CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA SANTIDADE FRANCISCANA NO INÍCIO DO SÉCULO XIII

Autores

  • Victor Mariano Camacho

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações acerca do estudo comparativo sobre a santidade na Ordem dos Frades Menores na primeira metade do século XIII. A partir da análise das primeiras hagiografias produzidas no âmbito da mesma ordem. Para este estudo, delimitamos os casos específicos de Francisco de Assis, fundador do movimento franciscano, e Antônio de Pádua, frade de origem ibérica contemporâneo do primeiro santo em questão, que ingressa no movimento franciscano por volta do ano 1216. Para o desenvolvimento deste trabalho, discutimos a respeito da santidade na Idade Média Central, além do contexto da Ordem dos Frades Menores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Mariano Camacho

Mestrando do Programa de Pós-graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Programa de Estudos Medievais. Bolsista CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal em nível superior)

Downloads

Publicado

02-05-2014

Como Citar

CAMACHO, V. M. CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA SANTIDADE FRANCISCANA NO INÍCIO DO SÉCULO XIII. Revista Alétheia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 23–39, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/aletheia/article/view/6148. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos