Zona de confluxo: a investigação da historicidade do espaço por meio do exame da discussão do afastamento da História em relação à Geografia
Palavras-chave:
Teoria da História, História dos espaços, Geografia HistóricaResumo
Este artigo pretende discutir as condições de investigaçáo da historicidade dos espaços a partir das compreensões de Reinhart Koselleck e Immanuel Wallerstein sobre os sentidos do afastamento da História em relaçáo à Geografia no fim do século XIX. Por meio destas compreensões, entendemos ser possível colocar duas possibilidades de investigaçáo, a 'História das concepções dos espaços' e a 'História dos espaços'; entender a persistência de interesses recíprocos entre a História e a Geografia; e considerar a possibilidade de alargamento do campo da história, na direçáo da análise critica das políticas de espaço.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria e filosofia da História; História dos espaços; Geopolítica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-12-2011
Como Citar
PEIXOTO, R. A. Zona de confluxo: a investigação da historicidade do espaço por meio do exame da discussão do afastamento da História em relação à Geografia. Revista Porto, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 111–126, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/porto/article/view/1474. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos