Processos decisórios no âmbito da política externa do Brasil

Autores

  • Paulo Roberto de Almeida Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito - Centro Universitário de Brasília (Uniceub)

Palavras-chave:

Diplomacia. Processos decisórios. Itamaraty

Resumo

Análise do processo decisório aplicado aos temas de política internacional do Brasil, com foco nos atores, nos procedimentos e em algumas questões substantivas. Em perspectiva histórica, o processo decisório na diplomacia foi ganhando maior institucionalidade desde o império, e se profissionalizou satisfatoriamente no período de reformas republicanas, mesmo com alguma centralização e insulamento do Itamaraty em relação a insumos de outros atores eventualmente envolvidos na diplomacia. No período recente, com o advento do governo Lula, desenvolveu-se uma diplomacia partidária, o que representou uma ruptura em relação aos padrões institucionais e burocráticos da diplomacia profissional; diversas iniciativas serviram a objetivos políticos do Partido dos Trabalhadores, não necessariamente à diplomacia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-11-2012

Como Citar

ALMEIDA, P. R. de. Processos decisórios no âmbito da política externa do Brasil. Revista Porto, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 24–43, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/porto/article/view/2196. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos