A AÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DE PARELHAS E JARDIM DO SERIDÓ-RN

Autores

  • Nataly Inêz Fernades dos Santos
  • Tereza Raquel da Silva Dantas

Resumo

O objetivo deste trabalho é conhecer e analisar a dinâmica do funcionamento dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Parelhas e Jardim do Seridó. A iniciativa corresponde a um propósito mais amplo que é o de nos aproximar, ainda mais, da verdadeira dimensão da situação das crianças e adolescentes, na região do Seridó. São jovens em geral envolvidos em situação de risco, de vulnerabilidade social e em “conflito com a lei” pela prática de atos infracionais. Nessa perspectiva, esperamos fortalecer a nossa compreensão sobre o desenvolvimento e execução das políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, na região. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva (ANDRADE, 1995), junto aos conselheiros e outros representantes do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD), conforme define o ECA. Sabe-se que os conselhos municipais são o locus institucional privilegiado de participação da sociedade na formulação e no controle das políticas públicas para as crianças e adolescentes. Conforme GOHN (2001), os conselhos são vistos como agentes de inovação nas políticas públicas e, assim, ao realizarem a mediação sociedade civil organizada/organismos governamentais, constroem uma nova esfera pública de poder e controle social. Dessa forma, representam forças sociais organizadas, contribuindo para o fortalecimento de novos sujeitos políticos. Portanto, a partir deste estudo espera-se poder contribuir para a consolidação dos conselhos como espaços legítimos de participação e envolvimento da comunidade, nesse campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-06-2015

Como Citar

SANTOS, N. I. F. dos; DANTAS, T. R. da S. A AÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DE PARELHAS E JARDIM DO SERIDÓ-RN. Revista do CERES, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15074. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos