JORNALISMO DE MODA NO BRASIL

ESPECIFICIDADES E PREPARAÇÃO PARA ATUAR NA ÁREA

Autores

  • Thaisa Bueno Universidade Federal do Maranhão
  • Jordana Fonseca Universidade Federal do Piauí
  • Cássia Castro Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Jornalismo especializado, Revistas, Moda, Rotina produtiva, Profissão

Resumo

O jornalismo de moda é uma área especializada que articula conhecimentos próprios e rotinas específicas. Este artigo tem por objetivo entender melhor esse universo e entender mais sobre como os profissionais da área ingressaram no ramo e de que forma se preparam para isso. Metodologicamente o estudo faz uso de entrevistou semi-estruturadas e Análise de Conteúdo temática (Birdin, 1975). O corpus da pesquisa incluiu jornalistas que atuam em diferentes funções nas revistas Marie Claire, Glamour, L’Officiel, Harper´sBazaare Vogue. Os resultados esclarecem particularidades no que tange a formação e as condições de mercado. Conclusivamente o artigo ratifica boa parte das discussões teóricas em torno no jornalismo especializado.

Biografia do Autor

Jordana Fonseca, Universidade Federal do Piauí

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI) com financiamento da CAPES. Especialista em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional (UFMA). Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É membro do Grupo Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (UFMA-CNPq). Tem experiência profissional como docente (graduação e especialização) e no mercado com Assessoria de Imprensa, Webjornalismo e Jornalismo Impresso. Possui pesquisas na áreas/temáticas: Geografias da comunicação/Regionalização Midiática; Ciberjonalismo/Cibercultura; Blog jornalístico; Assessoria de Comunicação e Gênero/Feminismos.

Cássia Castro , Universidade Federal do Maranhão

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz. Aluna de Iniciação Científica. Criadora e editora da revista Chitta, periódico de moda do Maranhão. 

Downloads

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Bueno, T., Fonseca, J. ., & Castro , C. (2024). JORNALISMO DE MODA NO BRASIL: ESPECIFICIDADES E PREPARAÇÃO PARA ATUAR NA ÁREA. Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/32372