A TIRANIA CIPSÉLIDA E A PROMOÇÃO DE CULTOS POPULARES EM CORINTO ARCAICA

Autores

  • Mariana Virgolino

Resumo

Em meados do século VII a.C a pólis de Corinto vê o regime aristocrático controlado pelo génos Baquiade dar lugar à tirania de Cipselos e, após essa, a de seu filho, Periandros. Durante a permanência dos Cipsélidas no poder Corinto passou por diversas transformações: obras públicas foram estimuladas e o panteão da pólis foi modificado. Neste artigo abordaremos as mudanças realizadas pela tirania na religião coríntia, especialmente com a promoção de cultos de apelo aos menos abastados, como o de Deméter e Koré e Dionisos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Virgolino

Doutoranda em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre, Bacharel e Licenciada em História pela mesma instituição. Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2010). Possui experiência na área de História Antiga, trabalhando com os seguintes temas: Grécia Arcaica e Clássica, Religião Grega, História das Mulheres, Santuários, Urbanismo e Tiranias. Seus interesses de pesquisa abrangem: História das Religiões, História do Direito, Teoria da História, Antropologia das Sociedades Antigas, Arqueologia e Estudos de Gênero.

Downloads

Publicado

12-02-2015

Como Citar

VIRGOLINO, M. A TIRANIA CIPSÉLIDA E A PROMOÇÃO DE CULTOS POPULARES EM CORINTO ARCAICA. Revista Alétheia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 126–135, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/aletheia/article/view/6639. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos