REFERÊNCIAS INTERMIDIÁTICAS EM VIDEOCLIPES:

A INTERMIDIALIDADE NOS VIDEOCLIPES DE MADONNA.

Autores

Palavras-chave:

Referência intermidiática, tradução, videoclipe, Madonna, mídias digitais.

Resumo

O presente estudo tem como abordagem principal a análise de videoclipes da artista Madonna à luz das teorias da tradução, assim como a multidisciplinaridade com os estudos sobre adaptação e referência intermidiática. Partimos da análise de videoclipes da artista Madonna sob o aspecto de que as linguagens artísticas são referenciados e reverenciados pela artista em seus trabalhos enquanto artista visual. Dialogando com autores como Baker e outros, sob o aspecto de que as linguagens artísticas como pintura, fotografia, cinema e outros, sendo referenciados e reverenciados pela artista no campo visual e midiático.

Biografia do Autor

Raffael Almeida, Universidade Federal do Ceará-UFC

Atualmente bolsista CAPES e Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Mestre em Comunicação, Cultura Contemporâneas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará- UFC- Bacharel em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior do Ceará (2021). É integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII - UFPI / www.joiiufpi.com.br) e integrante também do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Gênero da Universidade Federal do Ceará, Diversidade, Comunicação Digital e Politicas Públicas (Grupo NeoMarsha- UFC / @neomarshaufc). Com enfoque em pesquisas na Cultura Queer, Ball Culture (Ballroom), Tipos de Performance Drag Queen, Diversidade e Minorias com ênfase na Comunidade LGBTQIAPN+ e Rede Sociais Digitais.

João Neto, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutorando em Estudos da Tradução pela POET - Pós Graduação em Estudos da Tradução - Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, ensino, legendagem, legenda e hipertexto.

Juliana Teixeira, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Salvador/Brasil) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal), por meio do regime de co-tutela entre as duas instituições. Realizou entre 2016 e 2018 estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Piauí, onde, atualmente, é professora do Departamento de Comunicação Social. Também é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. É líder do grupo de pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII - www.joiiufpi.com.br). Integra, ainda, como pesquisadora colaboradora externa, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL-UFBA) e o Grupo de Pesquisa Práxis no Jornalismo (PráxisJor-UFC). Compõe a atual diretoria da COMPÓS (2023-2025), como tesoureira. Já coordenou o GT Estudos Interdisciplinares em Comunicação da INTERCOM Junior (2021-2023), o Núcleo Piauí do Projeto ARBOControl (UNB - 2021/2022) e o GT Economia Política do Jornalismo (2020-2022) da ULEPICC-BR. Integrou a Diretoria de Imprensa e Divulgação da Associação de Docentes da UFPI (ADUFPI), na gestão de 2022 a 2024. Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza pesquisas acadêmicas nas áreas de jornalismo digital, plataformas sociais digitais, dispositivos móveis, jornalismo audiovisual na internet e telejornalismo, e já atuou profissionalmente no campo da assessoria de comunicação.

Downloads

Publicado

22-09-2025

Como Citar

Almeida, R., Neto, J., & Teixeira, J. . (2025). REFERÊNCIAS INTERMIDIÁTICAS EM VIDEOCLIPES: : A INTERMIDIALIDADE NOS VIDEOCLIPES DE MADONNA. Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37113