CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Cláudia Maria de Lima Simas Marinho
  • Êcione Félix de Lima

Resumo

No contexto atual, começa a existir uma maior preocupação por parte do (a) educador (a) em proporcionar um ambiente que estimule, prenda a atenção e desperte o interesse da criança pela temática que está sendo ministrada, visto que através da ludicidade ela poderá aprender de forma mais prazerosa, dinâmica e consequentemente, possibilitará a reflexão para construir uma aprendizagem significativa, como também o pessoal, social e o cultural, uma vez que, o brincar vinculado com a realidade, ressignifica o mundo real. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada em sala de aula, com crianças de 5 anos, em uma turma da Educação Infantil ,numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN no mês de julho de 2014. Os instrumentos utilizados foram: roda de conversa, brincadeiras direcionadas, entrevistas e observações, visto que o lúdico é uma ferramenta importante nesta tarefa de ensinar .O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Vygotsky, Antunes, Kishimoto e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância do lúdico na Educação Infantil, o uso das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, a prática significativa através do lúdico e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Nesse contexto, fica evidenciado que a presença do lúdico no âmbito escolar é uma das ferramentas fundamental que o educador (a) necessita intensificar na prática pedagógica. Portanto, pressupõe-se que o contexto apresentado poderá contribuir para o desenvolvimento da habilidade do (a) educador (a) no que se refere ao ato de aprender e ensinar.

Palavras – chave: Lúdico; Brincadeira significativa; Prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MARINHO, C. M. de L. S.; LIMA, Êcione F. de. CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE. Revista do CERES, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 103, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15094. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos