https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/issue/feed Revista de Turismo Contemporâneo 2024-07-18T14:51:10-03:00 Guilherme Bridi periodico.rtc@gmail.com Open Journal Systems <p style="margin: 0px; min-height: 50px; max-height: 125px; overflow: hidden; text-overflow: ellipsis;"><span style="margin: 2px;"> <strong>Scope:</strong> A Revista de Turismo Contemporâneo (RTC) tem como missão contribuir para a construção do conhecimento científico na área de Turismo, por meio da divulgação de estudos e pesquisas de alto nível de qualidade, que possam subsidiar o profundo entendimento da área, promovendo o senso crítico e a reflexão, e fundamentando as atividades acadêmicas e práticas dos diversos setores do Turismo.<br />É editada pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN) e surgiu a partir da constatação da necessidade de criação de periódicos científicos de qualidade especializados na área de Turismo. Assim, o PPGTUR/UFRN, vem dar a sua contribuição nesse campo, por ter um importante papel na construção e difusão do conhecimento na área de Turismo no cenário nacional, sendo o responsável pelos cursos de mestrado e doutorado públicos pioneiros na área de Turismo no país.<br />É uma publicação semestral e conta com professores e pesquisadores de excelência em sua equipe editorial, que garantem o alto nível de qualidade das publicações e conferem confiança e prestígio ao periódico.<br /></span></p> <p style="margin: 0px; text-align: left;"><strong>Área do conhecimento</strong>: Turismo <strong>Qualis/CAPES</strong>:A4 <strong>e-ISSN</strong>:2357-8211 <strong>Contato</strong>: <a title="E-mail" href="mailto:rtc.ufrn@gmail.com" target="_blank" rel="noopener">rtc.ufrn@gmail.com</a></p> https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/30599 Destinos Turísticos Inteligentes 2023-09-21T11:43:33-03:00 Karen Daniele Lira de França karen.franca@ifmt.edu.br Leylane Meneses Martins leylane.martins.028@ufrn.edu.br Luiz Augusto Mendes Filho luiz.mendes@ufrn.br <p>Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são estruturas turísticas inovadoras e acessíveis que podem garantir o desenvolvimento sustentável local por meio da integração do visitante com novas tecnologias, incrementando a qualidade do destino e experiências na viagem. O objetivo desta pesquisa foi analisar o grau de inteligência da cidade Aracaju, a partir da percepção dos stakeholders da Iniciativa Privada do trade turístico. A pesquisa baseia-se no modelo da Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), a partir de cinco perspectivas que caracterizam uma cidade como DTI: Sustentabilidade, Acessibilidade, Tecnologia, Inovação e Governança, além da perspectiva da Qualidade da Marca do Destino. O método quantitativo foi utilizado para verificar as hipóteses e a análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva, teste de confiabilidade, análise fatorial exploratória e Regressão Linear Múltipla. Os resultados mostraram que Aracaju não possui ações percebidas pela iniciativa privada nas dimensões de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inovação e Governança, comprovando as hipóteses rejeitadas. A pesquisa confirmou as hipóteses referentes as dimensões Tecnologia e Qualidade da marca, demonstrando, assim, a influência dessas variáveis no DTI em Aracaju. Conclui-se que apesar de já existirem ações da gestão pública para tornar Aracaju um DTI, verifica-se a necessidade de mais parcerias público-privadas e envolvimento dos stakeholders da iniciativa privada, a fim de viabilizar e executar projetos nessa área. Esta pesquisa se mostra inovadora por trazer contribuições essenciais para os gestores de destino planejarem, junto à iniciativa privada, um destino turístico inteligente.