Barravento: dicotomias da cultura popular religiosa afrodescendente no cinema de Glauber Rocha
Palavras-chave:
Cinema-história, Glauber Rocha, Religiosidade afrodescendenteResumo
Partindo do pressuposto de que as produções fílmicas podem ser utilizadas como fontes para estudos histórico-sociológicos, pois nos filmes estáo expressas uma infinidade de aspectos culturais e relações sociais, a proposta do presente artigo é analisar como questões associadas à cultura popular afrodescendente, notadamente a religiosidade do candomblé, estáo presentes e sáo refletidas no filme Barravento (1962) de Glauber Rocha.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema-história; Glauber Rocha; Religiosidade afrodescendente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-12-2011
Como Citar
FRESSATO, Soleni Biscouto; NÓVOA, Jorge. Barravento: dicotomias da cultura popular religiosa afrodescendente no cinema de Glauber Rocha. Revista Porto, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 70–79, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/porto/article/view/1472. Acesso em: 6 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos