TELEVISÃO EM CENÁRIO DE TRANSMIDIAÇÃO

A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE APRESENTADORES DA TV PESSOENSE NAS PÁGINAS DE PLATAFORMAS DIGITAIS

Autores

Palavras-chave:

Televisão, Transmidiação, Plataformas digitais, Ethos, Perfil de apresentadores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os perfis nas plataformas de redes sociais digitais contribuem para a construção do ethos dos apresentadores de televisão de João Pessoa e como eles podem se alinhar às estratégias de um modelo de produção transmídia empregado pelas emissoras. No estudo exploratório, foram observadas as páginas e formas de apresentação e descrição de 28 apresentadores. A análise identificou elementos que  evidenciam as atuações profissionais e conectam os sujeitos aos produtos em que atuam, além de traços e características pessoais. Revela-se uma convergência entre as imagens públicas e privadas dos apresentadores de televisão de João Pessoa, o que pode contribuir para fortalecer o engajamento do público com as produções.

Biografia do Autor

Rodrigo Martins Aragão, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2019) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2012). Integra o TATO - Laboratório de
pesquisa em imagens, corpos e afecções. E-mail: rodrigo.martins@academico.ufpb.br

Thayanne Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: thayanne.tavares@academico.ufpb.br.

Downloads

Publicado

28-12-2024

Como Citar

Martins Aragão, R. ., & Tavares, T. (2024). TELEVISÃO EM CENÁRIO DE TRANSMIDIAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE APRESENTADORES DA TV PESSOENSE NAS PÁGINAS DE PLATAFORMAS DIGITAIS. Revista Brasileira De Estudos Da Mídia, 2(2), 77–93. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/37142