Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os títulos e subtítulos estão em negrito, caixa alta e digitados em Times New Roman, corpo 12, contendo de 05 a 10 linhas
  • O texto está em Times New Roman, corpo 12, justificado e com espaçamento 1,5
  • O autor e/ou coautores do texto não está(ão) identificado(s) de forma alguma no arquivo submetido.

Diretrizes para Autores

Acesse aqui o template da revista

A apreciação sobre o trabalho será feita por pareceristas cegos (membros do Conselho Editorial). Os trabalhos aprovados são avaliados, então, pelos editores responsáveis pela revista. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. Posteriormente, informa-se a data da publicação. As réplicas estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo.

Todos os trabalhos enviados deverão obedecer às seguintes normas:

  • Digitados em Word/Writer (com extensão DOC ou RTF), com a página configurada com margens de 3 cm e papel A4;
  • Fonte: Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento 1,5;
  • As imagens deverão ser mandadas em formato JPEG com resolução de 150 a 500 dpi; 
  • Os títulos e subtítulos deverão estar em negrito, caixa alta e digitados em Times New Roman, corpo 12, no limite de 3 linhas;
  • nome do autor virá alinhado à esquerda, em Times New Roman, com o nome da universidade abaixo, corpo 12, seguido de um breve currículo (com e-mail e ORCID) em formato de nota de rodapé em Times New Roman, número 10, com até 3 linhas;
  • Resumo: de 5 a 10 linhas, entre 600 e 900 toques, contendo a descrição do trabalho, assim como é obrigatório a tradução para o trabalho em inglês (abstract).
  • Palavras-chave: três a cinco palavras-chave, com tradução em inglês (Keywords), separadas por ponto final.

As contribuições também deverão observar as normas relativas às seções em que se enquadram.

  • Artigos e dossiês: nesta seção, serão compreendidos os textos escritos em forma de relatos de pesquisa, análises acadêmicas e reflexões sobre as mídias populares e alternativas.
  • Relatórios de pesquisa: Destinado à publicação de pesquisas em andamento, em formato de relatos com descrição das atividades específicas (Iniciação científica, Grupo de pesquisa, Teses, Dissertações etc.). Deve conter o nome do(a) orientador(a) do Projeto em desenvolvimento.
  • Entrevistasentrevistas com profissionais ou acadêmicos atuantes em alguma área ou pesquisa sobre alguma mídia.

Tamanho: de 27 mil a 34 mil caracteres (com espaços) no caso de artigos e de 7 mil a 16 mil caracteres (com espaços) no caso de resenhas e entrevistas.

As regras para citação serão as seguintes:

  • As citações no interior do texto que forem inferiores a 3 linhas deverão ser colocadas entre aspas com corpo normal. Ao final da citação, deverão ser indicadas entre parênteses o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página correspondente da citação. Exemplo: (Souza, 2002: 15);
  • As citações acima de três linhas deverão obedecer ser deslocadas dois parágrafos e deverão ser digitadas em corpo 10, espaçamento simples e sem aspas e obedecer também à citação no formato (Souza, 2002:28), como no caso acima;
  • As notas de rodapé devem ser utilizadas somente para comentários pertinentes ao desenvolvimento do texto. As indicações bibliográficas do texto serão colocadas no final do texto, em um tópico reservado especialmente para elas.

As referências serão colocadas no final do artigo, em corpo 12, seguindo os exemplos a seguir:

Livros:

 

Exemplo: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

 

Capítulos de livros:


Exemplo: ALVES, Soraya. “Os problemas da comunicação digital”. In:  SOUZA, Agemiro (org.). Estudos e preceitos da comunicação. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

 

Artigos em periódicos:

 

Exemplo: LORAINE, Francisca. “Teoria da imprensa diária”. Revistas de estudos na imprensa, Rio de Janeiro, no 15/ Maio de 2007, pp. 15-38.

 

Textos da Internet:


Exemplo: SILVA, Márcia. Novas questões de arte. Disponível em http://novasquestões.com.br/marciasilva. Acesso em 03/12/2002.

 

Deveres dos Autores

Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e se eles utilizam o trabalho e/ou textos de outros que isso seja devidamente citado. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

  • Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores não devem publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico.

Fontes:

Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, pois o trabalho de outros autores deve ser sempre reconhecido. As informações obtidas em uma conversa, correspondência ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita da fonte.

Erros em trabalhos publicados: quando os autores descobrem um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação informar e cooperar com os editores para a correção do artigo.

Público-alvo: Pesquisadores e Professores Doutores, estudantes de graduação (IC), mestrandos e doutorandos (acompanhados de coautores doutores) da área de Comunicação Social.

Os textos devem ser submetidos eletronicamente através desta plataforma e, para tanto, devem seguir as orientações do template para submissão de trabalhos (clique aqui para baixar o arquivo). Versão em inglês disponível aqui.

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Resenhas com no máximo 10 páginas, com ilustração. Título, palavras-chave e resumo de até cinco linhas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.