A RUA DO OUVIDOR ENQUANTO TERRITÓRIO DO CARNAVAL PRODUZIDO PELAS GRANDES SOCIEDADES DO SÉCULO XIX.

Autores

  • Dimitri Andrey SCARINCI Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nilton ABRANCHES JÚNIOR Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n1ID11788

Palavras-chave:

Território, carnaval, Rua do Ouvidor, Rio de Janeiro.

Resumo

O presente trabalho trata da construção do território simbólico da Rua do Ouvidor, localizada na cidade do Rio de Janeiro, durante o período de carnaval no século XIX. Nessa época representava a principal centralidade da cidade, onde eram divulgadas as últimas inovações importadas da Europa. O objetivo geral do trabalho é compreender a construção de uma territorialidade sazonal, que se materializou no espaço da cidade do Rio de Janeiro nos dias de Carnaval. Parte-se do resgate das práticas das molhadelas comuns ao Entrudo, até chegar à constituição das Sociedades Carnavalescas, a partir do ano de 1855. Essas Sociedades se constituem em uma modificação no uso do espaço urbano da cidade, trazendo hábitos cunhados nos carnavais europeus como ideais de modernidade e civilidade que o jovem país independente procurava inserir no cotidiano da população da capital do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dimitri Andrey SCARINCI, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista voluntário do Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação (MEC), realizando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Apresenta interesse nos estudos sobre território, desenvolvimento territorial, produção do espaço urbano e cultura . Desenvolve pesquisa de iniciação científica voluntária tendo o objeto de estudo o Carnaval como a produção dos seus territórios, símbolos e expressões culturais através da Geografia

Nilton ABRANCHES JÚNIOR, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Geografia - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, tem pesquisado as relações sociedade e natureza, tentando entede-la a partir de uma ótica integracionista. Foi professor susbstituto na Uni versidade do Estado Rio de Janeiro, Universidade Federal da Paraíba, e foi professor substituto de metodologia da Geografia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Guarabira. Em sua trajetória profissional orientou trabalhos finais dos cursos de Graduação, assim como do curso de especialização latu sensu da UEPB, todos com ênfase em discussões acerca da sustentabilidade espacial. Foi também bolsista PRODOC do PPGG/UFRJ. atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia Humana, Coordenador de Graduação dos cursos de bacahrelado e licenciatura em Geografia, do Instituto de Geografia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (campus Maracanã). Coordenador da disciplina Geografia Agraria do Brasil, no curso de licenciatura em Geografia, na modalidade a distância, do Consórcio CECIERJ. Cotutor do Programa de Educação Tutorial PET/GEOGRAFIA.

Downloads

Publicado

28-08-2017

Como Citar

SCARINCI, D. A.; ABRANCHES JÚNIOR, N. A RUA DO OUVIDOR ENQUANTO TERRITÓRIO DO CARNAVAL PRODUZIDO PELAS GRANDES SOCIEDADES DO SÉCULO XIX. Sociedade e Território, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 164–182, 2017. DOI: 10.21680/2177-8396.2017v29n1ID11788. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/11788. Acesso em: 28 mar. 2024.