Uma cidade e uma literatura em formação: o romance A Afilhada e a Fortaleza do final o século XIX

Autores

  • Tiago Coutinho Parente

Palavras-chave:

Oliveira Paiva, Fortaleza, Naturalismo, Cidade Letrada

Resumo

Análise da forma como o espaço urbano da cidade de Fortaleza foi construído no texto do livro A Afilhada, de Oliveira Paiva, em 1889, nos rodapés do jornal Libertador. Com a influência do naturalismo, ele acreditava ser a escola literária capaz de acabar com o provincianismo brasileiro. Consciente da necessidade de captar e criar a realidade, o romancista tenta demonstrar, em sua escrita, as transformações urbanas pelas quais Fortaleza passava. Ele descreve os hábitos citadinos existentes e demonstra, a partir da trajetória de vida de duas personagens femininas, duas realidades distintas na cidade. Políticos, intelectuais e uma elite esclarecida sonham com progresso; mas entre suas ruelas e becos, há miseráveis que náo acompanham o projeto de crescimento. O romance em questáo é umas das primeiras narrativas que tentam (d)escrever a cidade de Fortaleza no final do século XIX.

 

Tiago Coutinho PARENTE é mestre em sociologia e professor assistente do curso de Comunicaçáo Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri.

e-mail: tiagocoutinho@cariri.ufc.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-11-2011

Como Citar

PARENTE, T. C. Uma cidade e uma literatura em formação: o romance A Afilhada e a Fortaleza do final o século XIX. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 90–103, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/imburana/article/view/1266. Acesso em: 15 jan. 2025.