DESCALÇA-TE, A TERRA É SAGRADA: a hermenêutica de Luís da Câmara Cascudo na História bíblica do Êxodo 3:5.

  • Erielton Souza Martins Mestrando em Ciências da Religião - PUC-Minas
Palavras-chave: Hermenêutica, Lugar Sagrado, Moisés

Resumo

Este artigo, cujo título é “Descalça-te, a terra é sagrada: a hermenêutica de Luís da Câmara Cascudo na história bíblica do Êxodo 3:5”, relata sobre o gesto simples de Moisés ao retirar as sandálias para adentrar num lugar sagrado, sinal este que perdura em algumas culturas há milênios. A interpretação feita por Cascudo é proveniente da experiência acumulada em anos de estudos promovendo um caminho entre as linhas literárias e religiosas, históricas e geográficas, sociológicas e antropológicas que corroboram com a antologia cultural brasileira, inculcando questionamentos no episódio e desenvolvendo uma compreensão do sentido de retirar as sandálias em lugares sagrados e ambientes diversos. A sua análise vai ao encontro do acontecimento do Monte Horebe, passando pelas estórias da humanidade, realizando uma interpretação reveladora de vários aspectos religiosos (bíblicos) na cultura plural do Brasil. O objetivo central desta pesquisa é o de verificar a leitura do Êxodo 3,5 feita por Câmara Cascudo, descrevendo o significado presente na simbologia dos pés descalços em diferentes tradições religiosas, discutindo como o autor utilizou da exegese bíblica para apontar o porquê de tantos caminhos e interpretações ao redor de um gesto tão notável. Para o desenvolvimento da pesquisa foram feitas revisões bibliográficas tendo como fontes livros, teses e publicações. Os métodos utilizados foram o histórico e o comparativo, buscando compreender a origem dessa simbologia no passado e o seu uso na contemporaneidade. No entanto se faz necessário novas pesquisas para poder ampliar o conhecimento da questão abordada de modo a gerar um processo de simbiose entre o mundo acadêmico e o universo religioso, conforme ocorre nas Ciências da Religião.

Erielton Souza Martins é mestrando em Ciências da Religião (PUC-Minas); Especialista em Ciências da Religião (AVM-Facudade Integrada); Licenciado em Geografia (UNEB).


Artigo submetido para avaliação em 25/03/2016; publicado em 10/08/2016

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erielton Souza Martins, Mestrando em Ciências da Religião - PUC-Minas

Mestrando em Ciências da Religião - PUC-Minas

Especialista em Ciências da Religião - AVM-Faculdade Integrada

Licenciatura em Geografia - UNEB

Publicado
10-08-2016
Como Citar
MARTINS, E. S. DESCALÇA-TE, A TERRA É SAGRADA: a hermenêutica de Luís da Câmara Cascudo na História bíblica do Êxodo 3:5. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses, v. 7, n. 13, p. 10-17, 10 ago. 2016.