Barravento: dicotomias da cultura popular religiosa afrodescendente no cinema de Glauber Rocha

Autores

  • Soleni Biscouto Fressato
  • Jorge Nóvoa

Palavras-chave:

Cinema-história, Glauber Rocha, Religiosidade afrodescendente

Resumo

Partindo do pressuposto de que as produções fílmicas podem ser utilizadas como fontes para estudos histórico-sociológicos, pois nos filmes estáo expressas uma infinidade de aspectos culturais e relações sociais, a proposta do presente artigo é analisar como questões associadas à cultura popular afrodescendente, notadamente a religiosidade do candomblé, estáo presentes e sáo refletidas no filme Barravento (1962) de Glauber Rocha.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cinema-história; Glauber Rocha; Religiosidade afrodescendente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-12-2011

Como Citar

FRESSATO, Soleni Biscouto; NÓVOA, Jorge. Barravento: dicotomias da cultura popular religiosa afrodescendente no cinema de Glauber Rocha. Revista Porto, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 70–79, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/porto/article/view/1472. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos