O abastecimento de gêneros alimentí­cios na Capitania do Rio Grande do Norte: interesses, usos e abusos de poder da Câmara de Natal no século XVIII

Autores

  • Thiago Alves Dias
  • Paulo Cézar Possamai
  • Fátima Martins Lopes

Resumo

A administração das vilas e cidades durante o Brasil Colônia era realizada nas Casas da Câmara onde se reunia o Senado, cujos membros – Juiz ordinário, vereadores, procurador e escrivão – discutiam e decidiam as questões administrativas de sua jurisdição: do "útil ao bem comum" e o regimento da vida cotidiana nos espaços públicos e privados. Estas atividades eram assentadas em livros diversos, como os "Livros de Termos de Vereação do Senado de Câmara de Natal", na capitania do Rio Grande do Norte, que são compostos por manuscritos datados de 1674 a 1815. Através da leitura dos Termos de Vereação, este trabalho analisa os mecanismos usados pela administração colonial na Capitania do Rio Grande do Norte no tocante ao fornecimento de gêneros alimentí­cios de primeira necessidade, principalmente quando ocorriam momentos de escassez.

Palavras-chave: História colonial, capitania do Rio Grande do Norte, abastecimento de ví­veres

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-10-2009

Como Citar

DIAS, T. A.; POSSAMAI, P. C.; LOPES, F. M. O abastecimento de gêneros alimentí­cios na Capitania do Rio Grande do Norte: interesses, usos e abusos de poder da Câmara de Natal no século XVIII. Revista PublICa, [S. l.], v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/publica/article/view/110. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Humanas e Sociais