Comparison between surgical trauma and albumin concentration in the postoperative period
DOI:
https://doi.org/10.20398/jscr.v2i1.1423Keywords:
Serum albumin, Surgery, Trauma, Proteins, PostoperativeAbstract
Objetivo: O trauma cirúrgico pode provocar alterações sistêmicas, incluindo mudanças na síntese protéica hepática. Assim, é importante ressaltar a influência desse fenômeno sobre a concentraçáo sérica de albumina. Para avaliar o efeito do trauma cirúrgico na concentraçáo sérica de albumina, durante o período pós-operatório imediato. Método: O estudo foi conduzido em 200 pacientes adultos escolhidos aleatoriamente submetidos a cirurgias eletivas de grande porte (Grupo 1) e cirurgias de médio porte (Grupo 2), identificadas de acordo com sexo, idade e cor da pele. Amostras de sangue para determinaçáo da concentraçáo de albumina sérica foram obtidas no dia anterior e após o procedimento cirúrgico. Resultados: Houve uma reduçáo da albumina sérica tanto no Grupo 1 (p <0,0001) quanto no Grupo 2 (p <0,0001), sem diferença entre os sexos ou cor da pele de pacientes para cirurgias de grande porte. No entanto, as mulheres apresentaram uma menor reduçáo da albumina sérica do que os homens após as operações de médio porte. Além disso, a reduçáo de albumina foi menor nos pacientes de pele negra do que em faiodérmicos e menor nestes do que em pacientes de pele branca. Com relaçáo à faixa etária, uma maior reduçáo da albumina foi observada em ambos os grupos entre os pacientes com mais de 65 anos, seguidos pelos pacientes mais jovens (<45 anos) e, finalmente, por pacientes com idade entre 45 e 65 anos. Conclusáo: As intervenções cirúrgicas de médio e de grande portes provocaram uma reduçáo aguda na albuminemia, que foi mais intensa entre os homens, entre os idosos e entre os pacientes de pele branca.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2011
How to Cite
PETROIANU, A.; ALBERTI, L. R. Comparison between surgical trauma and albumin concentration in the postoperative period. JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 33–41, 2011. DOI: 10.20398/jscr.v2i1.1423. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/jscr/article/view/1423. Acesso em: 10 dec. 2024.
Issue
Section
ORIGINAL ARTICLE
License
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.