O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN

Autores

  • Christianne Medeiros Cavalcante UFRN
  • Djaní Martinho dos Santos Sobrinho

Resumo

O presente trabalho está vinculado ao Grupo de pesquisa: Mídias Interativas e Estudos Étnico-Raciais (LENTE), na linha ESCOLA, ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS e foi realizado junto a alunos do curso de Pedagogia a Distancia da UFRN, no componente curricular Estágio Supervisionado I – Organização e Gestão dos Processos Educativos, em evolução no semestre letivo 2014.2. Tivemos como objetivos, saber quais seriam as dificuldades mais presentes, enfrentadas pelos alunos nesta vivência e que ações eles mesmos desenvolvem, no sentido de possibilitar o cumprimento desta etapa da própria formação. Nossa abordagem foi qualitativa, compreendendo-a como um estudo de caso, por analisarmos a primeira vivência da supervisão e orientação do Estagio Supervisionado em quatro pólos: Caicó, Currais Novos, Parnamirim e Nova Cruz. Vimos que nesta modalidade, é preciso compreender a relação entre os sujeitos do processo: alunos, professores, tutores a distância e presenciais e a forma como as informações chegam e circulam entre eles nos ambientes virtuais e que precisam criar e saber utilizar os meios existentes para despertar no aluno sua curiosidade, criatividade e proatividade no sentido de resolver os problemas próprios de cada situação vivenciada e contribuir para a superação da passividade e a evolução de sua autonomia.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Resolução de problemas. Gestão da aprendizagem

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Como Citar

CAVALCANTE, C. M.; SANTOS SOBRINHO, D. M. dos. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN. Revista do CERES, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 78, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15089. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

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Artigos