Processos decisórios no âmbito da política externa do Brasil

  • Paulo Roberto de Almeida Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito - Centro Universitário de Brasília (Uniceub)
Palavras-chave: Diplomacia. Processos decisórios. Itamaraty

Resumo

Análise do processo decisório aplicado aos temas de política internacional do Brasil, com foco nos atores, nos procedimentos e em algumas questões substantivas. Em perspectiva histórica, o processo decisório na diplomacia foi ganhando maior institucionalidade desde o império, e se profissionalizou satisfatoriamente no período de reformas republicanas, mesmo com alguma centralização e insulamento do Itamaraty em relação a insumos de outros atores eventualmente envolvidos na diplomacia. No período recente, com o advento do governo Lula, desenvolveu-se uma diplomacia partidária, o que representou uma ruptura em relação aos padrões institucionais e burocráticos da diplomacia profissional; diversas iniciativas serviram a objetivos políticos do Partido dos Trabalhadores, não necessariamente à diplomacia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
09-11-2012
Como Citar
ALMEIDA, P. R. DE. Processos decisórios no âmbito da política externa do Brasil. Revista Porto, v. 1, n. 2, p. 24-43, 9 nov. 2012.
Seção
Artigos