WILHELM REICH E A EDUCAí‡íƒO

Autores

  • Iracema Cerdán Galves
  • Odair Sass

Resumo

O presente trabalho apresenta o tema da educação anti-autoritária como uma possibilidade para a formação de indiví­duos conscientes de sua própria existência e de seu papel social. Como referência básica foi utilizada a teoria psicanalí­tica de Wilhelm Reich, que, apesar de sua importância, é pouco estudada na educação e menos ainda na formação de professores. Tal teoria toma como central a questão da neurose como uma doença social, considerando que a partir da educação seria possí­vel a revolução social. Alguns exemplos de experiências educacionais anti-autoritária na sociedade soviética socialista são mencionados a fim de explanar o tema e discutir os impedimentos de sua realização na sociedade.

Palavras-chave: educação, Wilhelm Reich, revolução social, revolução sexual

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Publicado

07-01-2010

Como Citar

GALVES, I. C.; SASS, O. WILHELM REICH E A EDUCAí‡íƒO. Revista PublICa, [S. l.], v. 5, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/publica/article/view/85. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Humanas e Sociais