</p> 2024-07-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/34690 Atuação Institucional do Desenvolvimento do Turismo Cinematográfico 2023-11-27T10:22:22-03:00 Grasiela de Melo grasielamelo@hotmail.com Priscila Fernandes Carvalho de Melo priscillajp@hotmail.com Nathália Körössy nathaliakorossy@gmail.com Francisco Antônio dos Anjos anjos@univali.br <p>Produções audiovisuais como filmes, séries, novelas, etc. atuam como ferramenta de divulgação da imagem de destinos e canalizador de potenciais turistas que desejam conhecer as locações e atrativos turísticos que foram utilizadas nas gravações, fazendo emergir o turismo cinematográfico. A região sul do Brasil, vem se destacando por ser palco para produções audiovisuais a nível nacional, no entanto, não há estudos que englobem quais desses destinos turísticos desenvolvem o turismo cinematográfico e como essa atividade é administrada pelas OGD. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do turismo cinematográfico nos destinos que serviram de locação para produções audiovisuais nacionais na região sul do Brasil para então compreender se esta atividade movimenta a economia local. Os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa exploratória e descritiva contemplando a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi adotado a entrevista semiestruturada com gestores do turismo. Para operacionalizar os dados coletados, foram adotadas as etapas propostas por Melo (2021) e Melo e Körössy (2022) que identifica quais estratégias e ações devem ser desempenhadas pelos destinos para desenvolver o turismo cinematográfico. Como resultado, identificou-se que mesmo sendo cenário para produções audiovisuais, as cidades pesquisadas tem outros segmentos turísticos como prioridade de sustentabilidade local. Sendo assim, para o desenvolvimento do turismo cinematográfico é essencial que as OGD, setor audiovisual, trade turístico e população local tragam o tema para o centro dos debates e trabalhem em sinergia para beneficiar todos os envolvidos.</p> 2024-07-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/32831 Desafios e oportunidades na hotelaria de Dourados, Mato Grosso do Sul 2024-04-17T13:44:32-03:00 Patrícia Cristina Statella Martins martinspatriciacristina@gmail.com Eliana Lamberti eliana@uems.br Werno Ebehardt Júnior wernoej@gmail.com Wesley Robert de Souza Rodriguez wesleyrobertur@gmail.com Lara Brunelle Almeida Freitas brunellyalmeida@live.com <p>A realidade da hotelaria em Dourados, Mato Grosso do Sul, é tema central deste estudo que objetivou conhecer o perfil da mão de obra empregada por meio da percepção dos seus empresários e gestores locais. Especificamente, buscou-se identificar competências e oportunidades para turismólogos, bem como compreender o processo de recrutamento, cargos e carreiras. O diagnóstico preliminar é de que há descompasso entre a demanda do mercado de trabalho e a oferta do ensino superior. Ou seja, o capital intelectual formado pela academia e a empregabilidade encontrada por egressos dos cursos de turismo. Para tanto, fez-se investigação bibliográfica de caráter exploratório sobre a temática e pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturados, direcionados aos empresários e gestores hoteleiros por meio de amostra não probabilística. Os resultados indicaram que desafios e impactos dos períodos cíclicos da economia afetam o turismo, sensível às mudanças conjunturais. Se em termos nacionais, o mercado de trabalho é impactado por processos de precarização, baixa remuneração e rotatividade, é compreensível que em Dourados estas características estejam presentes. Conclui-se que a hotelaria douradense é composta por hotéis que, em sua grande maioria, é gerida pela ordem familiar, limitando a empregabilidade de capital humano qualificado e a instrumentalização do empreendimento, sobretudo quanto à capacidade competitiva e inovadora.</p> 2024-07-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/32861 Metodologia Híbrida de Preferência Declarada e Redes Bayesianas 2023-11-21T00:04:02-03:00 Marcelo Xavier Guterres guterres@ita.br Sophie Aires Batista sophieaires@outlook.com Henrique Guilherme Montes Silva henrique.montes@ga.ita.br Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Bandeira mgalvao20@gmail.com Cláudio Sonaglio Albano claudioalbano@unipampa.edu.br <p>É crescente a preocupação das organizações em entender como os indivíduos realizam suas escolhas de consumo. Para alcançar informações assertivas da preferência dos clientes, este trabalho utilizou uma metodologia híbrida de Preferência Declarada (PD) e Redes Bayesianas (RB), obtendo um modelo capaz de quantificar a probabilidade de ocorrer reservas e não reservas de um hotel. Os resultados da PD apontaram as qualificações dos atributos frente as escolhas dos hóspedes. A partir do desenvolvimento de uma RB, foi possível mostrar o impacto da ocupação dos hotéis frente aos atributos: serviços, acomodação, localização e preço. A coleta de dados ocorreu em diversos hotéis de uma única cidade, sendo realizada em formulários disponibilizados na recepção de cada hotel. Os resultados mostraram que o atributo serviços é o mais importante para promover a ocupação dos hotéis. Em seguida, a acomodação e a localização. Em contrapartida, o atributo preço mostrou-se menos importante, indicando uma menor sensibilidade a nesse atributo. Os resultados encontrados neste estudo são importantes para apoiar a gestão hoteleira e contribui com uma nova abordagem metodológica na literatura do setor e áreas correlatas.</p> 2024-07-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/33900 Município de Interesse Turístico 2024-02-19T17:54:22-03:00 Mariana Cristina Cunha Souza mccunhasouza@hotmail.com Ana Carolina Neves Guimaro ana.guimaro@fatec.sp.gov.br <p>No estado de São Paulo, o turismo é considerado vetor de desenvolvimento, tanto que políticas públicas específicas são propostas para fomentar a atividade. Um exemplo é a Lei Complementar Nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece requisitos para a classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MITs). Nesse cenário, o governo do município de Presidente Prudente iniciou o processo de candidatura em 2015 e em 2018 enviou a proposta revisada, desde então obteve duas negativas. Na última solicitação, os critérios de potencial turístico e serviço de informação turística não foram atendidos. O objetivo geral deste artigo é analisar a trajetória do governo municipal de Presidente Prudente no processo de solicitação do MIT. A pesquisa, classificada como aplicada, explicativa e de abordagem qualitativa, baseou-se em revisões bibliográficas e documentais, a partir de consultas nas plataformas científicas do SciELO, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Igualmente, dados e informações foram solicitados ao Governo do Município de Presidente Prudente, nos departamentos que participaram e/ou estão atuando na condução do título de MIT. Realizaram-se entrevistas com roteiro semiestruturado, junto aos profissionais que atuam diretamente no processo de solicitação do título. Todo material foi organizado por temas e analisado por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que há necessidade de conformidade com critérios técnicos e legais, uma vez que a aprovação do título tem sido influenciada pela não sistematização de informações e apresentação documental conforme a legislação exige. Com as negativas, o processo encontra-se em revisão, com possibilidades de parecer favorável em nova solicitação da titulação pelo governo municipal.</p> 2024-07-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/34704 Missão Entretenimento 2023-11-28T20:08:11-03:00 Vítor Silva Freire vifreire@gmail.com Luiz Gonzaga Godoi Trigo trigo@usp.br <p>O artigo propõe um exercício de revisão e reflexão teórica sobre o conceito de entretenimento. Para o desenvolvimento do texto, os autores realizam breve investigação sobre a presença do entretenimento em trabalhos acadêmicos de Lazer e Turismo a partir das informações de bancos digitais de produções acadêmicas. Em seguida, como foco principal do artigo, a pesquisa é desenvolvida por um viés qualitativo, essencialmente através de análise crítica teórica, empreendida a partir da contribuição de diferentes autores do Lazer, do Turismo, da História e da Filosofia. Para além do conteúdo, a forma do artigo faz uma provocação lúdica a partir da temática da ficção científica, como maneira de lembrar o leitor da importância do envolvimento sensorial, em contraponto ao entendimento unicamente literal e racional, para a completa compreensão da proposta feita pelo entretenimento. Na divisão de seções do texto, após o momento introdutório, os autores propõem paulatinamente o desenvolvimento de uma conceituação objetiva do entretenimento. Após, propõem uma reflexão sobre o valor constantemente atribuído ao entretenimento, incluindo suas recorrentes críticas. Por fim, sugerem que a compreensão mais objetiva do conceito, ainda utilizado com considerável imprecisão, pode colaborar no melhor detalhamento, organização e comunicação de futuros estudos acadêmicos em Lazer e Turismo.