Sobre a Revista

A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA MÍDIA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Gemini – Grupo de Estudos de Mídias e Análises e Pesquisa em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos (UFRN) do Centro Ciências Humanas Letras e Artes, destinada a professores (doutores) em parceria com estudantes de graduação de Comunicação Social em Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos, que tem como objetivo a discussão de temas relacionados as diversas modalidades de mídias (impressa, radiofônica, audiovisual, digital e internet). A publicação aceita colaborações de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de dossiê, Artigo Científico, Relatórios de Pesquisa e Entrevista, provenientes de desenvolvimento de pesquisa de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.
É necessário se cadastrar nesta plataforma: https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia (no item de menu "Cadastro"), na qual o(a) pesquisador(a) irá criar um nome de usuário e senha para acessar as funções de envio de trabalho, como Autor. Após a confirmação de cadastro, clique no link "Autor" e proceda os "Cinco passos de Submissão". O preenchimento de campos obrigatórios dos Metadados de indexação. A Concordância com as Políticas Editoriais de REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA MÍDIA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA se trata de um pré-requisito para o envio de pesquisa. Caso discorde de qualquer uma das exigências, recomendamos que não submeta seu texto.
A RBEM abrange a área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, nas seguinte áreas: Teoria da Comunicação; Jornalismo e Editoração, Teoria e Ética do Jornalismo, Organização Editorial dos Jornais, Organização Comercial dos Jornais, Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Científico), Rádio e Televisão, Radiodifusão, Videodifusão, Relações Públicas e Propaganda e Comunicação Visual.

ESTRATÉGIA EDITORIAL
O campo de pesquisa da Comunicação Social está hoje dividido e distante dos cursos de graduação. Dividido entre diferentes formas de pensar, em que cada grupo de pesquisadores publica em revistas acadêmicas voltadas para sua forma de pensar (semiótica, estudos culturais, educomunicação, folkcomunicação). E distante em virtude de um grande abismo entre teoria e prática que divide o ensino da comunicação.
A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA MÍDIA – INICIAÇÃO CIENTÍFICA pretende transformar esse duplo problema em oportunidade: publicando textos de alunos de iniciação científica dos cursos de graduação em conjunto com doutores em todo território nacional na área de comunicação social.
Hoje, poucas revistas apresentam essa possibilidade e há uma grande demanda de textos que não encontram espaço para sua publicação. A ideia não é só dar vazão a essa demanda reprimida, mas também ampliá-la através de uma série de dossiês temáticos e da participação de professores de outros estados.


Foco e Escopo
A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA MÍDIA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Gemini – Grupo de Estudos de Mídias e Análises e Pesquisa em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos (UFRN), que tem como foco as mais diversas formas de mídia no campo das práticas sociais comunicacionais. Articulando pesquisas em práticas sociais mediadas, processos de circulação e de produção de sentido; englobando os estudos socioculturais de comunicação, pesquisas sobre cultura tecnológica, jornalismo e política. As várias possibilidades midiáticas como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na ampla definição de mídia. Com isso, REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA MÍDIA – INICIAÇÃO CIENTÍFICA convida o leitor a pensar sobre a viabilidade da mídia e sobrea comunicação para todos os segmentos da sociedade.

Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos serão avaliados conforme pertinência da temática, clareza, objetividade, linha de pesquisa, grau de cientificidade e obediência das normas de publicação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para esse processo é necessária a remoção temporária dos nomes dos autores ou qualquer indicativo do autor, de modo a assegurar a avaliação focada na qualidade do trabalho enviado.
Os trabalhos a serem submetidos devem estar salvos (ou gravados) em formato RTF (Rich Texto) ou DOC (Word 97/2003), devido a compatibilidade com edição do layout que será feito por uma equipe de pareceristas designada pelos Editores-Responsáveis. Arquivos salvos em formatos diferentes de RTF ou DOC poderão ser automaticamente recusados. A avaliação será desenvolvida em três etapas: parecer dos avaliadores, resposta do autor, e versão final devidamente revisada com base nas sugestões e pareceres emitidos pelos avaliadores. A equipe de avaliação não tem contato com outros setores da revista. Os trabalhos submetidos deverão conter mini currículo do(s) autor(es), com resumo (ideia geral do texto) e palavras-chave (até cinco). Sobre a "Remoção de Autoria para Avaliação Cega": O autor consente que durante a fase de avaliação, quaisquer vínculos acerca da autoria serão eliminados a fim de se julgar o trabalho pelo conteúdo e não por nomes. Uma vez aprovada a pesquisa, a identificação será novamente vinculada a seu(s) respectivo(s) autor(es) Observação: O trabalho deve ser submetido em arquivo válido para editoração eletrônica, em RTF (multiplataforma) ou DOC (Word). Extensões DOCX e ODT são aceitas adicionalmente, porém recomendamos que o formato em compatibilidade com as extensões RTF ou DOC seja submetido pelo(s) próprio(s) autor(es). Trabalhos enviados diretamente em PDF serão descartados, pois não permitem a adequação do layout nos padrões da REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA MÍDIA – INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Pedimos cautela quanto a esse quesito a fim de evitar transtornos.

Periodicidade
Semestral

Política de Acesso Livre
Esta RBEM oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Ética e Plagiarismo

Política de Ética

A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA MÍDIA – INICIAÇÃO CIENTÍFICA tem um compromisso com a ética e a qualidade de suas publicações. Não é aceito plágio, trabalho derivado por terceiros ou qualquer outro comportamento antiético.
A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA MÍDIA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA tem como princípio o comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: autores, pareceristas e editores.
Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines).

Princípios éticos
As decisões dos Editores e do Conselho Editorial não serão influenciadas por considerações comerciais ou qualquer fonte de receitas.
A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA MÍDIA -INICIAÇÃO CIENTÍFICA tem um compromisso com os padrões intelectuais e princípios éticos e está disposta a publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário. Com relação às reclamações éticas sobre um manuscrito submetido ou artigo publicado, os editores tomarão as medidas necessárias para apuração das reclamações, bem como de suas correções ou retratações.

Deveres dos Editores
Decisão de publicação: os editores responsáveis por decidir sobre quais artigos submetidos à revista devem ser publicados são guiados pelas políticas da revista, as quais devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio.
Transparência e respeito: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores, com submissão sem autoria.
Confidencialidade: os editores não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.
Divulgação e conflitos de interesse: os editores devem recusar avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse, por questões colaborativas, competitivas ou outras ligações com qualquer um dos autores ou instituições ligadas aos manuscritos, para tanto devem se apoiar no Conselho Editorial.
Envolvimento e cooperação em investigações: os editores devem tomar medidas cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.
Responsabilidade editorial: os editores devem sempre preservar a identidade dos autores e pareceristas no anonimato e tratar os manuscritos como documentos confidenciais.

Deveres dos Pareceristas

Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais, não devem divulgar qualquer informação sobre o manuscrito nem mostrar ou discutir com outras pessoas.
Divulgação e conflito de interesses: os pareceristas devem manter em sigilo e não devem se utilizar, para proveito pessoal, de informações ou ideias obtidas por meio da leitura dos manuscritos.
Sobre as fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores, bem como devem chamar a atenção dos editores sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.