Avaliação da influência de algumas variáveis de processo no número de pratos teóricos de resina de troca aniônica usada na adsorção em leito expandido (ale)

Autores

  • Franklin Mastroiano Silva Pereira
  • Alex Sandro Santos Costa
  • Gorete Ribeiro de Macedo
  • Everaldo Silvino Dos Santos

Resumo

No presente trabalho utiliza-se a técnica de planejamento fatorial a fim de se avaliar a influência da altura do leito fixo (ALF), altura do pistão (AP), velocidade do fluido (VF) e pH do sistema tamponante (PH) no número de pratos teóricos (N) de uma resina de troca aniônica (Streamline® DEAE) usada para adsorção em leito expandido. Os resultados mostraram que a combinação entre os fatores ALF e VF, bem como sua combinação ALFxVF são os que mais influenciam na obtenção de um maior número de pratos.

Palavras-chave: Planejamento fatorial, adsorção em leito expandido, troca aniônica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-10-2009

Como Citar

SILVA PEREIRA, F. M.; COSTA, A. S. S.; DE MACEDO, G. R.; DOS SANTOS, E. S. Avaliação da influência de algumas variáveis de processo no número de pratos teóricos de resina de troca aniônica usada na adsorção em leito expandido (ale). Revista PublICa, [S. l.], v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/publica/article/view/112. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Exatas e Tecnológica