</p> 2024-07-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/34892 Cooperação em redes políticas públicas de turismo com base na confiança interpessoal 2023-12-29T22:32:14-03:00 Paulo Henrique Ferreira Lacerda paulolacerdatur@gmail.com Ana Valéria Endres ave@academico.ufpb.br Edegar Luis Tomazzoni eltomazzoni@usp.br <p>A compreensão do planejamento turístico sob a perspectiva de redes atenta-se às questões relacionais, em redes de políticas públicas formais e informais. E temas como a confiança e a cooperação são premissas da governança de destinos turísticos. Porém, apesar desse papel relevante, pesquisas recentes alertam para uma lacuna no entendimento da articulação entre cooperação e confiança na governança turística. Assim, é preciso compreensão desses conceitos em redes de políticas públicas de turismo e das redes informais nos processos formais de planejamento turístico. Desse modo, o objetivo do artigo é investigar a confiança e a cooperação nas redes de políticas públicas para o desenvolvimento de destinos turísticos. Para isso, realizou-se pesquisa aplicada de métodos mistos, com coleta de dados primários e secundários, Análise de Redes Sociais e Análise de Conteúdo, no destino Petrolândia, Sertão de Pernambuco. Como principais achados, o estudo revela: a baixa participação, o pouco engajamento, o domínio estatal, a não-inclusão da comunidade no planejamento turístico e a existência de cooperação em uma rede informal, expressa nas trocas de informações e materiais, com vínculos de amizade e trabalho, baseados na confiança interpessoal. Logo, conclui-se que a confiança é um fator relevante na mediação das relações entre o Estado e a Sociedade, que redes informais têm se mostrado mais promissoras, sobre ações cooperativas, do que as redes formalmente institucionalizadas. Por fim, vislumbra-se um cenário de investigações futuras sobre redes formais e informais na condução das políticas de turismo.</p> 2024-07-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/35396 O Turista-fã de artistas musicais 2024-04-17T12:45:33-03:00 Maria Helena Belchior maria.hcsilva2@ufpe.br Rebeca de Andrade Lima rebeca.andradel@ufpe.br <p style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 8.0pt 0cm;"><span style="color: black;"> </span></p> <p style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 8.0pt 0cm;"><span style="color: black;">O turismo musical é um segmento que vem cada vez mais reunindo adeptos em todo o mundo, assim como no Brasil. O turista-fã faz parte de um nicho com características, ações e interesses próprios e que habitualmente realiza o seu deslocamento a fim de participar de eventos musicais no qual o seu artista favorito performa. Nesse sentido, a realização deste estudo de caso tem como foco estabelecer o perfil dos turistas-fãs participantes do evento musical Love on Tour 2022 na cidade de São Paulo, na condição de turista. A pesquisa, de abordagem quantitativa descritiva, pautou a sua coleta de dados a partir de uma amostra de 1.116 respostas das quais 463 fizeram parte do escopo das análises efetuadas. Foi possível identificar o perfil do turista-fã, em especial, no que diz respeito à sua permanência na cidade sede do evento, os seus gastos, interesse em realizar novos deslocamentos e a sua experiência ao realizar o turismo musical. Em face dos resultados é possível afirmar a influência que o segmento de turismo musical é capaz de provocar em seus adeptos o que repercute na cadeia produtiva de um destino turístico. Ademais deve-se considerar que a viagem do turista-fã não se resume a uma viagem única, e sim ao desenvolvimento contínuo do turismo musical sempre que o seu artista favorito realizar um evento musical possível de ser vivenciado. </span></p> 2024-07-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo