SOCIEDADE E MITO NA TRAGÉDIA GREGA

Autores

  • Andreza Caetano

Resumo

RESUMO: Este artigo busca um panorama acerca do mito e da sociedade grega e como estes dois pontos se relacionam com a tragédia. Pretendemos explicitar a relação existente entre sociedade, mito e tragédia, bem como aclarar o modo como os tragediógrafos manipularam o material mitológico anterior a eles a fim de abordar e estimular um posicionamento crítico da população diante dos problemas sociais e políticos nos quais estavam imersos.

Palavras-chave: Tragédia, Sociedade grega, Mitos, Mitologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Caetano

Andreza Sara Caetano de Avelar Moreira é estudante do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e atua na poética da tradução, estudos clássicos do Pós-Lit. Participou da criação como roteirista e tradutora da Ilíada de Homero: tradução em quadrinhos[1], pela editora RHJ (2012), juntamente com Tereza Virginia Ribeiro Barbosa, Paulo Corrêa e Piero Bagnariol. Também escreveu para o livro Pescando imagens com rede textual[2], editora Peirópolis (2013), organizado por Tereza Virginia Ribeiro Barbosa e Andreia Guerini, que trata a teoria da retórica relacionada à construção dos quadrinhos. Atua na área de língua e literatura grega, tradução, retórica e imagem. [1]  Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro; Caetano, Andreza; Corrêa, Paulo. Ilíada de Homero: tradução em quadrinhos. Editora: Rhj. Belo Horizonte, 2012.   [2] Guerini, Andreia; Barbosa, Tereza Virgínia Ribeiro. Pescando imagens com rede textual: HQ como tradução. Editora Peirópolis. 2013.

Downloads

Publicado

02-05-2014

Como Citar

CAETANO, A. SOCIEDADE E MITO NA TRAGÉDIA GREGA. Revista Alétheia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 12–22, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/aletheia/article/view/6198. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos