Análise de ferramentas utilizadas para avaliar o impacto da disfagia em qualidade de vida

Authors

  • Maria Paula Bezerra Maria Mônica Bezerra
  • Isadora Soares Lopes
  • Larissa M Silva
  • Henrique de Paula Bedaque
  • Lidiane M B M Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.20398/jscr.v12i2.25461

Keywords:

Disfagia orofaríngea; Qualidade de vida; Questionários;

Abstract

Introdução: Disfagia orofaríngea é um sintoma presente em diversas patologias, que sabidamente leva a um comprometimento na qualidade de vida. Algumas ferramentas, principalmente questionários auto aplicados, estão disponíveis para investigar qualidade de vida nos pacientes com disfagia. Entretanto, eles diferem em vários aspectos, como os domínios avaliados, número de itens, opções de resposta e sistemas de pontuação. A presente revisão sistemática tem como objetivo avaliar as ferramentas disponíveis para análise e quantificação objetiva do impacto na qualidade de vida de pacientes com desordens da deglutição, e quais estão devidamente validadas com esse propósito.

Metodologia: Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados MEDLINE (EBSCO), SciELO e PubMed, que incluiu os descritores: “deglutition disorders” AND “quality adjusted life years” OR “sickness impact profile” OR “indicators of quality of life”, englobando os artigos publicados nos últimos 10 anos. Os critérios de inclusão foram: 1) abordar disfagia orofaríngea em humanos; 2) correlacionar essa condição clínica com seu impacto na qualidade de vida; 3) avaliar qualidade de vida através de instrumentos objetivos. Em cada estudo, avaliou-se: O desenho, a população-alvo do instrumento desenvolvido, a validação dos questionários, a conclusão do estudo e a aplicabilidade real da ferramenta avaliada.

Resultados:  Um total de 335 artigos foram encontrados com essa estratégia de busca. Após exclusão dos duplicados, 310 evidências foram analisadas pelo título e resumo, e destas 295 foram excluídas imediatamente por não preencherem os critérios de inclusão. Quinze artigos foram lidos na íntegra, dos quais dez foram incluídos na análise qualitativa.

Conclusão: Diversas ferramentas são utilizadas para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com disfagia orofaríngea, mas a maioria não está devidamente validada, ou seu uso é sustentado por estudos de baixa qualidade metodológica. O SWAL-QOL é a ferramenta mais estudada, traduzida para mais línguas e cujas análises psicométricas mostraram melhores resultados, mas novos estudos vêm questionando a qualidade desse instrumento. Assim, reforçamos a importância de estudar objetivamente a correlação entre qualidade de vida de disfagia orofaríngea, mas reiteramos a necessidade de melhores estudos para desenvolvimento de ferramentas com melhor acurácia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

28-12-2021

How to Cite

BEZERRA, M. P. .; SOARES LOPES, I. .; M SILVA, L. .; DE PAULA BEDAQUE, H.; M B M FERREIRA, L. . Análise de ferramentas utilizadas para avaliar o impacto da disfagia em qualidade de vida. JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 115–126, 2021. DOI: 10.20398/jscr.v12i2.25461. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/jscr/article/view/25461. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

REVIEW