos objetos da pesquisa indicações de melhoria e ao campo de pesquisa uma nova forma de utilizar os indicadores do TOURQUAL-BAR. Os principais resultados indicam que os bares atendem de maneira bastante satisfatória os indicadores mais relevantes para os consumidores na hora de avaliar os estabelecimentos, classificados como indicadores “Essenciais A”, fazem parte do grupo os atributos: Preço, Atendimento, Conforto e Chopp Gelado. Por outro lado, indicadores de distintos grupos, mas também relevantes para o segmento de bares, demonstraram pontos de atenção que podem ser melhorados pelos gestores, sendo os principais: Variedade de Comida, Variedade de Atividades, Carta de Bebidas e Horário de Funcionamento.</p> 2024-02-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/32871 As Relações entre Práticas de Recursos Humanos, Cultura Organizacional e Satisfação dos Hóspedes na Hotelaria 2023-09-19T19:46:25-03:00 Samara Maria Aires da Câmara samaramaria_c@hotmail.com Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto leiliannebarreto@hotmail.com <p>A relação indivíduo-organização tem demonstrado sua importância cada vez mais reconhecida no campo organizacional, sendo também uma estratégia para tornar as empresas competitivas. O objetivo desta pesquisa é avaliar as relações entre as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional e a satisfação dos hóspedes na hotelaria brasileira. O estudo é caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, no qual foram aplicados questionários em 104 hotéis e resorts brasileiros. Os dados foram avaliados por meio de técnicas estatísticas de modelagem de equações estruturais. A pesquisa revelou uma relação positiva entre as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional e a satisfação dos hóspedes. As práticas de recursos humanos contribuem para moldar a cultura organizacional e para, consequentemente, alcançar a satisfação dos hóspedes. Isolados os construtos não se relacionam com a satisfação dos hóspedes, sendo necessária a relação mútua para essa conquista, mostrando a interdependência entre as práticas de recursos humanos e a cultura organizacional. Os resultados permitiram compreender como funciona essa relação, de modo a auxiliar a gestão das organizações hoteleiras em prol dos resultados organizacionais, especialmente voltados para a satisfação dos hóspedes.</p> 2024-02-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/30637 Turismo Pedagógico em Contexto de Patrimônio Natural e Cultural da Vila de Paranapiacaba em Santo André - SP 2023-10-31T18:01:49-03:00 Fabíola Bonaldo Frank fabiolafrank@yahoo.com.br Sueli Aparecida Moreira suelimoreira@yahoo.com.br Zysman Neiman zneiman@gmail.com <p>A Vila de Paranapiacaba, que se encontra no município de Santo André-SP, em meio a Serra do Mar e é uma área de mananciais e de Unidades de Conservação da Mata Atlântica. A construção da Vila guarda um Patrimônio Material e Imaterial decorrente do histórico de construção da ferrovia, com a forte influência da cultura Inglesa. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a proposição de um roteiro de turismo de experiência, pedagógico e ou excursionista de 1 dia sob a perspectiva de modelos de cadeias produtivas sustentáveis. A proposta foi organizada em Estações de modo a facilitar a Educação Patrimonial e a Educação Ambiental no contexto da Vila de Paranapiacaba. O perfil de população atual da Vila é composto por descendentes das famílias ferroviárias que a ocupam desde sua fundação e por ocupações mais recentes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Dentre as atividades de cadeias produtivas, constatou-se um forte potencial local para o Turismo Excursionista ou Pedagógico fundamentado no turismo de Experiência na natureza e no patrimônio e ou Turismo de 1 dia. O Turismo de Experiência pode ser desenvolvido em Estações como estratégia pedagógica de modo a facilitar a circulação de visitantes sem extrapolar a capacidade de carga do espaço arquitetônico preservado. O Turismo de Experiência, excursionista pedagógico de 1 dia pode atrair público de escolas da Capital nos dias da semana de modo a equilibrar a economia local e fomentar a conservação do patrimônio histórico-cultural.</p> 2024-02-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/34131 Comunicação Inclusiva e Acessibilidade para o Turista Estrangeiro no Centro Histórico de João Pessoa 2023-10-02T23:07:14-03:00 Lis Vieira Araújo Silva Franco lisvieira.academico@gmail.com Amanda Sueli Pereira Madeira amandamadeirap@gmail.com Alessandra Souza Queiroz Melo alessandra_queirozz@outlook.com Simone Neto de Santana Oliveira simoneneto16@gmail.com Elídio Vanzella elidiovanzella@gmail.com <p>A acessibilidade começou a ser estudada pelas lentes do turismo nas últimas décadas, com um crescente reconhecimento da importância de tornar os destinos turísticos disponíveis para todos. A moderna mobilidade internacional tem impulsionado o desenvolvimento de novas soluções para, não apenas promover uma maior integração desses turistas com meio, mas também assegurar uma compreensão histórico-cultural, que é fundamental para o local. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar a comunicação do Centro Histórico de João Pessoa para atender à demanda turística internacional, a fim de verificar se a região possui recursos que promovam um turismo satisfatório para esse público. A pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados <em>in loco</em>, utilizou-se de técnica de observação estruturada em dez atrativos do Centro Histórico, além de entrevista não-estruturada com respectivos colaboradores. Com base na análise dos dados coletados, concluiu-se que a situação comunicacional no centro histórico de João Pessoa não atende às necessidades dos turistas internacionais. A falta de placas e sinais traduzidos, a falta de guias bilíngues e o pouco uso de recursos digitais podem comprometer experiência do turista, já que se tornar mais difícil de obter informações. Melhorias nessas áreas são necessárias para tornar o turismo em João Pessoa mais inclusivo e acessível para o público&nbsp;estrangeiro.</p> 2024-02-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/34609 Recursos e Atrativos Naturais na Região Turística Baixada Verde (RJ): Uma Análise Sobre o Município de Magé 2023-11-13T17:41:47-03:00 Daiane Estacio da Silva Tavares daianetavares@id.uff.br Laissa Pacheco laissapacheco@id.uff.br <p>A Baixada Fluminense tem sido estigmatizada pelo seu histórico de descaso público, violência e insegurança. Desde o ano de 2017 os gestores públicos dos municípios da região em parceria com o Observatur Baixada Verde têm se reunido com a intenção de mudar a imagem da região e promover o seu desenvolvimento por meio do turismo. Um dos resultados dessa parceria foi a realização do inventário turístico do município de Magé, considerado uma das etapas do planejamento turístico. Diante dos dados levantados, o presente trabalho tem como objetivo analisar os recursos e atrativos naturais de Magé, pontuando as suas fragilidades e potencialidades. Como procedimentos metodológicos foram realizadas pesquisas bibliográficas e análises documentais, assim como técnicas de observação, visitações in loco para o mapeamento dos atrativos, marcação das coordenadas no GPS Essentials, aplicação de formulários (INVTUR-MTUR) e criação de um banco de imagens. Para análise dos dados e elaboração de um diagnóstico sobre Magé, foi construída uma Análise SWOT. Como resultados, as principais fragilidades identificadas foram a falta de sinalização turística dos elementos naturais, crimes ambientais nas Unidades de Conservação e ausência de fiscalização ambiental. Como potencialidades, a maioria dos atrativos apresentaram capacidade para o desenvolvimento do turismo nas seguintes segmentações turísticas: turismo de aventura, turismo pedagógico, ecoturismo e de lazer; além da possibilidade de criar circuitos incluindo os atrativos naturais e culturais, e roteiros integrados com os municípios circunvizinhos.</p> 2024-02-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/32441 Avaliação da interpretação ambiental na perspectiva dos visitantes de atrativos naturais 2023-10-27T15:16:25-03:00 Heros Augusto Santos Lobo heroslobo@ufscar.br Fabiane Rodrigues Coração fabianerodriguescoracao@gmail.com Camila Silveira Tomain camila.tomain@gmail.com <p>A interpretação ambiental foi consolidada no turismo em áreas naturais como uma forma de revelar significados de forma mais ampla, por distintos meios, pelo menos desde os anos de 1950. Ao longo dos tempos, foi incorporada como um dos elementos fundamentais do turismo em áreas naturais praticado de forma mais adequada, no escopo do ecoturismo. Os meios mais comuns de interpretação ambiental são as placas e painéis e as visitas guiadas por condutores de visitantes. Mas será que estes meios são os mais esperados pelos visitantes? Eles atingem o objetivo de interpretar os temas que abordam? Com o intuito de discutir estas e outras perguntas, a pesquisa realizada entrevistou, por meio de um formulário online, viajantes brasileiros de áreas naturais. Os resultados permitiram identificar os meios mais comuns de interpretação por eles identificados em contraste com os meios esperados. Também foi possível conhecer a compreensão dos visitantes sobre os temas abordados, a variedade e as expectativas temáticas. Os resultados permitiram concluir que a interpretação ambiental atende uma parte das expectativas dos visitantes atuais, mas precisa ser melhorada em diversos aspectos se o objetivo dos atrativos for promover a compreensão efetiva dos elementos e fenômenos interpretados.</p> 2024-02-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo