Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Idiomas aceitos para submissão/publicação :

Português

Inglês

Espanhol

Tipos de trabalhos aceitos para publicação: 

Artigos Completos - Original e Revisão

Ensaio

Relatos de Experiência

Resenhas de Recursos Didático-Pedagógicos

Padrão de normalização adotado: 

Vancouver

Periodicidade: 

Anual

Adoção de fluxo contínuo: 

Sim

Critérios para autores: 

  1. A revista não aceita material editorial com objetivos comerciais.
  2. Conflito de interesses: devem ser mencionadas as situações que podem influenciar de forma inadequada o desenvolvimento ou as conclusões do trabalho. Entre essas situações, inclui-se a participação societária em empresas produtoras das drogas ou equipamentos citados ou utilizados no trabalho, assim como em concorrentes da mesma. São também consideradas fontes de conflito os auxílios recebidos, as relações de subordinação no trabalho, consultorias etc.
  3. No texto, caso se aplique, devem ser mencionadas a submissão e a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme as diretrizes vigentes da CONEP.
  4. O número de autores de cada manuscrito é limitado a sete. Trabalhos de autoria coletiva (institucionais) devem ter os responsáveis especificados. Trabalhos e estudos multicêntricos podem ter número de autores compatível com o número de centros (cada situação é avaliada pelo corpo editorial e pelos revisores). O conceito de coautoria é baseado na contribuição substancial de cada um, seja para a concepção e planejamento do trabalho, análise e interpretação dos dados, ou para a redação ou revisão crítica do texto. A inclusão de nomes cuja contribuição não se enquadre nos critérios citados não é justificável. Todos os autores devem aprovar a versão final a ser publicada.
  5. Os trabalhos que estão de acordo com as Instruções aos Autores, se enquadram na política editorial da revista e sejam julgados conforme pelos editores da revista, são enviados para análise de revisores indicados pelos editores.
  6. A Revista Brasileira de Ensino-Aprendizagem em Nutrição adota o sistema de avaliação duplo-cega por pares. Os artigos serão enviados a no mínimo dois revisores com experiência relacionada ao tema do artigo, selecionados pelos editores, a partir dos dados disponíveis na plataforma Lattes. A atuação dos revisores deverá ser pautada nas Recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) e da Declaration on Research Assessment (DORA), 
  7. Os trabalhos deverão ser enviados para a Editoria da Revista através de seu endereço eletrônico, juntamente com uma carta ao editor, autorizando sua publicação, com endereço completo do(s) autor(es) para correspondência e carta contendo: descrição do tipo de trabalho; declaração de que o trabalho é inédito e está sendo submetido à publicação apenas na Revista Brasileira de Ensino-Aprendizagem em Nutrição; termo atestando concordância com as normas editoriais, o processo de revisão e com a cessão de direitos autorais.
  8. Limitar o número de tabelas e figuras ao necessário para o entendimento do que está sendo apresentado, evitando repetições de informações.
  9. A revista se reserva o direito de recusar um artigo caso a qualidade das imagens comprometa a publicação do mesmo.

TIPOS DE TRABALHOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO

Artigos Originais - Apresentam resultados inéditos de pesquisa, constituindo trabalhos completos que contêm toda a informação relevante para o leitor que deseja repetir o trabalho do autor ou avaliar seus resultados e conclusões; os artigos podem conter de 1500 até 3.000 palavras, excluindo-se tabelas, figuras e referências. A estrutura formal observada deve apresentar os seguintes tópicos: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências.Opcionalmente, é possível apresentar as sessões de Resultados e Discussão em um único tópico.

Revisões Sistemáticas/Atualizações - Os artigos de revisão são trabalhos que contêm uma avaliação sistematizada da literatura científica, de modo a conter uma análise crítica e comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa. Devem conter até 3.500 palavras, excluindo-se tabelas, figuras e referências. Scoping Reviews e Metanálises se incluem nesta categoria. A estrutura formal observada deve apresentar os seguintes tópicos: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências.

Relatos de Experiência - Trabalhos contendo relatos de experiências interessantes e originais, na área temática da revista, particularmente experiências pedagógicas. Deverão apresentar: introdução, descrição da experiência (explicitando e contextualizando sua relevância e/ou originalidade), discussão, conclusão e a bibliografia consultada sobre o tema. Podem conter de 1.500 a 2000 palavras, excluindo-se tabelas, figuras e referências. Na descrição da experiência deve ser apresentado um delineamento metodológico que permita a reprodutibilidade e/ou adequada compreensão das intervenções ou procedimentos relatados.

Resenhas de Recursos Didático-Pedagógicos - Resenhas breves sobre livros, filmes, softwares ou outros recursos didático-pedagógicos de interesse para a área do ensino em Nutrição. O texto deve incluir uma breve descrição do recurso seguida de um conjunto de comentários críticos que forneçam uma visão geral do material e de sua aplicação no ensino em Nutrição. Não devem ultrapassar 1200 palavras, excluindo-se tabelas, figuras e referências.

Ensaios - Comentários críticos e aprofundados, preparados por profissionais com notória experiência sobre um determinado assunto ou área de conhecimento, de modo a possibilitar a reflexão e discussão de assunto que gere questionamentos e hipóteses para futuras pesquisas. Podem estar relacionados ou não a um determinado artigo publicado naquele número. Devem conter no máximo 1500 palavras,  excluindo-se tabelas, figuras e referências. Não precisam seguir a estrutura canônica dos artigos originais, mas devem apresentar delineamento metodológico e referencial teórico que nortearam o desenvolvimento do trabalho.

Suplementos ou Dossiês Temáticos - Seção destinada à publicação de 3 a 6 artigos, coordenados entre si, de diferentes autores, e versando sobre tema de interesse atual, ou ainda à publicação de trabalhos e resumos apresentados em eventos na área temática da revista, mediante aprovação de proposta enviada ao corpo editorial

PREPARO DO MANUSCRITO

Apresentação do texto

  1. Os manuscritos deverão ser preparados em tamanho de folha A4, com formatação de margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm. Usar espaço 1,5 entre linhas, com fonte Arial 11. O arquivo deverá ser gravado em editor de texto similar ou superior à versão 97-2003 do Word (Microsoft Office). Numerar todas as páginas iniciando pela página de rosto (que deverá apresentar o número 1).
  2. O texto deverá contemplar o número de palavras de acordo com a categoria do artigo.
  3. Abreviaturas e siglas devem ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez no texto. Nas legendas das tabelas e figuras, devem ser acompanhadas de seu nome por extenso. As abreviaturas e siglas não devem ser usadas no título dos artigos e nem no resumo.

Página de rosto

  1. a) título completo - deve ser conciso, evitando excesso de palavras e redundâncias;
  2. b) nome de todos os autores por extenso, indicando a filiação institucional de cada um. Será aceita uma única titulação e filiação por autor. O(s) autor(es) deverá(ão), portanto, escolher, entre suas titulações e filiações institucionais, aquela que julgar(em) a mais importante.
  3. c) Todos os dados da titulação e da filiação deverão ser apresentados por extenso, sem siglas.
  4. d) Indicação dos endereços completos de todas as universidades às quais estão vinculados os autores;
  5. e) Indicação de endereço para correspondência com o autor para a tramitação do original, incluindo fax, telefone e email;

Observação: esta deverá ser a única parte do texto com a identificação dos autores.

Resumo: O resumo do trabalho deve aparecer na segunda página. Para os artigos originais, redigir um resumo estruturado da seguinte maneira: objetivo, métodos, resultados e conclusões (mas sem separação do texto), totalizando de 150 a 250 palavras. O resumo deve conter as informações relevantes, permitindo que o leitor tenha uma ideia geral do trabalho. Quando existente, é necessário incluir descrição resumida de todos os métodos empregados. Expor os resultados numéricos mais relevantes, não apenas indicação de significância estatística. As conclusões devem ser baseadas nos resultados do trabalho e não da literatura. Evitar o uso de abreviações e símbolos. Não citar referências bibliográficas no resumo.

Na mesma página do resumo, citar entre 3 e 6 termos de indexação (palavras ou expressões chave). Devem ser baseadas nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) publicado pela Bireme, ou MESH Terms publicado pela PubMed, ou Thesaurus da área de Educação BRASED para a língua portuguesa e Thesaurus da UNESCO para língua estrangeira.

Em outra página, deverá vir a versão em inglês do texto do resumo, acompanhado da versão em língua estrangeira das palavras ou expressões chave (keywords). Os artigos submetidos em inglês deverão vir acompanhados de resumo em português, além do abstract em inglês.

Introdução: Repetir, na primeira página da introdução, o título completo em português. Nessa seção, mostre a situação atual dos conhecimentos sobre o tópico em estudo, divergências e lacunas que possam eventualmente justificar o desenvolvimento do trabalho, mas sem revisão extensa da literatura.

Métodos: Deve conter descrição clara e sucinta do método empregado, acompanhada da correspondente citação bibliográfica, incluindo: procedimentos adotados; universo e população/amostra; instrumentos e/ou métodos utilizados, se aplicável com informações sobre sua validade; descrição de tratamento estatístico quando utilizado.

Resultados: Apresentar os resultados em sequência lógica de texto, tabelas e figuras. Expor os resultados relevantes para o objetivo do trabalho. Não repetir no texto desta seção todos os dados das tabelas e figuras, mas descrever e enfatizar os mais importantes, sem interpretação dos mesmos.

As tabelas e/ou figuras, devem ser elaboradas de forma a serem auto-explicativas e com análise estatística.

Tabelas, quadros e figuras devem ser  numerados, consecutiva e independentemente, com algarismos arábicos, de acordo com a ordem de menção dos dados, e devem vir inseridos no documento, próximos ao trecho a que se referem. A cada um se deve atribuir um título breve.

O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela qualidade das figuras (desenhos, ilustrações, tabelas, quadros e gráficos), que deverão ser elaboradas com resolução mínima de 300 dpi.

As tabelas terão as bordas laterais abertas. No rodapé da tabela, deve constar legenda para abreviaturas e testes estatísticos utilizados. A legenda deve conter informações que permitam ao leitor entender o conteúdo das tabelas e figuras, mesmo sem a leitura do texto do trabalho. As linhas horizontais devem ser simples e limitadas a duas no topo e uma no final da tabela. Não empregar linhas verticais.

Caso existam figuras já publicadas anteriormente, as mesmas deverão vir acompanhadas de autorização por escrito do autor/editor e constando a fonte na legenda da ilustração.

Discussão: Explorar, adequada e objetivamente as informações novas obtidas na investigação. Não repetir dados e informações já mencionadas nas seções “introdução” e “resultados”. Comparar e relacionar as suas observações com as de outros autores, comentando e explicando as diferenças. Explicar as implicações dos achados, suas limitações e fazer as recomendações decorrentes.

Conclusão: Apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicar formas de continuidade do estudo. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção.

Agradecimentos (Opcional): Em parágrafo não superior a três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho, mas cuja contribuição não justifica coautoria, ou para aquelas que tenham dado apoio material.

Anexos: deverão ser incluídos apenas quando imprescindíveis à compreensão do texto. Caberá aos editores julgar a necessidade de sua publicação.

Referências: O número de referências bibliográficas deve ser de aproximadamente 30, exceto no caso de artigos de revisão, que podem apresentar em torno de 50. Os autores são responsáveis pela exatidão dos dados constantes das referências bibliográficas.

As referências devem ser numeradas consecutivamente, seguindo a ordem em que foram mencionadas pela primeira vez no texto, conforme o estilo Vancouver

Política de ética:

Declaração de ética e boas práticas de publicação

A Revista Brasileira de Ensino-Aprendizagem em Nutrição declara:

  • Atuar visando a manutenção da ética e de boas práticas de publicação, em consonância com os  princípios recomendados pelo Committee on Publication Ethics (COPE) e pela Declaration on Research Assessment (DORA), fomentando esta conduta entre seus autores (as), editores (as) e membros do Conselho Editorial;
  • Todas as questões éticas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos são de responsabilidade única dos autores, devendo respeitar as normas vigentes definidas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP);
  • Nos casos em que o (a) autor (a) identifique erros ou imprecisões no próprio trabalho publicado, é sua obrigação informar imediatamente ao conselho editorial da revista e cooperar para a devida correção dos problemas encontrados no artigo;
  • Na avaliação dos manuscritos, o Conselho Editorial e avaliadores(as) devem respeitar o Princípio da impessoalidade e da Transparência. É expressamente proibida qualquer discriminação de raça, gênero, classe, nacionalidade, crença religiosa ou ideológica que interfira no processo de avaliação dos manuscritos; Assim como, os editores e avaliadores devem sinalizar a ocorrência de possiveis conflitos de interesses.
  • Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
  • Quaisquer desvios das regras mencionadas acima devem ser informados ao Conselho Editorial para resoluções rápidas.

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Artigos

Política padrão de seção

Relatos de Experiência

Trabalhos contendo relatos de experiências interessantes e originais, na área temática da revista, particularmente experiências pedagógicas. Deverão apresentar: introdução, descrição da experiência (explicitando e contextualizando sua relevância e/ou originalidade), discussão, conclusão e a bibliografia consultada sobre o tema. Podem conter de 1.500 a 2000 palavras, excluindo-se tabelas, figuras e referências. Na descrição da experiência deve ser apresentado um delineamento metodológico que permita a reprodutibilidade e/ou adequada compreensão das intervenções ou procedimentos relatados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.