AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL

Autores

  • Eciône Félix de Lima
  • Yzynya Resende Silva Machado

Resumo

O presente artigo é resultado de uma proposta de trabalho pautada na reflexão sobre a importância de contos de fadas no processo de aquisição de leitura e escrita, desenvolvida em turma do Estágio IV do Ensino de Educação Infantil, numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN. O objetivo deste estudo foi desenvolver na criança o interesse pela leitura e reescrever histórias mesmo ainda sem saber ler e escrever convencionalmente; além de aprimorar as habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos referentes ao assunto abordado. Como embasamento, baseou-se nas concepções de autores como, Ferreiro, Teberosky, Soares e outros teóricos que contribuíram para a construção do saber. O referido documento traz uma descrição acerca da experiência e prática educativa vivenciada com o propósito de relacionar teoria à realidade estudada. Para melhor entendimento, por parte do leitor, este trabalho foi estruturado em três partes: Na primeira, apresentam-se reflexões acerca da relevância dos contos de fadas aliadas a transmissão de conhecimentos e valores humanos; Na segunda, abordam-se o processo de leitura e escrita através dos contos de fadas; Na terceira, relatam-se a soma das vivências, atividades realizadas e contribuições sobre a aprendizagem das crianças e se conclui com as considerações significativas internalizadas durante a concretização desse estudo. Portanto, pressupõe- se que toda criança encontra nos contos de fadas um prazer para sua vida interior e para a compreensão do mundo, o que os tornam um campo de investigação para o professor e um recurso importante para o desenvolvimento cognitivo, a linguagem oral e escrita por possibilitar a análise crítica da realidade ao qual a criança está inserida.

Palavras – chave: Contos de fadas; Leitura e escrita; Prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LIMA, E. F. de; MACHADO, Y. R. S. AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL. Revista do CERES, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 92, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15093. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos