Editorial

Autores

Resumo

Agradecemos aos nossos parceiros e desejar que esse duplo esforço – de aplicar as teorias e teorizar as práticas – frutifique em um futuro próximo. Agradecemos também, o interesse na leitura desta nova proposta editorial, com a expectativa de que, a partir de agora RBEM também possa contribuir para os importantes debates relacionados aos Estudos da Mídia.

 

 

 

Biografia do Autor

Valquiria Aparecida Passos Kneipp, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tem mestrado (2002) e doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), com pós-doutorado em Comunicação pela Unesp Bauru (2020). Foi editora-assistente da Revista PJ:BR Jornalismo Brasileiro (de 2005 até 2011), atualmente é professora Associada 3 de graduação e pós-graduação da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (início 2009). Foi diretora científica de Rede Alcar (2007-2011) e coordenadora do GT de Mídias Visual e Audiovisual (2008-2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando como assessora de imprensa e telejornalista (nas funções de editora de texto, editora-chefe, produtora, coordenadora de produção e apresentadora de programa de entrevista). Atuou em campanhas eleitorais e ministra cursos de mídia training. Foi vice-coordenadora do PPgEM da UFRN (2013-2015) e (2015-2017). Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia da UFRN (2017-2019). Foi vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Imagem, Mercado e Tecnologia do CNPq (2012-2019). Desde 2018 faz parte da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo SBPJOR (Rede Telejor) e do GP Telejornalismo da Intercom. A partir de 2020 passou a integrar o Genem - Grupo de Estudos da Nova Ecologia dos Meios da Unesp de Bauru, como líder da Linha de Pesquisa - Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Em 2021 passou a integrar o Grupo de Pesquisa Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR) da Eca USP e do Gemini - Grupo de Estudos de Mídia - Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Mídiáticos da UFRN. Organizadora do livro Trajetória da TV no Rio Grande do Norte: a fase analógica (2017), autora do ebook transmídia Voz e vez da redação: memórias da trajetória de formação do telejornalista brasileiro (2021) e organizadora do ebook: Xeque Mate: a experiência de aprender, produzir e realizar um programa de entrevista na TV Universitária RN (2022). Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2019-2023), membro da Comissão de Assessoramento da Socicom (2020-2022) e integrante Rede de Pesquisadores de História Conectada da Comunicação na América Latina.

Marcelo Bolshaw, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Investiga as relações entre a narratividade e a mídia como uma prática social, observando como as histórias formam os meios e como os meios formatam as narrativas. E, como produção de sentido, pesquisa também como descrever, analisar e interpretar narrativas gráficas e audiovisuais e como elas contribuem para definir quem somos e o que queremos ser. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Turismo Helio Alonso (1984), mestrado (1998) e doutorado (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM/UFRN) e coordenador do grupo de pesquisa GEMIMI - Grupo de Estudos de Mídia - Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos (CCHLA\GCC144-03).

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

Passos Kneipp, V. A. ., & Bolshaw, M. (2023). Editorial. Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/32368

Edição

Seção

Editorial