Barravento: dicotomias da cultura popular religiosa afrodescendente no cinema de Glauber Rocha

  • Soleni Biscouto Fressato
  • Jorge Nóvoa
Palavras-chave: Cinema-história, Glauber Rocha, Religiosidade afrodescendente

Resumo

Partindo do pressuposto de que as produções fílmicas podem ser utilizadas como fontes para estudos histórico-sociológicos, pois nos filmes estáo expressas uma infinidade de aspectos culturais e relações sociais, a proposta do presente artigo é analisar como questões associadas à cultura popular afrodescendente, notadamente a religiosidade do candomblé, estáo presentes e sáo refletidas no filme Barravento (1962) de Glauber Rocha.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cinema-história; Glauber Rocha; Religiosidade afrodescendente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
06-12-2011
Como Citar
FRESSATO, S. B.; NÓVOA, J. Barravento: dicotomias da cultura popular religiosa afrodescendente no cinema de Glauber Rocha. Revista Porto, v. 1, n. 1, p. 70-79, 6 dez. 2011.
Seção
Artigos